Doenças das glândulas salivares

Estou salivando muito, o que pode ser?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 5 junho 2023
Estou salivando muito, o que pode ser?

O excesso de saliva repentino e sem motivo aparente pode causar ansiedade e desconforto para a pessoa, pois torna desconfortável falar ou comer. A salivação excessiva na boca, também conhecido como hipersalivação ou sialorreia, pode ser decorrente de uma complicação causada por uso de dentaduras, infecções na garganta ou nos seios nasais, aftas, uso de determinados medicamentos ou uma condição subjacente, como a doença de Parkinson, limitando a dinâmica pessoal e profissional do paciente.

O mais importante é tratar a hipersalivação o mais rápido possível por meio de um especialista para determinar a causa e implementar o tratamento adequado, que geralmente envolve terapias, medicamentos e remédios caseiros. Está salivando muito, o que pode ser? Continue lendo este artigo do ONsalus para conhecer as causas que produzem essa secreção excessiva e seus possíveis tratamentos.

Também lhe pode interessar: Por que tenho a saliva branca e espumante?

Índice

  1. Uso de dentaduras
  2. Infecções
  3. Medicamentos
  4. Aftas na boca
  5. Gravidez
  6. Parkinson

Uso de dentaduras

Se você está salivando muito e se pertunga o que pode ser, destacamos que as dentaduras geralmente são objetos estranhos, principalmente nas primeiras semanas de uso. Geralmente, a presença da dentadura na boca faz com que as glândulas salivares secretem mais saliva, pois os nervos da boca identificam a dentadura como alimento. Essa sensação geralmente persiste no início, enquanto o cérebro se acostuma com sua presença.

Tratamento

Essa situação geralmente melhora com o passar dos dias, pois não é fácil se acostumar com uma nova dentadura; no entanto, quanto mais tempo a dentadura for usada, mais rápido será o processo de adaptação e, portanto, a hipersalivação diminuirá consideravelmente.

Infecções

Existem algumas infecções que podem deixar a boca salivando muito, incluindo faringite estreptocócica, abscessos ao redor das amígdalas e amigdalite, pois dificultam o processo de deglutição da saliva devido à inflamação na região da garganta, fazendo com que ela se acumule na boca.

Normalmente, essas condições são causadas por uma infecção bacteriana ou viral, que rapidamente inflama a área da garganta e as áreas próximas, como os tecidos da faringe e das amígdalas, causando outras doenças, como febre, tosse e dificuldade para engolir.

Tratamento

Nesses casos em que você começa a salivar muito do nada, é essencial consultar um médico para fazer um exame completo da garganta e determinar o diagnóstico. Geralmente, são recomendados antibióticos e anti-inflamatórios para tratar diretamente os tecidos afetados e analgésicos para aliviar a dor e a febre.

Recomenda-se também a ingestão de muitos líquidos e sucos de frutas com alta concentração de vitamina C. Quando a infecção for curada, a salivação excessiva diminuirá por conta própria e voltará ao normal.

Estou salivando muito, o que pode ser? - Infecções

Medicamentos

O uso de certos medicamentos, como anticonvulsivantes e sedativos, tende a produzir mais saliva do que o normal. Esse é um efeito colateral bastante incômodo, pois normalmente esse fluido tende a ser espesso, fibroso e viscoso, uma baba descontrolada que limita a fala, a alimentação e a deglutição adequadas. Entre os medicamentos mais conhecidos que podem deixar você salivando muito estão o Clonazepam, o Betanecol, a Tiagabina e os compostos de iodo.

Tratamento

Nessa situação, é apropriado consultar o médico responsável pelo tratamento para ver se há a possibilidade de substituir o medicamento por outro que cause menos secreção de saliva. Nesse sentido, nenhum tratamento deve ser interrompido sem supervisão médica, pois isso pode levar a sérias complicações de saúde.

Aftas na boca

As úlceras bucais, também conhecidas como aftas, são pequenas feridas na mucosa oral que geralmente aparecem na parte interna das bochechas, dos lábios e da língua. Essas lesões, geralmente, se desenvolvem devido a alterações hormonais, estresse, ingestão de determinados alimentos ou enfraquecimento do sistema imunológico.

Elas quase sempre causam dor, coceira e problemas para falar e comer. Mas se você está salivando muito e se pergunta o que poder, saiba que as aftas também levam à secreção excessiva de saliva, especialmente se as úlceras estiverem na língua.

Tratamento

Para aliviar os sintomas das úlceras bucais e eliminá-las completamente, o melhor é usar enxaguantes bucais que contenham clorexidina e produtos que contenham ácido hialurônico para aliviar a dor, promover a cicatrização e evitar que elas sejam infectadas em excesso.

Também é essencial não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas até que as aftas estejam curadas, bem como manter uma dieta leve, evitando alimentos ácidos e condimentados. À medida que as lesões desaparecerem, a hipersalivação diminuirá.

Estou salivando muito, o que pode ser? - Aftas na boca

Gravidez

Durante a gravidez, algumas mulheres podem ficar salivando muito devido às náuseas e aos vômitos contínuos que costumam ocorrer nos primeiros meses de gestação. Diante desses episódios desagradáveis, a gestante tenta engolir o mínimo possível de saliva, fazendo com que ela se acumule na boca e, por outro lado, a acidez faz com que as glândulas salivares produzam mais saliva para revestir o esôfago e protegê-lo da irritação da garganta.

Tratamento

Usar enxaguante bucal várias vezes ao dia durante a gravidez ajuda a manter o excesso de saliva sob controle, permitindo uma melhor deglutição. Da mesma forma, tomar pequenos goles de água repetidamente ajuda a engolir o excesso de saliva. Tenha calma, pois à medida que a gravidez avança, esses desconfortos tendem a desaparecer.

Parkinson

O mal de Parkinson é uma doença cerebral degenerativa que afeta os movimentos e o equilíbrio do corpo, causando tremores, rigidez muscular e lentidão ao caminhar. Esses sintomas aparecem progressivamente, pioram com o tempo e muitas vezes levam a novas dificuldades, como a inflexibilidade facial, uma situação muito delicada, pois impossibilita a fala e a ingestão adequada de alimentos, resultando em alterações na salivação, incluindo a produção excessiva de saliva. Então se você se pergunta o que pode ser quando começa a salivar muito, esta pode ser uma das respostas.

Tratamento

Nesses casos, as pessoas com Parkinson devem seguir tratamentos especiais do médico assistente com medicamentos específicos, que ajudam a minimizar os sintomas, inclusive a hipersalivação, e a prolongar a progressão da doença.

Está salivando muito, o que pode ser? Agora que você sabe as possíveis causas para isso, não perca este outro artigo no qual falamos sobre uma situação contrária: boa seca ao dormir, causas e remédios.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estou salivando muito, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Cisneros, J. y Hernández, M. (2017). Tratamiento de paciente con sialorrea. Disponível em:https://www.medigraphic.com/pdfs/invdis/ir-2017/ir171c.pdf
  • Madrid, A. y col. (2020). Sialorrea. Disponível em: https://www.pedpal.es/site/wp-content/uploads/2021/12/SIALORREA.pdf
  • Tapia, S. y col. (2014). Manejo de la sialorrea en personas de enfermedad de Parkinson mediante terapia conductivo conductual y estimulación termotactil. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-92272014000300003
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Estou salivando muito, o que pode ser?