Partilhar

Afta no céu da boca: causas e remédios caseiros

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 16 outubro 2018
Afta no céu da boca: causas e remédios caseiros

As aftas são a causa mais frequente de dores bucais, inclusivamente mais frequentes que as dores de dentes. Todas as pessoas já sofrer com aftas em algum momento da vida, já que podem aparecer em qualquer parte da boca, conhecendo a dor que estas lesões provocam. Apesar de, de forma geral, serem lesões pequenas, podem dificultar a mastigação dos alimentos. Existem diversas causas possíveis para aftas, dependendo muito do lugar onde surgem. Neste artigo do ONsalus, falamos sobre as aftas no céu da boca as suas causas e remédios caseiros para que você tenha uma variedade de opções que pode aplicar para acelerar o processo de recuperação.

Também lhe pode interessar: Manchas vermelhas na língua, o que pode ser?

Afta no céu da boca: o que pode ser

As aftas são lesões ulceradas que aparecem na boca depois de uma pequena úlcera, que de forma geral passa despercebida, se rompe e deixa uma ferida aberta. Existem muitas possíveis causas para a formação das aftas, onde se incluem:

  • Traumatismos por mordidas involuntárias
  • Lesões por alimentos duros ou muito quentes
  • Carências vitamínicas
  • Aparecimento espontâneo devido a respostas imunitárias deficientes durante períodos de estresse intenso ou por infecções virais, micóticas ou bacterianas

No palato duro é muito difícil que apareçam aftas espontaneamente porque as características do tecido dificultam esse aparecimento. No entanto, existe a possibilidade de afetarem o palato mole. Quando afetam palato duro, costuma ser causadas por infecções, traumatismos e, em pessoas mais velhas, por próteses mal adaptadas que lesionam os tecidos.

Continue lendo para saber como curar afta no céu da boca com remédios caseiros.

 

Afta no céu da boca: remédio caseiro para enxaguar

O tempo médio de cura das aftas é de mais ou menos de 7 dias, sendo um período que pode aumentar quando existe uma invasão de bactérias sobre a lesão. Assim sendo, é recomendado fazer um enxaguante com antisséptico, que apesar de não agir diretamente na afta, aumentas as probabilidades de que a recuperação seja mais rápida do que sem o uso do mesmo.

Quando você tem uma afta e não tem um enxaguante bucal por perto, pode improvisar usando coisas que se encontram em todos os lares. Misturar água com um pouco de sal costuma ser a opção mais comum para criar enxaguantes orais caseiros. No entanto, existem outras alternativas menos dolorosas e igualmente eficazes, como por exemplo misturar água normal com água oxigenada (Peróxido de hidrogênio) ou bicarbonato de sódio.

Outra boa alternativa é utilizar aloe vera misturado com água morna para facilitar a recuperação rápida das aftas no céu da boca, tudo isto graças às já bem conhecidas propriedades do aloe vera ou babosa que favorecem a cicatrização, assim como as suas características antissépticas. Este é, sem dúvida, um dos melhores remédios caseiros para afta no céu da boca.

Afta no céu da boca: causas e remédios caseiros - Afta no céu da boca: remédio caseiro para enxaguar

Afta no céu da boca: remédio caseiro tópico

Assim como os enxaguantes bucais caseiros, a aplicação direta de certas substâncias sobre a afta pode favorecer a sua limpeza e promover uma cura bem mais rápida. Tal como o enxaguante com água e sal, a aplicação de gotas de limão pode promover a antissepsia da ferida, embora você deva ter em conta que isto pode provocar uma dor bastante intensa.

Por sua vez, o mel é uma substância com excelentes propriedades antissépticas assim como cicatrizantes e, ao contrário do limão, não provoca nenhum tipo de dor ao ser aplicado sobre as aftas, sendo por isso uma excelente alternativa.

Afta no céu da boca: causas e remédios caseiros - Afta no céu da boca: remédio caseiro tópico

Como curar afta no céu da boca: recomendações

Quando falamos de aftas no céu da boca, o mais importante é manter a boa higiene da boca e da ferida para que, dessa forma, não se prolongue a sua presença. Para isso, você deve fazer uma correta escovação dentária e aplicar os enxaguantes ou tópicos recomendados.

Do mesmo modo, você deve evitar piorar o estado da ferida durante a alimentação que deve ser equilibrada para evitar carências de vitaminas que podem favorecer o aparecimento deste tipo de afta no céu da boca.

Se você tem uma prótese dentária removível e a afta está localizada no céu da boca, é muito provável que a prótese seja a causa, quer seja por não estar corretamente adaptada à sua boca ou porque está sendo usada por demasiado tempo. Não esqueça que as próteses só devem ser usadas o tempo necessário e que precisam ser higienizadas adequadamente no início e no final do dia, como mínimo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Afta no céu da boca: causas e remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Afta no céu da boca: causas e remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marina Almeida
Afta na garganta o que pode ser?

Afta no céu da boca: causas e remédios caseiros
1 de 3
Afta no céu da boca: causas e remédios caseiros

Voltar ao topo da página