Partilhar

Remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas

Por Nídia Figueira, Editora e redatora ONsalus. 7 fevereiro 2020
Remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas

As glândulas salivares são estruturas que têm como principal função a elaboração de substâncias conhecidas como produtos de secreção, que por sua vez são fornecidas à diversos órgãos e ao sangue. Existem 3 tipos destes órgãos localizados próximos do rosto que podem inflamar: as glândulas parótidas, que podem estar localizadas a frente das orelhas, as glândulas submandibulares que ficam na região posterior da cavidade bucal e as glândulas sublinguais localizadas debaixo da língua.

Todos os tipos de glândulas mencionados anteriormente são chamadas de glândulas salivares, que têm a função de fornecer a saliva à boca por diversos ductos e aberturas; contudo, estes ductos podem ficar bloqueados por várias causas, gerando inflamação nas glândulas e causando diversos incômodos como dor, febre, gosto ruim na boca, entre outros.

Para melhorar esta alteração é importante consultar um médico, até lá, no seguinte artigo do ONsalus te oferecemos alguns remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas.

Também lhe pode interessar: Bolha embaixo da língua: causas

Causas da inflamação das glândulas salivares

A inflamação das glândulas salivares é uma alteração comum e pode ser produzida por várias causas, sendo importante saber detectar os sintomas associados para realizar seu tratamento. As principais causas são:

  • Higiene bucal inadequada.
  • Infecção por vírus ou bactérias.
  • Obstrução dos ductos salivares, comumente por um cálculo salivar ou inclusive um tumor.
  • Certos medicamentos, tais como diuréticos, anti-histamínicos e antidepressivos.
  • Fumar em excesso.
  • Submeter-se a radiação como tratamento para algum tumor.

Quando ir ao médico?

Em alguns casos, a inflamação das glândulas não é grave e pode desaparecer dentro de alguns dias, por isso que o tratamento médico não é necessário, embora o mais recomendável seja sempre ir ao médico para receber uma avaliação adequada e tratar a condição desde sua causa. Em especial, é primordial entrar em contato com o especialista caso apareçam os seguintes sintomas:

  • Dor intensa na região afetada.
  • Inflamação muito perceptível no rosto.
  • Febre alta.
  • Dificuldade para respirar ou engolir.
  • Secreção de pus na boca.
  • Os sintomas não diminuem, se intensificam ou se prolongam.

Equinácea: produto natural para desinflamar as glândulas salivares

Diversss ervanárias utilizam equinácea ou Echinacea para o tratamento natural de diferentes alterações. Alguns especialistas afirmam que seu consumo ajuda consideravelmente a limpar o sangue e a estimular o sistema imunológico. Da mesma forma, esta erva é utilizada para tratar resfriados, gripe e reduzir a inflamação nas glândulas salivares.

Esta planta pode ser usada como remédio caseiro de forma muito fácil, já que pode ser encontrada em cápsulas em diversas lojas naturais. Ao mesmo tempo, o paciente pode optar por consumir extrato de Echinacea, embora seja importante não exceder a dose recomendada, que é de 300 mg. No entanto, é indispensável consultar um profissional para saber a forma correta de consumo e qual a dose adequada para cada caso.

Remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas - Equinácea: produto natural para desinflamar as glândulas salivares

Água salgada para aliviar a dor e a inflamação das glândulas salivares

Se você misturar 1/2 colher de chá de sal em 1 copo de água morna é possível notar incríveis resultados quando se trata de inflamação nas glândulas salivares. Fazer gargarejos com esta mistura não só ajuda a reduzir o inchaço, mas também acalma ou elimina os incômodos que podem existir na garganta, por isso que fornece um tratamento mais amplo.

Recomenda-se que o paciente realize gargarejos de 5 a 10 segundos várias vezes ao dia até notar uma melhora. Vale lembrar que é importante não engolir o líquido, já que poderia causar mal-estar estomacal, diarreia e sintomas similares aos causados por diversos transtornos digestivos.

Limão: remédio caseiro para glândulas salivares inflamadas

O limão é muito utilizado como remédio caseiro para diversas alterações no organismo, tanto para combatê-las quanto para preveni-las. É conhecido por ser um excelente tônico digestivo e hepático, por suas propriedades antiulcéricas, antioxidantes, antibacterianas, antissépticas e depurativas, por aumentar as defesas do organismo, entre muitos outros benefícios.

Por isso, também é um alimento ideal como remédio natural para desinflamar as glândulas salivares. Isto ocorre graças ao fato de ajudar a eliminar os agentes patógenos e as infecções que podem causar o inchaço em tais glândulas, ao mesmo tempo que aumenta a secreção de saliva para limpar tanto as glândulas quanto os ductos.

Para aproveitar este beneficio, a pessoa afetada pode misturar o suco de 2 limões em um copo com água morna e fazer gargarejos com esta mistura por alguns segundos todas as manhãs.

Remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas - Limão: remédio caseiro para glândulas salivares inflamadas

Outros remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas

Além dos remédios caseiros para inflamação das glândulas salivares indicados anteriormente, recomendamos:

  • Massagear suave e circularmente a área das glândulas afetadas.
  • Manter uma hidratação adequada.
  • Colocar uma compressa quente sobre a área do inchaço por cerca de 15 minutos, 2 ou 3 vezes ao dia.
  • Consumir alimentos que estimulem a salivação, como frutas, verduras, balas sem açúcar e bebidas ácidas.
  • Ter uma boa higiene bucal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
marilena de souza Lemos
Bom dia fui tomar café da manhã ,e aconteceu do meu canal salivar entupir causando imediato inchaço no meu rosto próximo ao ouvido esquerdo na vaerdade de vez em quando isso me acontece ,gostaria de saber como lidar com esse problema porque o incómodo e uma dor não forte me incomoda por demais dificultando até pra mim comer ou seja mastigar qualquer alimento ,porque quando mastigo tende aumentar o inchaço por favor me ajude .

Remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas
1 de 3
Remédios caseiros para as glândulas salivares inflamadas

Voltar ao topo da página