Problemas circulatórios

Por Que Uma Mão Fica Quente e a Outra Gelada?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 13 janeiro 2023
Por Que Uma Mão Fica Quente e a Outra Gelada?

Sentir uma mão mais fria que a outra é algo comum para algumas pessoas e, embora possa ser estranho, felizmente, não costuma ser indício de uma doença ou enfermidade que possa interferir na rotina diária.

Essa sensação pode ser incômoda para as pessoas que a sentem, porém, não é um problema que não possa ser resolvido após exame médico e um diagnóstico preciso da causa geradora.

Convidamos você a continuar lendo esse artigo do ONsalus para saber mais sobre por que uma mão fica quente e a outra gelada.

Também lhe pode interessar: Mãos roxas, o que pode ser?

Índice

  1. Aumento ou diminuição da temperatura corporal
  2. Hábitos
  3. Problemas de circulação
  4. Baixas temperaturas
  5. Falta de movimento
  6. Problemas de saúde

Aumento ou diminuição da temperatura corporal

O corpo sofre mudanças de temperatura por várias razões, seja por inflamação em outras partes do corpo ou por má circulação sanguínea.

Independentemente do motivo presente, quando a temperatura corporal local aumenta em um lado do corpo, uma das mãos pode ficar quente, enquanto a outra parece gelada, de tão fria.

Aqui explicamos por que podemos ter sudorese do nada.

Hábitos

Você já se perguntou o que faz com suas mãos? Para isso, é preciso avaliar, por exemplo, se você fica muito tempo na frente do computador, com que mão usa o mouse, etc., já que realizar algumas atividades com uma determinada mão pode gerar calor e produzir um ligeiro aumento de temperatura, fazendo com que a outra mão pareça mais gelada.

Isso ocorre porque, evolutivamente, a pele tem tendência a absorver o calor. Assim, se ela ficar em contato com algo mais quente, pode fazer você sentir que sua mão está produzindo calor por si própria e, por outro lado, a outra mão está muito fria sem que você perceba.

Problemas de circulação

Frequentemente, a má circulação sanguínea pode causar uma queda repentina de temperatura na área que não recebe fluxo sanguíneo suficiente. Para confirmar que isso está acontecendo, basta pressionar a ponta de um dos dedos, evitando que o sangue chegue até lá. Subitamente, é possível sentir a temperatura cair somente nessa área.

Quando os músculos se contraem para ajudar no fluxo de sangue por todo o corpo e isso não funciona como deveria, pode causar uma mudança de temperatura. Quando os músculos de uma mão das mãos são mais fracos, essa mão pode ficar mais gelada que a outra, que pode estar quente. Essa situação pode ser causada pela vasoconstrição que ocorre quando os músculos se contraem com força por um longo tempo, podendo interromper o fluxo sanguíneo em um lado do corpo.

Nesses casos, as pontas dos dedos podem ficar azuladas devido à falta de sangue oxigenado fluindo para elas.

Por Que Uma Mão Fica Quente e a Outra Gelada? - Problemas de circulação

Baixas temperaturas

Expor-se a baixas temperaturas e, por exemplo, deixar uma mão fora do bolso ou sem nenhuma proteção contra o frio, sem dúvidas, fará com que essa mão fique mais fria do que a outra.

Isso se deve ao fato de que o corpo direciona de forma automática o sangue ao centro mais importante do corpo para mantê-lo funcionando. Nessa lógica, as mãos e os pés não são tão necessários para a sobrevivência. Por isso, o fluxo sanguíneo para essas áreas pode ser diminuir à medida que o frio aumenta.

Falta de movimento

A falta de movimento pode fazer com que uma das mãos fique quente e a outra gelada, estando relacionado com a circulação sanguínea. Quando uma mão se move por um período e depois permanece imóvel, gera-se uma falta de circulação sanguínea no membro.

Se isso ocorrer na parte superior do corpo ou tronco, incluindo nas mãos, há a possibilidade de sentir uma mão gelada enquanto a outra está quente. O movimento irá evitar essa situação: atividades como caminhar ou mesmo mudar de posição, como ao levantar, ou mesmo mover os braços e membros evitarão que essa situação ocorra.

Problemas de saúde

Há doenças que não são muito comuns, como o fenômeno de Raynaud, que faz com que os vasos sanguíneos reajam exageradamente a estímulos como o frio ou o estresse, criando uma tensão que restringe o fluxo sanguíneo.

Os sintomas desta alteração nem sempre se fazem presentes. Além disso, os médicos ainda não têm certeza de sua causa. No entanto, sabe-se que ele pode ocorrer quando há um bloqueio em uma das artérias que vai para a mão e, por esse motivo, o fluxo sanguíneo é reduzido, provocando uma queda de temperatura. Assim, é possível ver uma mão quente e a outra gelada.

Nesses casos, o médico irá realizar o diagnóstico da doença para posteriormente indicar o tratamento a seguir.

Agora que você já sabe por que uma mão fica quente e a outra gelada, não perca este outro artigo no qual explicamos por que as mãos ficam dormentes à noite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por Que Uma Mão Fica Quente e a Outra Gelada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Bibliografia
  • Casado Zamarro, L. (2022). Perfil de los enfermos de la enfermedad de Raynaud o primario.
  • Llanio Navarro, R., & Perdomo González, G. (2003). Propedéutica clínica y semiología médica v1. Ciencias Médicas.
  • Parodi, R., Galant Prunell, F., & Greca, A. (2007). El fenómeno de Raynaud. Anuario Fundación Dr. JR Villavicencio, 15.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por Que Uma Mão Fica Quente e a Outra Gelada?