Saúde sexual do homem

Tirar o freio do prepúcio aumenta o tamanho do pênis?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 22 fevereiro 2021
Tirar o freio do prepúcio aumenta o tamanho do pênis?

Você está pensando em aumentar o tamanho do seu pênis? Há muitas alternativas oferecidas no mercado, algumas com resultados reais e outras não. Existem diversos tratamentos não cirúrgicos e outros que envolvem cirurgia. Pílulas, bombas penianas e até extensores penianos surgem como opções mágicas para este problema que cada vez mais preocupa os homens.

Para entender realmente quais são as possibilidades de aumento peniano, comentamos todas elas neste artigo do ONsalus. Está interessado em saber se tirar o freio do prepúcio aumenta o tamanho do pênis? Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como soltar o prepúcio sem dor

Índice

  1. Qual é a função do freio do pênis?
  2. Quando é indicada uma frenuloplastia do pênis?
  3. Tirar o freio do prepúcio aumenta o tamanho do pênis?
  4. Como o freio do pênis é tirado?

Qual é a função do freio do pênis?

Na ponta do pênis fica a glande, a qual é coberta por uma porção de pele chamada prepúcio. O freio do pênis é a parte que une diretamente o prepúcio ao pênis.

Este freio é uma formação de pele com certas características:

  • É fibroso;
  • Elástico;
  • E flexível.

Isto torna possível que o prepúcio seja retraído corretamente, permitindo desta forma que a glande fique completamente descoberta.

Quando é indicada uma frenuloplastia do pênis?

Em alguns casos, o freio peniano é muito curto e não permite que o prepúcio seja retraído. Neste caso, é dito que o freio é curto.

A frenuloplastia é uma intervenção cirúrgica simples que normalmente é feita com anestesia local. É indicada nos seguintes casos:

  • Se o freio é muito curto e interfere no movimento do prepúcio;
  • Em alguns casos de fimose, ou seja, quando o prepúcio não desce corretamente. No seguinte artigo, explicamos como saber se tenho freio curto ou fimose;
  • Quando há dor durante as relações sexuais (situação conhecida como dispareunia masculina);
  • Quando há desconforto estético por causa do freio curto;
  • Se existe alguma possibilidade dele ser rasgado durante o sexo;
  • Quando a higiene adequada da glande não pode ser feita devido à impossibilidade de retrair o prepúcio.

Tirar o freio do prepúcio aumenta o tamanho do pênis?

A preocupação com o tamanho do pênis é algo bastante frequente em consultórios de urologia e sexologia, mas na maioria das vezes não tem fundamento.

Existe uma imagem idealizada, que é um produto do mercado pornográfico e da publicidade, de que pênis normais são maiores do que realmente são do ponto de vista médico. A partir disso, surge a ansiedade e a preocupação sobre se o pênis é pequeno ou não. Um pênis é considerado de tamanho normal quando:

  • Em estado flácido mede de 8 a 13 cm;
  • Ereto mede de 13 a 18 cm.

Tamanhos menores não costumam ser frequentes, portanto, é provável que você não precise de intervenções especiais para aumentar seu pênis.

É possível aumentar o pênis sem cirurgia?

Existem vários produtos que prometem o aumento peniano como:

  • Pílulas para aumentar o pênis;
  • Bombas penianas;
  • Extensores penianos.

Às vezes, estes podem ser utilizados no período de pós-operatório de certos problemas médicos, como a doença de Peyronie ou a cirurgia para remover um câncer de próstata, mas não somente com propósitos estéticos.

Também existem alguns exercícios que, feitos frequentemente, poderiam proporcionar um aumento muito pequeno depois de muito tempo praticando-os. São os chamados exercícios de jelqing.

A verdade é que a grande maioria deles não têm um efeito real sobre o tamanho do pênis. Ninguém demonstrou cientificamente aumentar eficazmente o órgão sexual masculino.

Aumentar o pênis cirurgicamente

Existem alguns procedimentos cirúrgicos realizados por urologistas que têm como objetivo aumentar o pênis ou também dar uma aparência melhor ao órgão sexual masculino. Entre as técnicas mais utilizadas estão:

  • Corte do ligamento suspensório e ligamentos fundiformes: estes são responsáveis por manter o pênis em sua posição. O ligamento suspensório é o responsável por unir este órgão ao púbis(que é um osso da pélvis). O corte dos mesmos é um procedimento no qual se tira a fixação do pênis, fazendo com que a parte do mesmo que ficava dentro do abdômen fique para fora. Esta cirurgia pode alcançar um aumento de 15 a 30 milímetros. É a que apresenta melhores resultados e pode ser complementada com algumas das outras técnicas.
  • Lipoaspiração: a aspiração da gordura localizada acima do pênis, na área supra púbica, pode fazer com que a aparência do pênis melhore, já que o pênis não estará parcialmente oculto pelo excesso de tecido. Uma forma de melhorar isto sem cirurgia é tentando adotar hábitos de vida saudáveis. Exercícios físicos e uma alimentação saudável podem fazer com que perca esses quilos a mais, se sinta bem e seu corpo também aparente estar melhor.
  • Escrotoplastia: o escroto é a pele que recobre os testículos. Trata-se de remover o excesso de pele que alguns homens podem ter na área do escroto.

Tirar o freio aumenta o tamanho do pênis?

Não, tirar o freio não aumenta o tamanho do pênis. Como vimos, a frenuloplastia é indicada em casos especiais nos quais o freio é muito curto ou fibroso e não permite que o prepúcio seja retraído.

As cirurgias para aumento de pênis têm resultados satisfatórios?

Estudos científicos demonstraram que após a cirurgia de aumento de pênis os pacientes costumam continuar insatisfeitos, mesmo conseguindo o aumento de tamanho do pênis.

Isto acontece porque na maioria das vezes não há um problema de tamanho real, mas sim um distúrbio dismórfico peniano ou dismorfofobia. Explicando de forma simples: o pênis é normal, mas o homem percebe ele pequeno.

É por isso que as técnicas cirúrgicas anteriormente descritas devem ser reservadas para casos pontuais e específicos. O trabalho deve ser mais sobre aceitação corporal e pessoal, trabalhando a autoestima e explorando a sexualidade além do tamanho do pênis.

Como o freio do pênis é tirado?

Como comentamos anteriormente, a cirurgia para cortar o freio do pênis ou frenuloplastia é uma cirurgia relativamente simples. É feita por um urologista, embora também possa ser praticada por especialistas em cirurgia geral treinados para isso.

Pode ser feita com anestesia local e, às vezes, pode ser feita com sedação completa para aqueles pacientes que precisarem disso.

Dependendo da experiência do profissional, o tipo de freio ou a técnica utilizada para operar, a cirurgia dura um tempo estimado de meia hora.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tirar o freio do prepúcio aumenta o tamanho do pênis?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Li CY, Kayes O, Kell PD, Christopher N, Minhas S, Ralph DJ. Penile suspensory ligament division for penile augmentation: indications and results. Eur Urol. 2006 Apr;49(4):729-33. doi: 10.1016/j.eururo.2006.01.020. Epub 2006 Jan 31. PMID: 16473458.
  • Hehemann MC, Towe M, Huynh LM, El-Khatib FM, Yafi FA. Penile Girth Enlargement Strategies: What's the Evidence? Sex Med Rev. 2019 Jul;7(3):535-547. doi: 10.1016/j.sxmr.2018.11.003. Epub 2019 Jan 4. PMID: 30612977.
  • Abo-Hedibah SA, Badawi AN, Aly SA, Ismail SRM, Elmokadem AH. Penile girth augmentation by injectable fillers: a comprehensive review of imaging features and inflammatory complications. Abdom Radiol (NY). 2020 Oct 10. doi: 10.1007/s00261-020-02788-w. Epub ahead of print. PMID: 33040174.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Tirar o freio do prepúcio aumenta o tamanho do pênis?