Partilhar

Ardência depois da relação: homem

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 15 junho 2018
Ardência depois da relação: homem

Tudo o que acomete o pênis e a saúde sexual do homem deve ser motivo de preocupação. As relações sexuais devem ser agradáveis e prazerosas e, se isso não está acontecendo, é necessário consultar um urologista para que ele diagnostique a causa do problema. Contudo, muitos homens sentem vergonha de compartilhar seus problemas íntimos com o especialista, o que pode piorar os sintomas e agravar o seu estado de saúde.

É por isso que, no ONsalus, queremos explicar as causas da ardência depois da relação no homem. Assim, você saberá quais são as diferentes condições que podem provocar esta sensação e a gravidade de cada uma, sem que isso seja um pretexto para não consultar um médico.

Também lhe pode interessar: Como se pega candidíase no homem?

Ardência após relação: fungos

Apesar de serem muito mais comuns em mulheres do que em homens, as infecções genitais também podem afetá-los. A cândida albicans é uma levadura presente na pele do pênis, na glande e no prepúcio que, ao crescer de forma desmesurada provoca vermelhidão, ardência na glande, coceira e prurido, podendo até provocar o aparecimento de espinhas.

Na maioria dos casos, os homens se contagiam depois de ter relações sexuais com uma mulher que sofre de infecção vaginal por fungos, embora existam outros fatores que podem provocar o aparecimento desta condição, como a diabetes, a obesidade ou o uso de produtos de higiene muito fortes.

Embora, na maioria dos casos, os sintomas da infecção por fungos se limitem à glande, a falta de tratamento adequado pode fazer com que cresça e se espalhe para o resto do pênis, afetando o prepúcio e a base. Os sintomas mais habituais de candidíase genital em homens são:

  • Pontinhos brancos e vermelhos na glande.
  • Vermelhidão no pênis.
  • Ardência e coceira na glande.
  • Secreções de cor branca.
  • Ardência no pênis após a relação.
  • Ardência ao urinar.
  • Pele seca e com gretas.

No seguinte artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre os fungos na glande peniana: tratamentos e sintomas.

Ardência depois da relação: homem - Ardência após relação: fungos

Dor na glande após relação: atrito

Se você nota ardência no pênis depois de ter relação, isso não significa que tenha contraído algum tipo de doença sexualmente transmissível. Na verdade, na maioria dos casos em que surge coceira e ardência na glande após a relação, sobretudo se ocorre de forma espontânea e não recorrente, a causa é a fricção ou atrito que se produz na pele da glande durante o coito.

Se você esteve muito tempo, se a penetração foi brusca ou se não havia lubrificação suficiente, a glande pode ficar irritada durante a fricção com as paredes vaginais. Esta ardência deve desaparecer passados 2 ou 3 dias, pelo que recomendamos que você interrompa as relações sexuais ou a masturbação. Se, passado esse tempo, os sintomas não desapareceram, consulte um urólogo para que ele faça os exames necessários.

Ardência depois da relação: homem - Dor na glande após relação: atrito

Ardência após relação no homem: Balanite irritativa

Quando falamos de balanite, nos referimos à inflamação da glande, o que faz com que todas as causas mencionadas até agora também entrem na categoria de balanite. Contudo, como a balanite é mais uma descrição física do que uma causa em si, não é válida para explicar o que está provocando a ardência da glande após a relação.

A balanite pode ser provocada por muitos fatores diferentes, desde fungos, como explicamos antes, até uma higiene deficiente. Contudo, a verdade é que a ardência e a coceira após o sexo podem ser um indicativo de que algo no coito está desencadeando o problema.

A balanite irritativa é a inflamação da glande provocada pelo uso de algum sabão, creme, perfume ou outro produto cujas substâncias irritam a glande, quer seja porque você é alérgico a elas ou porque tem pele sensível.

Nesse caso, é provável que algum lubrificante ou até mesmo o preservativo sejam o motivo da irritação, razão pela qual você deve experimentar preservativos sem látex ou lubrificantes à base de água para conferir se os sintomas desaparecem.

Ardência depois da relação: homem - Ardência após relação no homem: Balanite irritativa

Outras infecções que provocam ardência após a relação

Além dos fungos genitais, existem diferentes doenças de transmissão sexual que podem causar ardência no pênis após a relação sexual. As mais comuns são as seguintes:

  • Clamídia: embora muitas pessoas infectadas com clamídia não apresentem sintomas, algo que acontece tanto em homens como em mulheres, a ardência na glande é um dos seus principais sintomas, assim como as secreções e a dor ao urinar. No seguinte artigo, explicamos os sintomas e tratamentos da clamídia no homem.
  • Herpes genital: como todas as DST, esta doença se contagia através da penetração anal ou vaginal sem preservativo. Nesse caso, a ardência na glande é outro dos seus sintomas característicos, assim como o aparecimento de chagas dolorosas.
  • Infecção bacteriana: existem várias bactérias, como a que provoca a vaginose bacteriana, que podem contagiar o homem e provocar sintomas como a ardência na glande, sintomas que podem piorar se não forem tratados adequadamente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ardência depois da relação: homem, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Ardência depois da relação: homem

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Silvio
Vermelhidão na cabeça do penis com ardência
A sua avaliação:
pedro fili
Sinto ardor depois das relações, ou seja, ardor após a ejaculação. É normal arder depois da relação ou não?

Ardência depois da relação: homem
1 de 4
Ardência depois da relação: homem

Voltar ao topo da página