Partilhar

Tratamento caseiro para mucocele labial

 
Por Leonardo Simon. 4 março 2019
Tratamento caseiro para mucocele labial

Os mucoceles são inflamações orais que são produzidas na boca ou nas pequenas bolsinhas que existem debaixo da língua. A principal razão pela qual costuma-se gerar este problema é pelo bloqueio da glândula salivar, o que faz com que a saliva não possa fluir com facilidade. Diante de qualquer dúvida que você tiver, a melhor coisa a fazer é consultar seu médico habitual.

Na maioria dos casos, este problema costuma desaparecer por conta própria (em cerca de 2 semanas) e não é preciso fazer nada para tratá-lo. No entanto, por vezes o mucocele dura muito tempo e pode causar desconforto, sobretudo na hora de comer normalmente e quando se tenta engolir. Existem alguns conselhos de remédios caseiros que podem te ajudar a tratar estas bolhas na boca mas, se o problema persistir, você deve ir ao médico. Neste artigo do ONsalus, te mostraremos quais são as melhores opções de tratamento caseiro para mucocele labial.

Também lhe pode interessar: Como tratar dor no céu da boca

Bolhas na boca: origem dos mucoceles

O mucocele labial é uma espécie de bolha transparente na parte interna dos lábios ou debaixo da língua. Apesar do fato de que no começo possa parecer uma bolha, o mucocele não é, já que não pode estourar, pois está coberto por uma camada espessa de tecido e está localizado em uma área mais profunda da pele.

As principais causas dos mucoceles são os traumatismos no lábio. Em geral, aparecem quando mordemos o lábio e provocamos assim a ruptura de um vaso das glândulas salivares. Esta ruptura gera uma perda de saliva que facilita com que esta se acumule entre os planos epiteliais e, consequentemente, se gere um caroço nesta área.

Tratamento caseiro para mucocele labial: mel

Para curar um mucocele labial, um dos melhores tratamentos caseiros é, sem dúvidas, o mel. Este conta com poderosas propriedades antibacterianas e antissépticas, por isso que é um excelente remédio para favorecer a cura e cicatrização de feridas. Ele te ajudará a aliviar os desconfortos e a reduzir o inchaço, além de acelerar o processo de cura.

Você só tem que aplicar um pouco de mel diretamente sobre o mucocele antes de ir dormir todas as noites e verá como, em pouquíssimo tempo, a lesão desaparecerá completamente.

Tratamento caseiro para mucocele labial - Tratamento caseiro para mucocele labial: mel

Tratamento caseiro para mucocele labial: água e sal

Outro dos melhores remédios caseiros para mucocele ao qual você pode recorrer é a mistura de água morna e sal, utilizando-a para fazer gargarejos. O sal possui propriedades curativas e antibacterianas muito potentes que agem de forma eficaz contra os cistos mucosos.

Em um copo de água morna, adicione 1/2 colher pequena de sal, agite e utilize a mistura para fazer gargarejos durante alguns minutos entre três a quatro vezes ao dia.

Tratamento caseiro para mucocele labial: gelo

Aplicar um pouco de gelo na área onde saiu o mucocele pode ser uma boa medida para aliviar a dor e diminuir a inflamação.

Para não causar queimaduras, é muito importante não aplicar o gelo diretamente, mas envolvê-lo com um pano ou toalha. Em seguida, aplique-o sobre a área lesionada durante alguns minutos para notar um alívio e melhora.

Tratamento caseiro para mucocele labial: rícino ou onagra

O óleo de rícino e de onagra também se destacam como bons tratamentos para mucocele.

O óleo de rícino conta com propriedades anti-inflamatórias e, além disso, é excelente para hidratar a região e evitar a ressecamento da mesma. Neste caso, recomenda-se misturar um pouco de óleo de rícino com mel e aplicar a mistura sobre o mucocele com a ajuda de um pedaço de algodão ou uma gaze.

Por sua parte, o óleo de onagra também é anti-inflamatório e age favoravelmente contra o ressecamento. Só é preciso aplicar algumas gotas do mesmo sobre a lesão duas vezes por dia.

Tratamento caseiro para mucocele labial: sálvia

Continuando com os melhores remédios para mucocele labial, encontramos a sálvia, uma planta com muitas propriedades benéficas para qualquer tipo de inflamação bucofaríngea. Tem uma grande ação antisséptica e anti-inflamatória que ajuda a tratar naturalmente as feridas, as úlceras bucais e os mucoceles.

O ideal é que você prepare uma infusão de sálvia e que, depois de esfriar um pouco, a use como enxaguante bucal várias vezes durante o dia.

Tratamento caseiro para mucocele labial: aloé vera

Por último, a aloé vera ou babosa também pode servir para te ajudar no caso de apresentar mucoceles. O motivo é que esta planta permite regenerar, reparar e cicatrizar os tecidos danificados, inclusive os da cavidade bucal.

Para usá-lo como remédio natural, você pode seguir qualquer um dos seguintes tratamentos:

  • Coloque um pouco de gel (polpa) de aloé vera em um cotonete e aplique diretamente no mucocele.
  • Dilua um pouco de gel de aloé vera em um copo de água e utilize este preparo para enxaguar sua boca várias vezes ao dia.

Te lembramos que estes são apenas alguns remédios caseiros para mucocele que podem te ajudar a combatê-los, mas é importante que você vá ao médico para que ele te ajude a saber um pouco mais sobre este problema que costuma afetar muito mais pessoas do que pensamos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento caseiro para mucocele labial, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Murchison, David F.; DDS, MMS, Clinical Professor, Department of Biological Sciences, The University of Texas at Dallas; Clinical Professor, Texas A & M University Baylor College of Dentistry. Tumores orais. Acessado em 04 de março de 2019. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-odontol%C3%B3gicos/sintomas-de-problemas-dent%C3%A1rios-e-orais/tumores-orais>

Escrever comentário sobre Tratamento caseiro para mucocele labial

O que lhe pareceu o artigo?

Tratamento caseiro para mucocele labial
1 de 2
Tratamento caseiro para mucocele labial

Voltar ao topo da página