menu
Partilhar

Quem tem colesterol alto pode comer arroz?

 
Por Redação ONSalus. 21 março 2022
Quem tem colesterol alto pode comer arroz?

É muito comum que quando o colesterol alto é diagnosticado surjam as típicas recomendações: "não deve comer gordura", "deveria deixar isto ou aquilo". E acontece que muitas vezes chegamos a nos confundir com informações conflitantes.

O mais importante para recuperar seu equilíbrio e atingir os níveis de colesterol adequados para você é prestar atenção em como está sua digestão. E para este objetivo: será que o arroz é um alimento que ajuda ou não?

Neste artigo do ONsalus, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a alimentação recomendada para melhorar sua saúde e saber quem tem colesterol alto pode comer arroz?. Além disso, encontrará os melhores remédios caseiros para melhorar seus exames.

Também lhe pode interessar: Colesterol alto - Causas e tratamento!

Por que o colesterol fica alto?

O excesso de colesterol no sangue é influenciado por muitos fatores. É claro que a alimentação é essencial, mas a digestão é ainda mais.

O colesterol alto é muito comum em pessoas com sobrepeso, mas não é exclusiva daquelas pessoas que têm alguns quilos a mais. Na verdade, há pessoas que "se cuidam" com a alimentação e não consomem gorduras e ainda assim têm níveis altos de colesterol. Como isso é possível? É simples, o colesterol não aumenta apenas consumindo gorduras não saudáveis, sendo que seu excesso no sangue pode surgir como uma reação do organismo diante do acúmulo de toxinas. Este acúmulo de toxinas fundamentalmente está relacionado com uma má digestão.

Se você não consegue processar adequadamente os alimentos que ingere, seu corpo não se livra completamente das toxinas, sendo que elas acabam ficando acumuladas e prejudicando o corpo onde a pessoa tem uma maior predisposição. Há pessoas que acumulam colesterol, que têm dor de cabeça ou que sofrem de diabetes ou problemas respiratórios crônicos. Todo desequilíbrio corporal parte de uma má digestão.

Mas não somente os alimentos influenciam na digestão, outros fatores são tão importantes quanto o tipo de alimento que ingerimos, como por exemplo:

  • Como comemos (tranquilos ou estressados).
  • Nossas emoções e como controlamos elas.
  • Os exercícios que realizamos (poucos ou em excesso)
  • Se descansamos adequadamente ou não.

Para que a digestão seja boa e possamos absorver os nutrientes que precisamos e diminuir o colesterol, é fundamental deixar nosso corpo em equilíbrio levando em conta estes pilares.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? - Por que o colesterol fica alto?

Quem tem colesterol alto pode comer arroz?

Sobre a questão específica dos alimentos, podemos fazer algumas recomendações que podem te ajudar muito, baseando-nos no fato de que uma dieta mais simples e mais natural te ajudará a se sentir melhor.

Nesse sentido, de melhorar a forma de processar os alimentos, há um ingrediente essencial: o arroz. Então, quem tem colesterol alto pode comer arroz?A resposta é sim!

No entanto, há uma questão que você deve levar em conta. Não é o mesmo arroz branco do qual removem todos seus minerais, vitaminas e fibras, mas sim aquele que conserva tudo isto, estamos falando do arroz integral.

O arroz integral é o mais indicado para fazer uma dieta para diminuir o colesterol. E o motivo é tão simples quanto a facilidade de digerir este alimento.

O cereal é um alimento essencial para que a digestão volte ao normal e, dentro dos cereais, o arroz é um dos poucos alimentos que pode ser consumido diariamente. Ele te ajudará a manter a microbiota saudável, ou seja, as bactérias que vivem no intestino e que te ajudam em diferentes tarefas, como a digestão e a produção de vitaminas.

Você deve estar se perguntando, será que minha digestão é boa? Provavelmente, se já estão aparecendo outros problemas de saúde, sua digestão não seja muito boa. Como é uma boa digestão? O que deve fazer? Isto é o que é recomendado pela antiga medicina Ayurveda:

  • Você não deve ter mal-estares: gases ou arrotos em excesso, inchaço, dor, acidez, refluxo, etc.
  • Deve ir ao banheiro diariamente: uma ou duas vezes, sendo que as fezes devem ser bem formados (nem muito moles, nem em bolinhas), não devem ser muito pegajosas ou grudarem no vaso, e você não deve ter dificuldade para se limpar.
  • Sua matéria fecal não deve ter muito cheiro e sua cor deve ser intermediária.
  • Além disso, ela deve boiar e não devem ser vistos restos de alimentos nela.

Do contrário, sua digestão não é completamente saudável e, provavelmente, esteja gerando toxinas que circulam pelo seu corpo, ficando acumuladas e te deixando doente.

O que não pode comer quando o colesterol está alto?

Você já viu que quem tem colesterol alto pode comer arroz integral. Uma dieta rica em gorduras sempre está relacionada com o aumento do colesterol no sangue. É verdade que certos alimentos com gordura não saudável podem fazer com que seu corpo não fique em equilíbrio e que os níveis de colesterol piorem nos exames de laboratório, mas não são as únicas coisas que você deve tentar evitar:

Gorduras não saudáveis

Comer em excesso alimentos como a carne vermelha, o ovo, frituras ou pães com óleo vegetal claramente dificultam sua digestão e podem alterar seus lipídios, entre outros problemas de saúde. Por isto, você deve evitá-los.

Alimentos processados

Produtos muito processados que possuem conservantes, corantes, açúcares, sal ou farinha refinada, óleo vegetais, entre outros, são realmente pouco saudáveis. Seu corpo não os reconhece adequadamente, são difíceis de digerir e pioram seu estado de saúde.

É por isso que é melhor optar por alimentos o mais naturais possível. Os melhores são os que você consegue adquirir na sua região e que estejam na temporada. São estes os que realmente deve consumir.

Óleos vegetais

A maioria dos óleos usados no preparo de produtos panificados ou em produtos processados (biscoitos, molhos, cremes, etc.) são óleos vegetais pouco saudáveis.

O óleo de palma, de soja e de canola são as piores opções, inclusive na hora de preparar seus alimentos. A maioria deles costuma ser obtida de cultivos com alta aplicação de agrotóxicos e o pior é seu refinamento: são aplicadas substâncias prejudiciais para a saúde, inclusive derivados do petróleo. E isto fica ainda pior quando são reutilizados para cozinhar.

Por isso, não é recomendado que você consuma alimentos que os possuam.

Você consome alimentos saudáveis e tem colesterol alto?

Isto pode ocorrer por diversos motivos.

Você pode comer alimentos que acredita que são saudáveis e ainda assim tem p colesterol alto, isto porque, como vimos, o mais importante é que eles sejam digeridos apropriadamente. E, neste caso, estão incluídos diversos fatores:

  • Quão simples são estes alimentos.
  • Como você os combina.
  • Se você deixa um tempo adequado entre as refeições para que sejam bem digeridas.
  • Se inclui ou não cereais integrais em sua alimentação.
  • Se come em excesso produtos naturais de difícil digestão, como por exemplo, frutos secos.
  • Se em sua alimentação não consome gorduras saudáveis.
  • Seu estado de ânimo.

Em resumo, não é tão simples assim, porque nem todo mundo fica bem com as mesmas coisas. A melhor coisa a se fazer é consultar um(a) médico(a), que te avaliará de forma geral, bem como a quantidade de colesterol que possui.

No seguinte artigo você pode encontrar os alimentos para te ajudar a diminuir o colesterol.

Remédios caseiros para diminuir o colesterol

Além de se alimentar com arroz integral se você tiver colesterol alto, a seguir, te damos algumas recomendações da medicina natural que te ajudarão a melhorar seu colesterol e sua digestão:

  • Ghee: como comentamos acima, a adição de gorduras saudáveis é necessária pra normalizar a quantidade de colesterol. Estamos acostumados a acreditar que o "light", "zero" ou "baixo em calorias" é o mais adequado, mas isto é relativo, já que seu corpo precisa de gorduras para funcionar. A mais saudável, que ajuda na digestão e a limpar o corpo de toxinas é a manteiga ghee ou manteiga clarificada.
  • Cominho: preparado em infusão é excelente para diminuir o colesterol no sangue assim como para melhorar sua digestão. Em um litro de água quente coloque 20 sementes (não mais que isso) de cominho, tampe o recipiente e deixe em repouso por 10 minutos. Beba esta chá morno ao longo do dia, diariamente e sem adicionar qualquer adoçante. Você também pode incluir algumas sementes nos seus pratos.
  • Gengibre: é um excelente anti-inflamatório e ajuda a limpar o corpo, assim como o excesso de colesterol. É melhor que seja em pó, já que seu sabor é mais suave e favorece a digestão de todas as pessoas sem causar acidez. Como prepará-lo? Utilize a medida de meia colher de café em uma xícara de água quente (se achar muito forte pode pôr menos). Deixe em descanso tampado por 10 minutos, beba quando estiver morno. Também não deve ser adoçado.
  • Ômega: estes ácidos graxos costumam ser encontrados em grandes quantidades em diferentes alimentos. Têm sido associados a melhoras nas quantidades de colesterol, mas nem sempre funcionam, por quê? Porque nem sempre são combinados de forma adequada e nem sempre ajudam a melhorar a digestão. Podem ser encontrados nos peixes e na chia.

Você pode saber quais são os valores normais de colesterol neste outro artigo.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? - Remédios caseiros para diminuir o colesterol

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem colesterol alto pode comer arroz?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Bibliografia
  • Gupta L, Khandelwal D. Pragmatic selection of cooking oils. J Pak Med Assoc. 2017 Jun;67(6):957-958. PMID: 28585605.
  • Slavin JL, Lloyd B. Health benefits of fruits and vegetables. Adv Nutr. 2012 Jul 1;3(4):506-16. doi: 10.3945/an.112.002154. PMID: 22797986; PMCID: PMC3649719.
  • Na-Nakorn K , Kulrattanarak T , Hamaker BR , Tongta S . Starch digestion kinetics of extruded reformed rice is changed in different ways with added protein or fiber. Food Funct. 2019 Aug 1;10(8):4577-4583. doi: 10.1039/c9fo00521h. Epub 2019 Jul 22. PMID: 31328214.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quem tem colesterol alto pode comer arroz?
1 de 3
Quem tem colesterol alto pode comer arroz?

Voltar ao topo da página