Partilhar

O que comer depois de tirar o siso

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 10 maio 2019
O que comer depois de tirar o siso

Depois de realizar uma extração do dente do siso, é importante que você realize todos os cuidados indicados pelo profissional com exatidão. Os cuidados pós extração do dente do siso consiste, principalmente, em preservar o coágulo de sangue que se formou no sítio onde o dente estava antes, uma vez que este coágulo vai conter o sangramento e guiar o processo de cicatrização.

Para isso, o profissional da área - o odontólogo - dará uma série de indicações que você deve seguir e nas quais se inclui o tipo de alimentos que você deve ingerir depois de tirar o dente do siso. Se você acaba de realizar ou está prestes a passar por esse procedimento, no ONsalus te explicamos o que comer depois de tirar o siso.

Também lhe pode interessar: Bolinhas na língua: o que pode ser

Pós operatório siso: o que comer

O frio é uma das alternativas mais usadas para diminuir a inflamação dos tecidos e, por sua vez, contribui para a recuperação. Se recomenda que, durante as primeiras 24 horas após a extração, sejam consumidos alimentos em temperatura fria como sorvetes e gelatinas. Você também pode ingerir bebidas frias mas nenhuma com temperatura alta, uma vez que corre o risco de deslocar o coágulo e atrasar o processo de cicatrização. É importante destacar que você também deve evitar tomar bebidas com canudinho, uma vez que a pressão pode precipitar o coágulo.

O que comer depois de tirar o siso - Pós operatório siso: o que comer

O que comer quando tira o siso: caldos, cremes ou sopas

É normal que, depois de tirar o siso, os profissionais recomendem evitar alimentos que lesionem o tecido ou que deixem restos na ferida já que, em condições normais, a boca está cheia de bactérias. Portanto, se você deixar algum resto de comida nessa zona, corre o risco de provocar uma infecção. Por esse motivo, os profissionais recomendam que, passados os primeiros dois dias, você se alimente com sopas ou caldos, mas a temperatura ambiente, uma que já vimos que o calor provoca danos. Os caldos e cremes recomendadas pelo seu alto teor de nutrientes são:

  • Caldo de galinha
  • Creme de cenoura
  • Creme de brócolis
O que comer depois de tirar o siso - O que comer quando tira o siso: caldos, cremes ou sopas

O que comer depois de tirar o siso: alimentos macios

Recomendamos o consumo de alimentos de consistência macia, sobretudo nos primeiros dias. É provável que você sinta muita fome, por isso pode tentar consumir alimentos que te ajudem a sentir-se mais saciado e que não sejam totalmente líquidos, como a gelatina, por exemplo. A gelatina é de consistência macia e saborosa, além de não prejudicar o tecido nem a cicatrização.

Depois de passarem pelo menos dois dias e a dor e a inflamação diminuírem, além do processo de cicatrização já se encontrar mais avançado, você pode comer algum doce como o pudim.

O puré é outra opção benéfica quando você necessita comer algo depois de tirar o dente do siso. Além de ser um alimento com o tipo de consistência ideal, proporciona um alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais, o que é muito benéfico para o seu organismo, além de evitar que você masque tanto e lesione o tecido. Experimente comer purés de verduras ou frutas no segundo dia após a extração à base de batata, brócolis, espinafre ou abóbora e frustas como a maçã.

Você também pode consumir alimentos ou bebidas lácteas depois de tirar o dente do siso, uma vez que possuem uma textura leve e suave. Assim como os alimentos mencionados anteriormente, não provocará nenhum dano sobre o tecido que está cicatrizando nem promove um deslocamento do coágulo. Um exemplo desse tipo de alimentos pode ser o iogurte ou bebidas com leite como batidos de frutas. Você também pode comer creme de leite.

Alimentos proibidos depois de tirar o siso

Por ter feridas após tirar o dente do siso, você deve ter em conta que determinados alimentos prejudicam o processo de recuperação, quer seja por irritarem as feridas abertas ou por se alojarem nas mesmas.

Os alimentos muito condimentados ou muito quentes podem provocar uma irritação sobre os tecidos em processo de recuperação, além de provocar desconforto ou dor. Por outro lado, alimentos muito duros podem traumatizar a zona, quer seja por se compactarem nas feridas ou pela força que o músculo da mandíbula precisa fazer durante a mastigação.

Os alimentos de pequenas dimensões como grãos ou arroz podem prejudicar o processo de cicatrização se entram dentro das feridas, interferindo diretamente no processo, sobretudo nos primeiros dias de recuperação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer depois de tirar o siso, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre O que comer depois de tirar o siso

O que lhe pareceu o artigo?

O que comer depois de tirar o siso
1 de 3
O que comer depois de tirar o siso

Voltar ao topo da página