Partilhar

Bolha de sangue na boca: o que pode ser

Bolha de sangue na boca: o que pode ser

As bolhas de sangue na boca são uma das alterações mais comuns que um dentista pode ver dentro do seu consultório. Estas bolhas são, na maioria dos casos, inofensivas e se curam sozinhas sem nenhum tratamento, mas em outros casos precisam de um estudo mais profundo da forma na qual aparecem ou quando persistem. O trabalho do dentista é encontrar a possível causa do seu aparecimento. Por mais comuns que sejam, estas bolhas podem surgir na boca devido a diversas razões que desconhecemos e, por fim, dependendo de sua causa, requererem um tratamento especial. Neste artigo do ONsalus, vamos te dar a resposta à pergunta "bolha de sangue na boca, o que pode ser?"

Também lhe pode interessar: Gosto salgado na boca: o que pode ser

O que são as bolhas de sangue na boca

As bolhas de sangue na boca são o produto de uma ruptura dos vasos sanguíneos que estão localizados debaixo da mucosa da boca - o tecido mole das gengivas, bochechas e língua. Podem ser doloridas, podendo interferir na fala, na mastigação dos alimentos e na escovação dos dentes.

Não existe um lugar em específico onde estas bolhas aparecem, podendo ser geradas em qualquer canto da boca. No entanto, seu aparecimento é mais frequente nas gengivas, língua e bochechas.

Bolha de sangue na boca: o que pode ser

O aparecimento de bolhas na boca pode ser uma consequência de diversas causas:

  • Úlceras bucais: podem originar bolhas de sangue, ou seja, aftas, que podem chegar a se romper. No seu interior há sangue, tornando-se bolhas hemorrágicas. Aparecem pela invasão de microrganismos, falta de vitaminas, alergias a medicamentos ou traumatismos.
  • Angina bolhosa hemorrágica: é uma doença que aparece frequentemente em pessoas mais velhas por serem mais vulneráveis, também tem mais incidência em pessoas com diabetes, traumas na boca ou que fazem uso de esteroides. Aparecem bolhas de sangue de um tamanho mediano em certas áreas, como na parte interna da bochecha ou debaixo da língua. Geralmente, são feridas abertas que não precisam de tratamento, pois desaparecem por conta própria.
  • Lesão traumática: as bolhas de sangue na boca também podem aparecer devido a uma lesão traumática, como as que são geradas ao se morder, pelo formato de um dente que pode ser muito pontudo ou ao se ingerir alimentos extremamente quentes.
  • Herpes simples tipo 1: também conhecida como herpes oral. As bolhas na boca são uma característica deste vírus e podem aparecer dentro da boca e nos lábios e são doloridas e incômodas.
  • Alergia a certos alimentos: se você é alérgico a determinados alimentos, o consumo destes pode desencadear a presença de bolhas de sangue na boca. Isto acontece devido a resposta do organismo diante de agentes nocivos e, sobretudo, quando se comem frutas cítricas.
  • Alteração plaquetária: ou seja, uma baixa contagem de plaquetas. As plaquetas são necessárias para a coagulação e para evitar o sangramento, se você apresenta uma baixa contagem de plaquetas é mais propenso a sofrer com o aparecimento de bolhas de sangue na boca.
  • Deficiências nutricionais: pessoas com deficiências nutricionais têm maiores probabilidades de ter bolhas de sangue na boca, isto está mais relacionado com a falta de vitaminas como a vitamina B12 e a vitamina C.
  • Álcool: as pessoas que tomam bebidas alcoólicas ou que abusam do seu consumo podem apresentar úlceras na boca que posteriormente estourarão e se tornarão bolhas de sangue.
Bolha de sangue na boca: o que pode ser - Bolha de sangue na boca: o que pode ser

Bolhas de sangue na boca: tratamento

O tratamento para este problema consiste em atacar a causa subjacente. Se você tem uma bolha hemorrágica na boca, deve marcar uma consulta com seu dentista para que ele faça os exames necessários. Assim, poderá determinar a origem da bolha e a necessidade de fazer ou não um tratamento, já que em alguns casos estas lesões desaparecem por conta própria. Alguns casos em que as bolhas desaparecem por conta própria, por exemplo, são nas anginas bolhosas ou lesões por traumatismos, enquanto que em outros casos não desaparecem e podem até mesmo aumentar de tamanho.

Se aparecerem devido a uma lesão traumática, o dentista pode tratar o problema modificando a forma ou posição dos dentes para que não machuquem os tecidos moles. Para isso, ele pode fazer desgastes, colocar resinas, iniciar um tratamento ortodôntico ou confeccionar uma prótese, procedimentos que têm o objetivo de criar harmonia na forma em que se fecham os dentes.

Caso a bolha se deva herpes bucal, o dentista poderá indicar ao paciente a administração do Aciclovir para eliminar as úlceras. No entanto, é importante mencionar que quando manifestada a herpes bucal, esta poderá continuar aparecendo durante toda a vida, já que o vírus não sai do corpo uma vez que tenha conseguido entrar. Os medicamentos que são indicados nestes casos têm como objetivo diminuir o tempo que as feridas duram na boca quando estas aparecem.

Se as úlceras foram provocadas por uma alergia a algum alimento, você deve tomar antialérgicos, como os anti-histamínicos, para diminuir os sintomas. É importante determinar qual alimento ou produto causou o quadro, para o qual pode ser necessária a consulta com um alergista.

As pessoas com alterações plaquetárias devem ir consultar um médico para que ele indique os medicamentos para o seu caso em particular, o que também pode diminuir o aparecimento das bolhas de sangue na boca. Também podem aparecer em pessoas com doenças como a dengue, por isso que seu tratamento é mais orientado a doenças que estão diminuindo a contagem plaquetária.

Se você acredita que a bolha na boca de deve a uma deficiência nutricional porque não se alimenta corretamente, pode tomar suplementos vitamínicos para compensar a deficiência que tem em seu organismo e evitar assim o aparecimento das bolhas de sangue na boca.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolha de sangue na boca: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Feridas e inflamações bucais de David F. Murchison, DDS, MMS, Clinical Professor, Department of Biological Sciences, The University of Texas at Dallas; Clinical Professor, Texas A & M University Baylor College of Dentistry. Disponível em:

Escrever comentário sobre Bolha de sangue na boca: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Joaquim Mendes
Bolha de sangue na boca pode ser cancer?

Bolha de sangue na boca: o que pode ser
1 de 2
Bolha de sangue na boca: o que pode ser

Voltar ao topo da página