Partilhar

Cuspir sangue: causas

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 7 agosto 2018
Cuspir sangue: causas

Expulsar sangue pela boca é um sinal de alerta, uma vez que pode ser consequência de múltiplas causas. O sangue pode vir de sítios diferentes, podendo vir da laringe, dos pulmões, da traqueia, dos brônquios, etc. É por isso que, se você está cuspindo sangue,deve consultar um médico especialista de imediato para que ele determine a origem da perda de sangue. Embora algumas causas de cuspir sangue sejam inofensivas, outras podem ser bastante perigosas. É por isso que no ONsalus explicamos tudo o que pode ser esse sintoma - cuspir sangue: causas.

Também lhe pode interessar: Bolinha na boca: causas e soluções

Cuspir sangue ao tossir e sair sangue ao vomitar

Cuspir sangue pela boca, condição conhecida clinicamente como hemoptise, pode estar relacionado com diversas condições quando é uma consequência de tossir. A origem do problema pode incluir diferentes zonas do corpo humano e indicar que algo grave está acontecendo no seu organismo. Entre as possíveis causas de tossir sangue, indicamos as áreas afetadas mais comuns.

Devemos separar o catarro com sangue que é proveniente dos pulmões e do sistema gastrointestinal:

  • O sangue procedente das vias respiratórias é visível ao tossir e costuma ser vermelho com aspecto espumoso.
  • O sangue proveniente do trato digestivo aparece no momento de vomitar e tende a ser mais escuro.

Sangramento de origem respiratória

  • Bronquite: É a inflamação das vias aéreas, o que provoca um estreitamente das mesmas, dificultado a respiração. Os sinais e sintomas mais frequentes dessa doença de tipo prolongado , além da dificuldade em respirar, incluem tosse que faz o paciente escarrar sangue. É muito frequente em pessoas que fumam cigarros e em casos de contaminação do ar.
  • Pneumonia: É outra das possíveis causas em que a pessoa pode chegar a cuspir sangue pela boca. É uma complicação de infecção por vírus que provoca inflamação dos pulmões. As pessoas que sofrem de asma ou de bronquite devem iniciar tratamento com antibióticos para evitar a progressão da doença quando apresentam infecções das vias respiratórias.
  • Tuberculose: É uma das complicações mais conhecidas e se caracteriza por ser uma infecção provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta os pulmões provocando febre, perda de peso, tosse com catarro, catarro com sangue, entre outras coisas. Pode ser contagiada através do ar.
  • Câncer de pulmão: Uma das complicações mais severas. É caracterizada pelo crescimento anormal de células malignas procedentes do tecido pulmonar e chega a provocar sintomas graves que vão desde cuspir sangue pela boca até uma tosse prolongada que não desaparece, com dor torácica. É mais comum em pessoas que fumam cigarros. Se você é fumador e apresenta esse sintoma, consulte um médico especialista o mais rápido possível.
  • Sangramento pelo nariz: Cuspir sangue pela boca também pode ser provocado por esse fator. O sangramento nasal pode ser classificado como hemorragia nasal anterior e posterior. Em casos se sangramento posterior, ele provém do fundo do nariz e se dirige para a parte superior da boca e da garganta. Nesse caso, a pessoa tem tendência para cuspir o sangue na garganta. Esse tipo de hemorragia nasal costuma ser dos mais severos e afetam pessoas idosas e que sofrem de aumento da pressão arterial com mais frequência.
  • Embolias pulmonares: É uma das doenças que se incluem nesta longa lista de possíveis causas de cuspir sangue. A embolia pulmonar é a obstrução de uma artéria pulmonar, quer seja por gordura, por um coágulo, etc. Esta obstrução provoca expectoração sanguínea, assim como tosse repentina.
Cuspir sangue: causas - Sangramento de origem respiratória

Sangramento gastrointestinal

É as hemorragia proveniente do trato digestivo, podendo proceder do estômago, do esófago, do duodeno, etc. Estas hemorragias, também chamadas de hematêmeses, são consequência de algo como uma inflamação, uma úlcera péptica, câncer, entre outros fatores. A quantidade de sangue cuspido é visível, pode apresentar um tom escuro e o paciente pode se queixar de acidez.

  • Úlcera péptica: é uma lesão que afeta a mucosa que reveste o estômago ou duodeno, podendo ser provocada por um rompimento desse revestimento por ácidos provenientes do estômago.
  • Câncer de estômago e esófago: É o crescimento descontrolado das células malignas que provêm dessas áreas. Como são lesões do tipo maligno, fazem o paciente cuspir sangue, embora possam ser confundidas com uma úlcera. É por isso que é necessário fazer um diagnóstico correto através de um exame gastroscópico.
  • Gastrite: É a inflamação da mucosa gástrica, a capa que reveste e protege o estômago dos ácidos. É mais comum em pessoas que sofrem de estresse constante e que consomem medicamentos ou alimentos muito ácios, incluindo o álcool. Além de cuspir sangue, os sintomas mais frequentes incluem náuseas, vômitos e dor de estômago.
  • Outras das possíveis causas do sangue no cuspe são as alterações na boca, sendo que a mais comum é a gengivite, que faz a pessoa cuspir sangue ao escovar os dentes. Consiste na inflamação da gengiva por acumulação de placa bacteriana restos de alimentos) ou por fatores de risco como a gengivite na gravidez, toma de medicamentos, má nutrição, etc. A periodontite também é comum em pessoas de idade avançada, fumadores ou por genética e consiste na progressão da gengivite que inclui sangramento gengival no momento de cuspir. No pior dos casos, pode ser por alguma patologia com caráter maligno a nível bucal como o câncer de boca, mais frequente em fumadores.
Cuspir sangue: causas - Sangramento gastrointestinal

Cuspir sangue: como tratar

Quando se suspeita de alterações a nível respiratório, recomendamos que você consulte o médico especialista encarregue desse tipo de medicina - o pneumologista. Ele se encarregará de descartar as possíveis causas da condição. Os exames que este especialista realiza vão desde perguntas para saber como é a tosse, a expetoração e a respiração e um exame físico que consiste em auscultar os pulmões para detectar a presença de ruídos anormais. Por vezes, é necessário pedir um exame radiográfico complementar.

Em casos em que se acredita que o paciente sofre de uma condição gastrointestinal, é necessário consultar um médico especialista conhecido como gastroenterologista. Para poder visualizar o aparelho digestivo, é necessário realizar uma endoscopia como método de diagnóstico, depois do interrogatório ao paciente para determinar os seus sintomas e a evolução dos mesmos.

Se você nota que o sangramento é claramente de origem bucal, o odontologista é o profissional indicado para determinar o tipo de condição apresentada. para fazer a avaliação da boca, o odontólogo começa por indagar e fazer perguntas frequentes para entender como é a sua técnica de escovagem, se é boa ou deficiente, assim como a sua higiene bucal geral, se existe possibilidade de gravidez ou se você toma algum medicamento que provoque inflamação da gengiva.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuspir sangue: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Cuspir sangue: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Miguel santos
não deixo de cuspir sangue, o que pode ser?

Cuspir sangue: causas
1 de 3
Cuspir sangue: causas

Voltar ao topo da página