Partilhar

Ouvido pulsando, o que pode ser?

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 8 março 2018
Ouvido pulsando, o que pode ser?

Sentir pulsação no ouvido é sem dúvida uma condição incômoda, já que sentir um tipo de ruído no ouvido que não vem do exterior é muito desconfortável. Embora para você o batimento ou palpitação seja muito claro, nem sempre é fácil identificá-lo através de uma análise profissional. Além disso, a sensação deve ser associada a outras condições relacionadas com a circulação sanguínea, que podem ser as causas do problema.

Se você se está perguntado se pulsação no ouvido é normal, continue lendo este artigo do ONsalus onde explicamos em detalhe quais são as causas deste problema.

Também lhe pode interessar: Sensação de água no ouvido: o que pode ser

Causas da pulsação no ouvido

As principais causas de ouvido pulsando são:

  • Pressão arterial alta
  • Endurecimento das artérias
  • Problemas vasculares
  • Problemas auditivos
  • Infecção nos ouvidos
  • Tampão de cera no ouvido
  • Quadros de tensão e ansiedade

Tinido latejante ou zumbido latejante

Quando se fala de tinido ou zumbido é basicamente aquela sensação auditiva que você escuta no ouvido e que não vem do exterior mas sim do interior do ouvido. Mais concretamente, quando se trata de sentir pulsação no ouvido, esta condição é conhecida como tinido ou zumbido latejante.

Este incômodo pode surgir de forma esporádica e muito pontual, tendo a duração de apenas alguns segundos ou minutos e não é motivo de preocupação. No entanto, quando a sensação de pulsação no ouvido se converte em uma constante e você a sente com frequência, você deve consultar um otorrinolaringologista para descartar algum tipo de problema que esteja ligado ao ouvido. Logo, também um cardiologista porque este sintoma pode ter uma relação com vários problemas vasculares.

Tanto a veia jugular como a artéria carótida estão muito próximas do ouvido interno, razão pela qual a sensação de batimento no ouvido pode estar diretamente relacionada com alguns problemas circulatórios.

Zumbido latejante no ouvido: sintomas

Existem vários sinais que permitem detectar se você está padecendo desta condição. Alguns dos sintomas de zumbido latejante no ouvido são:

  • Sensação de batimentos cardíacos no ouvido que geralmente vão ao ritmo do batimento do coração;
  • Esta pulsação no ouvido pode ser notada após a realização de alguma atividade física, diminuindo quando você está em repouso. Em alguns casos eles se manifestam de forma constante;
  • Pode afetar tanto o ouvido direito como o esquerdo sendo que, em alguns casos, podem ocorrer em ambos os ouvidos.
Ouvido pulsando, o que pode ser? - Zumbido latejante no ouvido: sintomas

Ouvido pulsando: causas

As causas da pulsação no ouvido podem ser muito diversas, apontando a problemas próprios desta zona mas também a condições relacionadas com a circulação sanguínea e com a saúde cardíaca. Nestes casos é essencial agir a tempo.

As causas que podem estar na origem de sentir seu batimento cardíaco no ouvido são:

Pressão arterial alta

A pressão arterial é a força com que o sangue circula nas veias - quando a mesma é muito elevada pode originar sintomas como as palpitações no ouvido e dores de cabeça frequentes. Esta condição geralmente é silenciosa, no entanto, coloca em grande perigo a saúde cardíaca aumentando assim o risco de você padecer de uma doença do coração.

Se você é uma pessoa sedentária, tem uma dieta rica em gorduras e sal ou tem familiares diretos que são hipertensos, esta pode ser a causa do seu incômodo pelo que você necessita consultar um cardiologista.

Endurecimento das artérias

Esta condição, conhecida como aterosclerose, consiste no endurecimento e estreitamento das artérias devido a uma acumulação de gordura nas mesmas. Isso vai dificultar a circulação sanguínea e pode levar a graves doenças cardíacas como o infarto.

Ao dificultar a circulação sanguínea, é possível que a artéria obstruída origine sensação de batimentos cardíacos no ouvido pelo fato de a veia jugular e a carótida estarem muito próximas dessa zona. É recomendável que você faça uma avaliação cardíaca para descartar esta condição.

Problemas vasculares

Diversas condições relacionadas com o funcionamento vascular podem também ser responsáveis pelo latejar no ouvido. Se as veias que estão próximas do ouvido têm algum dano, é possível que você sinta estas perturbações auditivas.

Problemas auditivos

Os espasmos musculares presentes nos músculos próximos dos ossos do ouvido, ou inclusivamente problemas com os próprios ossos nesta zona, podem originar pulsação no ouvido. Desta forma, é importante que você consulte um otorrino para descartar inicialmente algum problema nessa zona.

Infecção nos ouvidos

Esta condição pode ser a causa de um zumbido latejante no ouvido pontual, no entanto para identificar a presença de uma infecção devem existir outros sintomas como dor no ouvido, sensação de calor na zona, perda de audição e, em alguns casos, supuração.

Tampão de cera no ouvido

A acumulação de cera no ouvido ou tampão podem provocar sensação de palpitação no ouvido de forma pontual. Esta condição vem acompanhada de outros sintomas como dor de ouvido, sensação de entupimento ou diminuição da capacidade auditiva.

Quadros de tensão e ansiedade

Quando as palpitações no ouvido não correspondem a nenhuma das causas anteriores, mas você tem a certeza que está escutando os batimentos do coração no ouvido, a resposta pode estar no estresse. Os quadros de ansiedade e de tensão podem originar este problema e nesse caso, o mais importante é tentar reduzir e controlar eficazmente os estresse para que você consiga obter um bem-estar geral.

Ouvido pulsando, o que pode ser? - Ouvido pulsando: causas

Ouvido pulsando, o que fazer?

Quando o tinido ou zumbido latejante ocorre de forma pontual e sem que esse se repita com frequência, pode ser atribuído a um simples espasmo muscular. No entanto, se esta condição se começa a manifestar frequentemente, você deve consultar inicialmente um otorrinolaringologista e caso os seus ouvidos estejam a funcionar corretamente, você deve consultar um cardiologista para descartar problemas relacionados com a circulação e a saúde das suas artérias.

Paralelamente, temos algumas recomendações que podem ajudar você a melhorar zumbido pulsatil, por isso sugerimos que você:

  • Reduza os alimentos ricos em gorduras presentes na sua dieta, pois podem interferir com a saúde do seu coração. Diminua os consumo de fritos, lanches, bolos, enchidos, carnes gordurosas, doces e bolachas;
  • Diminua a ingestão de sal na sua dieta, isto vai ajudar você a reduzir a pressão sanguínea. Além disso, elimine da sua rotina alimentos como os salgadinhos, sopas de pacote, os cubos de tempero e as refeições preparadas. No nosso artigo alimentos para baixar a pressão arterial damos para você algumas sugestões para você introduzir na sua dieta;
  • Proteja os seus ouvidos de ruídos fortes com o uso de tampões especiais, além disso, se você usa fones de ouvido ou auscultadores para ouvir música é importante que você o faça com uma intensidade de som adequada para não prejudicar a saúde auditiva;
  • Realize exercício físico com frequência e pratique atividades que permitam reduzir o estresse e a tensão.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ouvido pulsando, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Ouvido pulsando, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
23 comentários
A sua avaliação:
Rita
Tenho tontura constante ao fazer qualquer movimento com a cabeça, e também tenho zumbido e apito no ouvido do lado esquerdo e não consigo dormir do lado direito que fico tonta.
A uns 5 meses +_ tive uma crise de tontura muito forte era como se eu estivesse virando carambela mas muito rápido parecia muito real entrei em desespero me segurei na cama pra não sair rolando, Foi a pior sensação que já tive em toda a minha vida. Desde então tenho essa tontura ao movimentar a cabeça.
O que pode ser?

Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi Rita! Pode ser síndrome de Ménière, mas apenas um especialista pode fazer os exames adequados para dar um diagnóstico correto. Alterações no ouvido podem estar intimamente relacionadas com as tonturas ao abaixar a cabeça. A patologia mais frequente e conhecida é o síndrome de Ménière que provoca transtornos no equilíbrio e na audição.

Na doença de Ménière, os tubos internos do ouvido interno (também conhecidos como labirintos) são afetados. Eles se encontram junto ao nervo do crânio e se encarregam de interpretar a posição do corpo para que ele se mantenha estável sem perder o equilíbrio. Embora a causa exata do transtorno seja desconhecida, é indispensável consultar um especialista para que ele recomende o tratamento correto. Assim, será possível eliminar os sintomas desta doença que incluem a pressão auditiva, o zumbido sentido no ouvido afetado, a hipoacusia e as vertigens e tonturas.
A sua avaliação:
Edilene
Eu senti por +- uma semana os ouvindos pulsando, fui em um otorrinolaringologista, fiz exames e nada... uma semana depois, descobri que estava grávida, então, pra mim foi sintoma gravidez!
A sua avaliação:
PAPEL & CIA
eu estou com uma dor atras do ouvido
Joana Quintao de Lima
Boa noite. ..então eu sinto pulsação no ouvido esquerdo o tempo todo mis encomoda na ora de dormir as vezes parece que faz um barulho e um surdao na nuca como se estivesse meia deslocado da uma sensação que to fora do pino de centro meia que tonta mais não cinto dor
A sua avaliação:
Paula Carmo
Sinto os meus ouvidos pulsando de vez em quando fui ao medico mas esta tudo bem será que e por ter sinusite?
Cris silva
Sempre ouvi esses batimentos no ouvido, acredito que deste minha adolescência. Hj tenho 36 anos e ainda ouço. Porém não com frequência, mas só ouço qdo estou deitada. Mas recentemente ando sentindo alguns desconfortos auditivos. De vez em qdo aparece um zumbido do nada, as vzs dura segundos, outras dura o dia inteiro, e de vez em qdo sinto pontadinhas finas e sensação de coceira, como se estivesse entrando uma formiquinha no meu ouvido. Agora estou bem., mas uma semana atrás tive uma crise dessas. Chamo de crise pq de vez em qdo sinto esses desconfortos q chegam do nada e somem do nada tbm. Tenho colesterol e triglicerides alto mas as vzs acho q esses sintomas estão associados a ansiedade. Muito ruim viver com essas sensações no ouvido. Só sabe o qto é ruim quem convive... 😥
Tânia
Oi Cris, também sinto esses batimentos ao deitar. acredito que esteja ligado a ansiedade também. pois demais exames estão ok.
María José Ferreira Campos
Meu ouvido está fazendo jubido
Silvio
Comigo está acontecendo isso já faz três meses. Apareceu do nada, mas eu já estava apresentando perda auditiva nos exames de audiometria agora vou procurar o otorrinolaringologista para investigar realmente é um incômodo o dia todo e pela noite parece que piora não durmo direito pela noite.
Vera Lucia de Moraes
Sinto pulsação do coração no meu ouvido direito há uns 6 meses. Fiz muitos exames do ouvido e do coração , apenas do cardiológico que diz que tenho refluxo valval mitral . Nos demais nada. Tomo três remédios para pressão alta, Selozok 25 , Benicar anil 40,5 e Atenelol de 50, poderia um desses remédio a fazer isso? Meu cardiologista não conseguiu identificar o motivo e é muito ruim esse som no ouvido dia todo e mais na hora de dormir. Poderia me ajudar???
Rose
Por favor, me ajude.
Gostaria de saber o que fez para melhorar.
Obrigada!!!
Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi Rose! Você precisa ir no médico para identificar a causa do sintoma. Dependendo da causa, o tratamento será um ou outro. Rápidas melhoras!

Ouvido pulsando, o que pode ser?
1 de 3
Ouvido pulsando, o que pode ser?

Voltar ao topo da página