Partilhar

A circuncisão aumenta o tamanho?

 
Por Leonardo Simon. 28 agosto 2019
A circuncisão aumenta o tamanho?

Todos os homens ao nascer têm a glande coberta por uma pele, que tem o nome de prepúcio, e que é retirada em muitos recém nascidos por meio da circuncisão. Conforme os dados calculados em 2007 pela Organização Mundial da Saúde, estima-se que 30% da população masculina mundial é circuncidada.

Apesar de muitas vezes ser removido cirurgicamente, o prepúcio nos homens está associado a aspectos sociais e religiosos. Além disso, foi demonstrado que são conseguidos alguns benefícios médicos ao longo da vida do homem, embora possam ser de pequenas proporções. Por outro lado, é possível que algumas pessoas se perguntem "a circuncisão aumenta o tamanho do pênis?". Se você é dos que têm esta dúvida, te convidamos a ler o seguinte artigo do ONsalus com toda a informação necessária sobre circuncisão.

Circuncisão: quando é feita

Em vários lugares do mundo, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Oriente Médio, a circuncisão é realizada rotineiramente nos filhos homens nas primeiras semanas após o nascimento. Geralmente, submete-se a criança a esta cirurgia devido a aspectos religiosos, tradições familiares, culturais ou sociais, ao invés de ser por uma recomendação médica, por isso que não fazer a circuncisão do filho, em geral, não provoca em si problemas de saúde nem afeta sua capacidade sexual na fase adulta.

Por outro lado, fazer a circuncisão pode ser o tratamento adequado para resolver algumas doenças que o homem pode vir a apresentar, inclusive na fase adulta, caso não tenha removido o prepúcio quando criança. Apenas nestas circunstâncias o especialista pode considerar a circuncisão como medicamente necessária. Se o paciente sofre das seguintes condições pode-se optar por retirar o prepúcio:

  • Fimose: é a impossibilidade de descobrir a glande, seja total ou parcialmente, porque a abertura do prepúcio é mais estreita e não permite a retração. É normal que os homens, ao nascerem, tenham fimose fisiológica, mas esta desaparece com o tempo e não costuma requerer cirurgia.
  • Parafimose: ocorre quando o prepúcio está retraído por trás da glande e não pode ser deslizado de sua posição normal, ficando preso. Se esta condição é prolongada pode começar a inflamar a região e estrangular a glande, evitando o fluxo sanguíneo adequado ao mesmo tempo em que pode levar a complicações no pênis, como a gangrena.
  • Infecções urinárias recorrentes: o constante desenvolvimento de infecções pode ser a causa de uma limpeza ruim do prepúcio ou uma retração inadequada do mesmo, o que favorece o acúmulo de agentes patógenos.
  • Balanite xerótica: é uma doença inflamatória grave e progressiva que afeta a glande e a pele do prepúcio. Se não é tratada a tempo pode causar dor, bolhas, sangramento, lesões sérias na região afetada e outras complicações que causam problemas ao urinar e ao ter relações sexuais.
  • Prepúcio redundante: a circuncisão pode ser recomendada quando o excesso de pele do prepúcio gera dificuldades durante o ato sexual, ao urinar ou para manter uma higiene genital adequada.
A circuncisão aumenta o tamanho? - Circuncisão: quando é feita

A circuncisão aumenta o tamanho do pênis?

É possível que algumas pessoas pensem que submeter o homem à circuncisão, seja ao nascer ou quando já é adulto, favorece o desenvolvimento do pênis e faz com que este fique maior. É importante esclarecer que por meio desta cirurgia o que se consegue é retirar parcial ou totalmente o prepúcio, que é a pele que recobre a glande quando o pênis está flácido e, portanto, a ponta do pênis fica permanentemente descoberta, até mesmo sem ereção.

O prepúcio geralmente pode ser retraído facilmente e não gera problemas durante o ato sexual ou ao urinar, pelo contrário, tem entre suas funções a de proteger e manter úmida a glande, além de ser um órgão muito sensível que aumenta o prazer sexual agindo como o clitóris nas mulheres. Por isso, fazer a circuncisão não aumenta o tamanho do pênis, já que normalmente o prepúcio pode deslizar para frente ou para atrás da ponta do pênis, sem ser uma dobra de pele que impede o crescimento do órgão reprodutor.

Entretanto, alguns homens podem perceber que depois da circuncisão o pênis fica mais comprido, mas isto é apenas um efeito visual pela permanência da glande descoberta. No caso de se ter um complexo com o tamanho ou a pessoa considerar que seu pênis é pequeno (o normal é que este meça em média 13 centímetros estando ereto), o ideal é consultar um especialista e não recorrer aos produtos ou procedimentos que afirmam conseguir este aumento, uma vez que estes contam com pouco respaldo científico e muitas vezes os riscos podem ser maiores.[2]

A circuncisão aumenta o tamanho? - A circuncisão aumenta o tamanho do pênis?

Benefícios da circuncisão

Embora a circuncisão não aumente o tamanho do pênis, existem vários benefícios médicos que acompanham esta cirurgia, mas os mesmos não são suficientes para declarar que é essencial submeter o homem a esta prática se não sofre de alguma doença associada ao prepúcio, já que só diminui levemente o risco de sofrer certas condições[3]. Entre os principais benefícios em pacientes circuncidados destacam-se:

  • Facilita a limpeza da glande e da pele ao seu redor.
  • Estar menos propenso a ter infecções no trato urinário.
  • Ter um menor risco de contrair HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
  • Haver uma menor probabilidade de ter infecções no prepúcio.
  • Prevenir a fimose.
  • Ter baixa probabilidade de desenvolver câncer de pênis.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A circuncisão aumenta o tamanho?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Referências
  1. Organização Mundial de Saúde. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2007/pr10/es/
  2. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/sexual-health/in-depth/penis/art-20045363
  3. Academia Americana de Pediatria. Disponível em: https://www.healthychildren.org/spanish/ages-stages/prenatal/decisions-to-make/paginas/circumcision.aspx

Escrever comentário sobre A circuncisão aumenta o tamanho?

O que lhe pareceu o artigo?

A circuncisão aumenta o tamanho?
1 de 3
A circuncisão aumenta o tamanho?

Voltar ao topo da página