Partilhar

Gosto salgado na boca: o que pode ser

Por Leonardo Simon. Atualizado: 24 agosto 2018
Gosto salgado na boca: o que pode ser

O gosto salgado na boca é uma sensação que costuma ser desagradável, começando pelo fato de que não se saboreiam de forma adequada os alimentos até o desconhecimento do que está gerando isso. Esta sensação não se deve a uma causa específica, mas pode ocorrer devido a diversas condições que podem se apresentar em qualquer pessoa e em qualquer momento. Algumas pessoas afirmam ter este gosto na boca durante dias, enquanto que em outras ocasiões o sintoma se prolonga por mais que isso.

No seguinte artigo do ONsalus, lhe explicaremos com detalhes quais podem ser as causas do gosto salgado na boca, como é gerado e seus possíveis tratamentos.

Também lhe pode interessar: Bolha de sangue na boca: o que pode ser

Gosto de sal na boca por desidratação

A desidratação se refere à perda de líquido do organismo. A sensação de sede ou de gosto salgado na boca é gerada como consequência de algumas condições como vômitos, diarreia, transpiração excessiva ou febre. Um gosto salgado na boca pode ser um primeiro indicativo de uma condição de desidratação grave.

O melhor tratamento para uma pessoa que sofre de desidratação é o consumo de água para compensar esta necessidade e evitar qualquer bebida que contenha álcool ou cafeína.

Boca salgada por medicamentos

Muitos medicamentos tendem a reduzir o fluxo salival e, ao reduzi-lo, os lábios também ficam ressecados, no momento de passar a língua pelos lábios o gosto salgado fica dentro da cavidade oral e a tendência é sentir essa sensação desagradável.

Para obter tratamento nesse caso, o paciente deve consultar o médico responsável, comentar o que está acontecendo e perguntar sobre a possibilidade de substituir o medicamento, já que a saliva apresenta importantes funções dentro da boca que devem ser conservadas. Exemplos destes tipos de medicamentos são os anti-histamínicos, antidepressivos e anti-hipertensivos.

Gosto salgado na boca: o que pode ser - Boca salgada por medicamentos

Saliva salgada: alterações nas glândulas salivares

Também é necessário incluir dentro desta classificação das possíveis causas do gosto salgado na boca as alterações das glândulas salivares, as quais podem ser afetadas por diferentes condições, incluindo síndromes, como a síndrome de Sjögren, uma doença que provoca a destruição das glândulas salivares e ressecamento consequente.

O tratamento para esta síndrome consiste em controlar o desconforto, pelo menos o ressecamento na boca, sendo necessária hidratação constante, usar saliva artificial e evitar medicamentos que produzam mais redução do fluxo salival.

Sensação de boca salgada por lágrimas

Outra possível causa de sentir a boca salgada são as lágrimas, já que as mesmas são salgadas e no momento em que a pessoa chora, as lágrimas percorrerem seu trajeto que começa no nível nasal e que termina na parte de trás da boca, gerando assim um gosto salgado. Para isso não existe um tratamento possível, apenas a prevenção.

Sabor salgado na boca por secreções nasais

De forma parecida com a anterior, uma condição que produza drenagem na parte posterior das fossas nasais pode gerar um gosto salgado devido a presença de muco. O exemplo mais comum é o da rinite alérgica ou algum produto de um resfriado, mas também pode se apresentar no caso de alguma doenças dos seios paranasais, como por exemplo, a sinusite maxilar.

No caso de se tratar de uma rinite alérgica ou um resfriado comum, o sabor salgado durará pouco tempo já que as secreções param com a melhora da doença. Contudo, quando se trata de uma doença dos seios paranasais, deve-se consultar um especialista para que ele indique o tratamento adequado para melhorar o estado dos seios paranasais.

Gosto salgado na boca: o que pode ser - Sabor salgado na boca por secreções nasais

Gosto salgado na boca por quimioterapia e radioterapia

Em doenças mais graves, como no caso de um câncer (sobretudo os de cabeça e pescoço) que requerem quimioterapia e radioterapia, um dos efeitos secundários que pode ser percebido é a diminuição do fluxo salival. Isto provoca uma alteração na sensação do paladar e o paciente pode notar um sabor salgado na boca.

Alterações neurológicas

Adiciona-se a esta longa lista de possíveis causas do gosto salgado na boca, as alterações neurológicas, devido ao fato de que o cérebro ajuda na percepção do gosto e se o mesmo apresenta alguma alteração pode produzir diferentes sensações dentro da boca, como a de gosto salgado. Embora não seja muito comum, não deve-se descartar esta possibilidade, especialmente quando não há alguma outra possível explicação.

Em geral, as pessoas que apresentam alterações deste tipo têm seu tratamento alternado para controlar sua condição, como por exemplo, as pessoas epiléticas que precisam de seus anticonvulsivos.

Boca salgada por sangramento

Muitas vezes tendemos a confundir o gosto salgado na boca com um gosto metálico. Este último acontece devido a um sangramento dentro da cavidade bucal.Devemos diferenciar ambas as sensações para assim determinar a causa da origem e poder controlá-la, por exemplo, quando é um sangramento espontâneo ou devido à passagem de algum objeto, isso pode acontecer devido a uma gengivite e a pessoa afetada pode perceber também um gosto salgado. Da mesma forma, pode se tratar de alguma outra condição como por exemplo, periodontite, abscesso dentário ou gengival, úlceras ou necrose.

Na maioria dos casos, o tratamento indicado é a limpeza dos dentes, uma vez que estas doenças costumam ser causadas por problemas periodontais, contudo sempre deve-se fazer, em primeiro lugar, uma avaliação completa para identificar qualquer condição causadora e aplicar o tratamento adequado.


Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gosto salgado na boca: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Referências
  1. Arquivos Int. Otorrinolaringol. (Impr.) vol.15 no.3 São Paulo July/Sept. 2011

Escrever comentário sobre Gosto salgado na boca: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lucas Almeida
Tenho gosto salgado na boca, o que fazer?

Gosto salgado na boca: o que pode ser
1 de 3
Gosto salgado na boca: o que pode ser

Voltar ao topo da página