Saúde da pele

Por que aparecem sinais de carne na pele e como tirá-los

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 28 maio 2023
Por que aparecem sinais de carne na pele e como tirá-los

Os sinais de carne na pele ou verrugas, também conhecidos como acrocórdons, são pequenas protuberâncias que podem crescer na pele. Eles são muito comuns e geralmente inofensivos, de cor marrom e geralmente aparecem nas pálpebras, no pescoço e nas axilas, pois nessas áreas a pele forma dobras.

Embora essas protuberâncias não sejam consideradas um risco à saúde, muitas pessoas procuram removê-las da pele por motivos estéticos. Neste artigo do ONsalus, explicamos em detalhes por que surgem os sinais de pele na carne e como removê-los de forma eficaz e segura.

Índice

  1. O que são os sinais de carne na pele
  2. Por que aparecem os sinais de carne na pele
  3. Como tirar os sinais de carne na pele
  4. O que acontece se eu arrancar esses sinais de carne?

O que são os sinais de carne na pele

Os sinais de carne na pele são pequenos tumores benignos que crescem na superfície da pele, especialmente em locais onde há dobras, como pescoço, pálpebras e axilas. Geralmente são pequenos e macios e, portanto, móveis.

As verrugas desse tipo geralmente são indolores e inofensivas e podem crescer ligeiramente, mas de forma benigna. No entanto, você deve prestar atenção a qualquer mudança na forma, cor, tamanho ou relevo de um sinal de carne na pele e procurar um dermatologista para se certificar de que é seguro.

Geralmente, as pessoas, com estes sinais procuram alternativas para removê-los porque isso gera um desconforto estético, já que eles tendem a crescer em áreas muito visíveis do corpo.

Por que aparecem os sinais de carne na pele

Os os sinais de carne na pele geralmente aparecem devido a um desenvolvimento anormal e acelerado das células da pele, mas as causas não são totalmente claras. Existem alguns fatores que podem causar o aparecimento desses sinais, como

  • Distúrbios endócrinos: geralmente, as pessoas com diabete tipo 2 são mais propensas a ter essas pintas no corpo devido à produção excessiva de insulina, que desencadeia o crescimento excessivo das células da pele.
  • Obesidade: pessoas obesas ou com sobrepeso geralmente sofrem de irritação em certas partes do corpo, pois esfregam constantemente a pele contra a pele até que ela fique avermelhada. Como resultado, é comum observar o crescimento desses acrocórdons.
  • Atrito contínuo: as verrugas às vezes são causadas pelo atrito constante entre as dobras da pele, principalmente no pescoço, nas axilas, nas pálpebras e na virilha. Também são muito comuns em pessoas que usam muletas por longos períodos.
  • Histórico familiar: essas verrugas podem aparecer desde o nascimento se o pai ou a mãe as tiver em grande quantidade. Elas também podem se desenvolver mais tarde na vida.
  • Idade: geralmente aparecem naturalmente a partir dos 40 anos, tanto em homens quanto em mulheres. Também são muito comuns em adultos mais velhos.

Como tirar os sinais de carne na pele

Em princípio, os sinais de carne na pele não precisam ser removidos, pois são inofensivos e benignos. No entanto, eles são comumente removidos porque representam um problema estético ou porque são incômodos quando se roçam na roupa ou ficam presos nela. Entre os tratamentos médicos mais comumente usados e eficazes estão:

Laser

A remoção de pintas usando tratamentos a laser é bastante eficaz, simples e rápida, pois as remove camada por camada. O laser não deixa cicatrizes e as remove pela raiz, além disso, é indolor e não requer anestesia. Atualmente, é uma das tecnologias mais utilizadas e recomendadas pelos dermatologistas.

Crioterapia

A crioterapia é um dos métodos mais usados para remover os sinais de carne na pele. Ela se baseia na aplicação de uma pequena quantidade de nitrogênio líquido extremamente frio na verruga, usando um cotonete ou spray para congelá-la e, em seguida, separá-la da pele.

É um processo simples, ambulatorial e, após a remoção da lesão, permanece uma bolha que cicatriza naturalmente sem problemas.

Eletrocirurgia

Essa técnica também remove os acrocórdons por meio de um bisturi elétrico. Consiste em queimar as camadas superiores da pele, que estão conectadas ao talo da verruga, com anestesia local prévia. Esse tratamento causa desconforto e geralmente requer mais de uma sessão para remover completamente a verruga. Geralmente não deixa cicatrizes.

Cirurgia

A cirurgia é um método usado para remover os sinais de carne maiores usando um bisturi ou uma tesoura cirúrgica. Algumas pintas são cortadas e removidas completamente rentes à pele, enquanto outras podem se estender mais profundamente sob a pele e exigir cortes mais profundos para removê-los, exigindo, portanto, pontos.

O que acontece se eu arrancar esses sinais de carne?

O uso de cortadores de unha, facas, remédios caseiros, loções ou pastas para remover uma verruga pode causar sangramento, infecção e cicatrizes, portanto, você deve evitar tentar cortá-la ou removê-la sozinho em casa. Veja a seguir os principais riscos do manuseio desses tipos de lesões:

  • A remoção de uma lesão de pele por conta própria é um erro grave, pois você não sabe em detalhes que tipo de lesão é, se é uma verruga, benigna ou maligna, portanto, se você cortá-la às cegas, poderá espalhá-la para outras partes do corpo e gerar complicações. É sempre necessário fazer um diagnóstico preciso para saber exatamente qual é o tratamento adequado.
  • Outro risco de remover uma verruga em casa é a possibilidade de infecção, pois as condições assépticas dos instrumentos, o espaço, a preparação da pele e os cuidados pós-operatórios não são os mesmos que os estabelecidos por um especialista. Essa situação atrasará a cicatrização e aumentará a possibilidade de cicatrização anormal.
  • Com os métodos caseiros, é impossível remover as verrugas totalmente; sempre haverá um rastro delas, pois são deixadas nas camadas mais profundas da pele e, portanto, voltarão a crescer.

Agora que você já sabe o que são e como tirar os sinais de carne na pele, não perca este outro artigo sobre como saber se uma verruga está secando.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que aparecem sinais de carne na pele e como tirá-los, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Alcalá, B (Lunares ¿amigos o enemigos?. Disponível em: https://www.sabermas.umich.mx/archivo/articulos/398-numero-46/741-lunares-amigos-o-enemigos.html
  • Aron, D. (2020). Acrocordones Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es/hogar/trastornos-de-la-piel/crecimientos-cut%C3%A1neos-benignos/acrocordones
  • Cabanillas, M. y col. (2009). Acrocordones secundarios a fricción por muleta. Disponível em :https://www.actasdermo.org/es-acrocordones-secundarios-friccion-por-muleta-articulo-S0001731009700651
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que aparecem sinais de carne na pele e como tirá-los