Partilhar

Como usar babosa para estrias

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 5 março 2020
Como usar babosa para estrias

O aloé vera, mais conhecido como babosa, pode te ajudar a eliminar as estrias vermelhas e diminuir a visibilidade das estrias brancas em menos tempo do que o esperado. Esta planta medicinal tem grandes efeitos hidratantes, reparadores e rejuvenescedores que são ideais para recompor as fibras de colágeno e elastinas que quebraram e causaram o aparecimento destas antiestéticas linha ou marcas na pele. As estrias aparecem quando as fibras elásticas da pele se rompem, o que pode acontecer por vários motivos, como as mudanças bruscas de peso, uma má alimentação, o estresse, fatores genéticos, a gravidez, etc. Embora todas as pessoas possam apresentá-las, são muito mais comuns entre o sexo feminino. A seguir, neste artigo do ONsalus, mostramos com detalhes como usar babosa para estrias com 6 receitas naturais, uma forma natural e eficaz de reduzi-las e melhorar a aparência da pele.

Também lhe pode interessar: Como usar borra de café para estrias

Propriedades da babosa para estrias

O aloe vera ou babosa é uma das melhores plantas existentes para o cuidado da pele, pois contém uma infinidade de propriedades que podem nos ajudar a melhorar nossa saúde e beleza. Especificamente, suas propriedades hidratantes, reparadoras e regeneradores são as que a tornam em um dos mais eficazes remédios caseiros para eliminar as estrias. A seguir, explicamos com mais detalhes quais são as propriedades da babosa para as estrias:

  • Hidrata a pele profundamente: é muito rico em água e sua riqueza em vitaminas e minerais permitem hidratar a pele profundamente. Chega até as camadas mais intensas, reparando os tecidos mais difíceis e ajuda a reter a umidade da pele.
  • Estimula a produção de colágeno: graças às auxinas e as giberelinas (hormônios) que contêm, ajuda com que a produção natural de colágeno fique ativa e, por fim, para prevenir as estrias, já que aparecem quando as fibras de colágeno e elastina da pele se rompem.
  • Repara as células: seus componentes antioxidantes têm a capacidade de reparar as células que formam a pele e ajudam com que estas se mantenham jovens e saudáveis.
  • Atenua cicatrizes e marcas: contém muita vitamina C e E, dois nutrientes que ajudam a reduzir as marcas, manchas e cicatrizes da pele, etc.
  • Rejuvenesce a pele: além de estimular a produção de colágeno, protege a pele dos radicais livres, fazendo com que os tecidos se mantenham firmes, elásticos e jovens por mais tempo.

Babosa para estrias brancas

As estrias brancas são as mais difíceis de eliminar, pois estas marcas adquirem esse tom esbranquiçado com o passar do tempo, diferente das vermelhas ou roxas. Contudo, sempre é possível reduzir sua visibilidade, sobretudo daquelas linhas brancas mais marcadas ou de grande tamanho. A babosa pode ser uma boa solução neste caso, mas será muito importante que este seja o mais pura possível, para assim ter bons resultados e conseguir disfarçar estas estrias brancas em algumas áreas do nosso corpo.

O mais recomendável é utilizar o gel puro que há no interior das folhas da planta ou ir a uma farmácia ou loja de produtos naturais para comprar um gel de babosa o mais puro possível. Os melhores tratamentos para eliminar as estrias brancas com babosa são os seguintes:

Gel de babosa puro

  1. Se você dispõe de uma planta de babosa em casa, corte uma das folhas na base e em seguida corte as extremidades e a ponta dessa folha, para retirar todos os espinhos. Depois, corte-a ao meio e tire o líquido gelatinoso de seu interior com a ajuda de uma colher.
  2. Utilize o gel da aloe vera para aplicá-lo diretamente sobre a pele com estrias, preferencialmente depois do banho, que é o momento no qual a pele absorve melhor os nutrientes.
  3. Massageie a área com as mãos até que o aloe vera tenha sido completamente absorvido.
  4. Faça o tratamento diariamente para notar os resultados mais rapidamente.

Babosa e abacate

O abacate é outro dos produtos naturais mais eficazes para reduzir as estrias, já que também é regenerador, hidratante e estimula a produção de colágeno e elastina. Por isso, uma máscara de aloe vera e abacate pode ser uma excelente forma de fazer com que as estrias brancas sejam muito menos visíveis.

  1. Corte 1 abacate pela metade e extraia a polpa.
  2. Em um recipiente, despeje o gel de aloe vera, a polpa do abacate e 1 colher de azeite de oliva, de amêndoas ou de coco. Escolha o óleo que preferir.
  3. Amasse e mistura os ingredientes com um garfo até criar uma pasta homogênea.
  4. Coloque o creme antiestrias obtido sobre a pele limpa e faça uma massagem circular na área para estimular a circulação sanguínea.
  5. Deixe agir durante 20 minutos.
Como usar babosa para estrias - Babosa para estrias brancas

Creme caseiro com babosa para estrias

Outra forma de usar babosa para estrias e conseguir uma pele mais bonita e hidratada é preparar cremes caseiros com babosa e outros produtos naturais anti-estrias, e aplicá-los sobre a pele afetada. Descubra a seguir quais são as melhores receitas tanto para eliminar as estrias vermelhas (mais recentes) quanto para reduzir as de cor branca (mais antigas).

Babosa com óleo de coco para estrias

  1. Em um recipiente, adicione 1/2 xícara de gel de aloe vera puro e 1/2 xícara de óleo de coco orgânico.
  2. Adicione também umas 3 ou 4 gotas de qualquer óleo essencial. Este é opcional.
  3. Misture os ingredientes até ficarem homogêneos.
  4. Aplique o creme sobre a área com estrias fazendo massagens circulares até que a pela absorva-o. O óleo de coco ajuda a atenuá-las e preveni-las graças as vitaminas E e K que ele contêm.

Creme de babosa e café

  1. Em um recipiente, faça uma mistura com 1/2 xícara de gel de aloe vera e 2 colheradas de café moído.
  2. Quando obtiver uma pasta homogênea, adicione um pouco de água e 1 colherada de azeite de oliva.
  3. Aplique a pasta sobre as estrias e faça massagens circulares durante alguns minutos.
  4. Deixe agir durante 20 minutos e, por fim, retire com água morna.

Creme de babosa com vitamina E

  1. Basta misturar 1/4 de xícara de gel de babosa com o líquido que há no interior de 7 cápsulas de vitamina E. Esta vitamina é um grande antioxidante que repara e rejuvenesce os tecidos, atenuando todos os tipos de marcas e cicatrizes.
  2. Aplique a mistura obtida sobre a pele e espalhe-a com massagens suaves e circulares.
  3. Deixe que a pele a absorva por completo.

Creme de babosa, mel e óleo de amêndoas

  1. Misture 1 copo de gel de aloe vera com 2 pequenas colheradas de mel orgânico.
  2. Aplique 2 pequenas colheradas de óleo de amêndoas na mistura anterior.
  3. Aplique o creme caseiro para estrias na área que desejar e deixe agir durante 30 minutos.
Como usar babosa para estrias - Creme caseiro com babosa para estrias

Conselhos para acabar com as estrias

  • Siga uma dieta equilibrada e saudável, que ajude a manter a pele saudável e com uma aparência firme, elástica e suave. É importante consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, como vegetais e frutas, óleos, cereais, legumes, etc.
  • Beba água em abundância durante o dia.
  • Faça exercícios físicos e evite o sedentarismo.
  • Evite dietas rigorosas e "milagrosas" que podem causar um efeito rebote.
  • Evite o tabagismo.
  • Utilize cremes para a estrias depois do banho.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar babosa para estrias, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Escrever comentário sobre Como usar babosa para estrias

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar babosa para estrias
1 de 3
Como usar babosa para estrias

Voltar ao topo da página