Partilhar

Pressão no pescoço e garganta: causas

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 29 junho 2018
Pressão no pescoço e garganta: causas

Você alguma vez sentiu pressão no pescoço e também na garganta? Ignorou a sensação e nunca consultou um médico para conhecer a verdadeira origem do problema? Esta sensação pode estar impedindo que você esteja tranquilo e faça suas atividades habituais, sendo essencial consultar um médico para identificar uma das muitas causas dessa condição. Para que você visite o seu médico com algum conhecimento sobre as possíveis causas da pressão na garganta e no pescoço, o ONsalus preparou um artigo que explica tudo o que você deve saber antes da consulta. Continue lendo e descubra as causas da pressão no pescoço e garganta!

Sensação de pressão no pescoço e garganta

A pressão no pescoço e garganta pode ser provocada por:

  • Problemas para engolir: a deglutição é o ato de engolir os alimentos para que passem ao esófago e, posteriormente, ao estômago. Quando existem problemas na deglutição existe uma sensação de que toda a comida fica presa na garganta, produzindo uma dor nessa zona que irradia para o pescoço.
  • Infecções virais ou bacterianas: infecções que afetam a garganta e que, além de dor, provocam inflamação e uma pressão característica na mesma, além de uma pressão anormal no pescoço.
  • Amigdalite.
  • Alergia: a determinamos medicamentos ou alimentos, a alergia provoca pressão na garganta e pescoço que dificulta a respiração.
  • Refluxo gastroesofágico.
  • Problemas respiratórios: asma, bronquite, tosse, tuberculose.
  • Estreitamento das vias respiratórias superiores, que podem ser ao dormir ou por uma posição posterior da língua, provocando pressão na garganta.
  • Distúrbios emocionais: estresse, ansiedade e pânico.
  • Cisto tireoglosso: provoca pressão no pescoço.
  • Disfunções da articulação temporomandibular: provoca pressão no pescoço, o que pode ser diagnosticado por um cirurgião maxilofacial através de uma TAC (tomografia computorizada) que desse jeito examina as estruturas ósseas e identifica possíveis alterações.
Pressão no pescoço e garganta: causas - Sensação de pressão no pescoço e garganta

Sintomas da pressão no pescoço e garganta

A pressão no pescoço e na garganta não é algo alarmante. No entanto, pode interferir nas atividades de rotina pela sensação que provoca. Embora os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, algumas das consequências mais habituais são:

  • Sensação de desconforto.
  • Dor no pescoço e na garganta em casos de infecção ou trauma na zona.
  • Dificuldade para engolir ou digerir os alimentos pela pressão no pescoço e na garganta.
  • Algumas pessoas se queixam de sensação de enforcamento no grau de pressão sentida. Também podem indicar sentir um "nó" na garganta e uma sensação de pesadez no pescoço.
Pressão no pescoço e garganta: causas - Sintomas da pressão no pescoço e garganta

Pressão no pescoço ou garganta: recomendações e tratamentos

Se você sofre de pressão no pescoço ou garganta e não sabe o que pode estar provocando o sintoma, em seguida indicamos vários conselhos e recomendações para que você saiba o que fazer:

  • Se você sofre de ansiedade, estresse ou pânico e sente essa pressão como se estivesse perdendo o ar, recomendamos que consulte um especialista como o psicólogo para que ele indique a terapia necessária para a condição. Muitos especialistas recomendam fazer yôga para diminuir o grau de estresse. Além disso, deixamos alguns truques para curar a ansiedade.
  • Se você apresenta disfagia, dificuldade em engolir ou deglutir, recomendamos que consulte o seu médico. Essa é uma condição grave porque afeta o jeito que você come e a nutrição. O médico pode considerar uma cirurgia ou uma modificação na deglutição, ou seja, cortar alimentos em pequenos pedacinhos para que sejam mais fáceis de ingerir, comer com calma e sem tensões, além de se sentar com postura reta.
  • Se você tem infecção viral ou bacteriana, deve consultar o médico do mesmo jeito para que ele receite os fármacos ideais que podem ser derivados de penicilina e, em caso de alérgicos, clindamicina ou azitromicina para erradicar o problema.
  • Em caso de alergia que provoca pressão no pescoço e garganta, devem ser tomados medicamentos antialérgicos como os anti-histamínicos. Se o período de alergia já for avançado, o médico pode aplicar adrenalina subcutânea para eliminar o quadro alérgico.
  • Em caso de ocorrências na ATM, a articulação temporomandibular, o especialista que é o cirurgião maxilofacial será a pessoa indicada para resolver o problema e diagnosticar a sua origem. Isso pode ser feito através de exames de diagnóstico como a TAC ou e a exploração clínica.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pressão no pescoço e garganta: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Pressão no pescoço e garganta: causas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Rayane
Bom é o mesmo que eu sinto e isso vem do estômago é refluxo e mal digestão. Ela tem que ter uma alimentação leve e nada de industrializados, procure uma nutricionista pra passar uma dieta pra ela pra refluxo.
Kezia
Olá... tenho uma filha de 14 anos que sofre com pressão no pescoço e mal estar após às refeições, e principalmente à noite, já faz dois dias que ela não consegue dormir por queixar-se de agonia ná garganta
que À faz arrotar sem parar
vou tentar explicar:
ela disse que começa à sentir uma sensação horrível! como se tivesse algo preso em sua garganta, e do nada ela sente vontade de arrotar, ela disse que enquanto arrota sente um alívio que dura pouco tempo e que depois retorna de novo, disse também que consegue sentir o gosto da refeição que teve durante o dia e queimação no estômago.
tem horas que ela tem dificuldades para engolir à própria saliva! à boca fica seca... já tem um certo tempo que ela vem sentindo isso...
isso vem e fica um bom tempo prejudicando ela
ai depois do nada some por um bom tempo e ela fica toda feliz!
mas ai depois do nada volta de novo!
Ela também sente essa pressão que vocês falaram e até eu mesma já vi
queria muito poder ajudar minha filha não aguento mais ve-la assim...
levei ela uma vez no médico mas ele disse que não era nada demais...
acho que tem haver com à alimentação dela mas não sei que alimentos comprar por favor tenham dó de mim me mandem uma lista de que alimentação é adequada para ela... desde já agradeço... 💔😢

Pressão no pescoço e garganta: causas
1 de 3
Pressão no pescoço e garganta: causas

Voltar ao topo da página