Partilhar

Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos?

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. 11 outubro 2017
Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos?

A diminuição da altura com a idade é uma condição que se manifesta devido ao processo de envelhecimento natural do nosso corpo. Assim sendo, é possível que você chegue a perder 1 centímetro de altura a cada 10 anos a partir dos 40 anos. As pessoas idosas podem ver como este processo ocorre de forma mais rápida, especialmente em casos de doenças nos ossos ou nas articulações que podem gerar fraqueza nessas zonas. Se você gostaria de saber as causas da diminuição de altura com a idade, continue lendo porque no ONsalus explicamos tudo com detalhe: Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos?

Quanto posso de altura com a idade?

Com o passar dos anos, o nosso corpo perde massa óssea. A porcentagem perdida varia de acordo com a constituição de cada pessoa, com os hábitos de vida e com o gênero. Em média, se calcula que as mulheres perdem 30% da sua massa óssea, o que as faz mais propensas a sofrer de problemas como a osteoporose depois da menopausa. Isso traz como consequência que, a partir dos 40 anos, possam diminuir na totalidade 5 centímetros na sua altura.

Por outro lado, os homens podem perder 17% de massa óssea, o que se traduz em cerca de 3 centímetros, embora a diminuição de altura, no sexo masculino, possa começar antes do feminino.

Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos? - Quanto posso de altura com a idade?

Envelhecimento ósseo, articular e muscular

Com o passar dos anos, os nossos ossos vão perdendo massa óssea, os músculos perdem massa muscular e as articulações podem sofrer lesões que causar dores e desconforto, comprometendo assim o seu bem estar absoluto.

Todos estes processos claramente degenerativos estão entre as causas da redução da altura com a idade, porém, o seu impacto pode ser maior ou menor, dependendo do estilo de vida de cada pessoa.

As pessoas que fazem exercício, que levam uma vida ativa, que se alimentam corretamente e que mantêm um peso adequado, vão contar com ossos, músculos e articulações mais saudáveis em comparação com as pessoas sedentárias, obesas ou que não cuidam da sua dieta. Os hábitos saudáveis atrasam o envelhecimento das células e também dos ossos, músculos e articulações.

Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos? - Envelhecimento ósseo, articular e muscular

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que afeta a densidade dos ossos, fazendo com que eles fiquem mais frágeis do que o normal. Esta condição, mais comum em mulheres depois da menopausa, afeta também as nossas vértebras fazendo com que as mesmas se esmaguem, o que causa uma diminuição da altura.

Esta doença é silenciosa, pelo que podem passar anos sem que ela manifeste sintomas. No entanto, se você notar uma diminuição da altura relevante, deve realizar exames que ajudem a medir a densidade óssea e determinar se você sofre desta condição ou não.

As pessoas com mais risco de sofrer de osteoporose são:

  • Mulheres em idade de menopausa ou posterior a ela, especialmente com estatura magra e ossos finos.
  • Pessoas de raça caucasiana ou asiáticos têm maior incidência.
  • Idosos.
  • Pessoas que sofram de artrite reumatóide.
  • Casos de osteoporose na família.
  • Quem tem uma dieta pobre em cálcio.
  • Quem tem hábitos nocivos como fumar, beber em excesso ou levar uma vida sedentária.

Dica: Saiba mais sobre esta doença no artigo Osteoporose: tratamento, prevenção e sintomas.

Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos? - Osteoporose

Artrose ou Osteoartrite

A artrose, também conhecida como Osteoartrite, é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem dos ossos fazendo com que os mesmos se desgastem e inflamem. Isso vai fazer com que o atrito entre os ossos não seja suave e amortecido. Isso faz com que os ossos rocem uns nos outros causando dor e inflamação nas articulações.

Ao produzir degeneração e dores nas articulações, esta condição pode também implicar uma redução da altura que se encontra localizada em pontos delicados como a coluna vertebral. Os principais sintomas da osteoartrite são:

  • Dor na zona afetada, pode surgir devido a um esforço pontual embora seja mais frequente quando a doença está mais avançada.
  • Rigidez nas articulações.
  • Inflamação na articulação afetada.
  • Deformações, embora não se manifestem em todos os casos.

Se você sente um ou vários destes sintomas, recomendamos que visite um reumatólogo ou traumatólogo.

Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos? - Artrose ou Osteoartrite

Má postura corporal

Cuidar da nossa postura é muito importante! A dificuldade em manter as costas direitas para sentar ou caminhar adequadamente e a curvatura das mesmas pode acabar por afetar a estrutura óssea das costas, trazendo com isso uma diminuição de altura com a idade que também compromete a estatura dos ossos.

Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos? - Má postura corporal

Cuidados com a saúde dos ossos

A diminuição de altura com a idade, é um processo que não pode ser evitado, pelo simples fato de nossos ossos, músculos e articulações envelhecerem. No entanto, com alguns hábitos podemos impedir que o processo afete o nosso bem estar e provoque doenças degenerativas nos ossos ou articulações.

Algumas recomendações para manter ossos e articulações saudáveis com o passar dos anos são:

  • Fazer exercício de forma frequente. A atividade física melhora a densidade óssea e reduz a perda de massa muscular. Exercícios como caminhar, yoga, pilates, tai chi ou natação podem melhorar significativamente a saúde dos nossos ossos.
  • Ter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas que garantam a saúde do nosso corpo.
  • Consumir alimentos ricos em cálcio, como os peixes azuis (tal como a sardinha ou o salmão), mariscos, verduras, laticínios e seus derivados (com moderação e sempre livres de gorduras), cereais e alimentos enriquecidos com cálcio.
  • Incluir a vitamina D na dieta para garantir a absorção de cálcio. Ela está presente nos peixes azuis, ovos, mariscos e moluscos e óleos de peixe.
  • Evitar fumar e consumir álcool em excesso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos?

O que lhe pareceu o artigo?

Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos?
1 de 6
Por que diminuímos de tamanho quando envelhecemos?

Voltar ao topo da página