Partilhar

Manchas escuras na glande, o que pode ser?

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 27 março 2019
Manchas escuras na glande, o que pode ser?

A presença de manchas escuras no pênis é uma condição muito comum que costuma gerar grande preocupação no universo masculino. Por surgir com frequência, pode ser difícil distinguir o que é ou não normal no caso da glande. A presença de hormonas masculinas pode fazer com que cada membro possua características particulares, o que dificulta ainda mais o processo para determinar se uma mancha é benigna ou não. Por isso, em ONsalus, identificamos as causas mais frequentes das manchas escuras na glande, tendo em conta os diferentes sintomas de cada uma. Fique atento para qualquer alteração significativa na pele do pênis e consulte um especialista caso apresente sintomas anormais.

Também lhe pode interessar: Esperma com cheiro forte: o que pode ser

Manchas escuras na glande, o que pode ser?

Perante o aparecimento de manchas na zona íntima masculina, é normal que exista preocupação e necessidade de entender a sua origem. Confira as possíveis causas das manchas escuras na glande:

  • Máculas melanóticas ou lenticulares
  • Hematomas ou traumatismos
  • Fungos
  • HPV
  • Sífilis
  • Chancro
  • Linfogranuloma venéreo
  • Granuloma inguinal
  • Balanite
  • Câncer

Para saber identificar cada uma destas possíveis causas das manchas escuras no pênis, continue lendo.

Sintomas para além das manchas

Para determinar as causas das manchas escuras na glande, é essencial estar atento para o aparecimento de outros sintomas relacionados. Esteja alerta para detalhes como:

  • O formato das manchas, se as mesmas são lisas e com extremidades regulares, sem a presença de úlceras ou pústulas de nenhum tipo.
  • Se existe dor ou incômodo na mancha ou na glande.
  • Se as manchas causam coceira.
  • Presença de lesões relevantes que produzam algum tipo de secreção.
  • Se as manchas surgiram após um golpe ou hematoma ou depois de usar algum objeto que possa sugar a glande, como as bombas sexuais.

Todos estes detalhes são essenciais para determinar as possíveis causas destas marcas.

Máculas melanóticas ou lenticulares

A pele que cobre o pênis é sensível, podendo apresentar processos semelhantes aos que ocorrem no resto da nossa pele e provocar manchas na zona. As máculas melanóticas, também conhecidas como lenticulares, consistem na hiperpigmentação benigna da pele genital caracterizada pelo aparecimento de manchas planas com tons diferentes e formato irregular, agrupadas na mesma zona do pênis.

Estas manchas são de caráter benigno e não estão associadas ao aparecimento de melanoma no futuro. O seu crescimento pode ser muito lento e progressivo e, devido ao seu caráter benigno, não necessitam de ser tratadas de nenhuma forma quando são diagnosticadas.

Possíveis hematomas ou traumatismos

Os traumatismos na glande, ou até mesmo o uso de brinquedos sexuais de sucção na zona como bombas de vácuo para o pênis, também podem provocar manchas escuras na glande que são facilmente confundidas com outro tipo de lesão.

Estas marcas desaparecem sozinhas, pois consistem em hematomas comuns que podem surgir na pele após qualquer trauma. De qualquer forma, se você sentir dor intensa ou se o hematoma aumentar de tamanho, é essencial consultar um urólogo de imediato.

Em alguns casos, podem surgir hematomas sem causa aparente, pelo que também é conveniente estar atento ao aparecimento desse sintoma.

Manchas escuras que coçam

Quando a presença de manchas escuras no prepúcio é acompanhada de coceira que incomoda, podemos suspeitar da presença de fungos no pênis, sendo a candidíase a causa provável. Ela costuma ser transmitida pelo contato sexual com alguém que possui estes fungos, sendo solucionada com um simples tratamento antimicótico receitado pelo médico. Saiba mais sobre esta condição e o seu tratamento no artigo Fungos na glande peniana: tratamentos e sintomas.

A coceira também pode indicar o padecimento de outra condição mais séria, como é o caso do HPV. O vírus do papiloma humano pode se manifestar mediante o aparecimento de verrugas genitais de cor escura que aumentam visivelmente e que apresentam coceira e/ou úlceras. Esta doença sexualmente transmissível conta com diversos tratamentos desde a aplicação de medicamentos tópicos até tratamentos cirúrgicos como o laser, todos com bom prognóstico de recuperação.

Sempre que alguma lesão no seu pênis é acompanhada por outros sintomas como coceira, é essencial consultar um urólogo o mais rápido possível.

Manchas escuras com dor, ardência ou úlceras

Quando as manchas escuras no pênis são acompanhadas de dor, ardência ou úlceras, é essencial visitar um urólogo de imediato para ser diagnosticado o mais rápido possível. Entre as condições que provocam estes sintomas, encontramos:

  • HPV ou verrugas genitais
  • Sífilis
  • Chancro
  • Linfogranuloma venéreo
  • Granuloma inguinal
  • Balanite

Manchas que mudam de tamanho, textura ou simetria

Se as manchas escuras na glande não apresentam outros sintomas como dor, coceira, ardência ou úlceras mas você detectou que elas aumentam rapidamente de tamanho ou mudam de formato, cor ou textura, é essencial consultar um dermatologista para que ele possa examinar o problema.

Apesar do câncer de pênis ser pouco frequente, é importante fazer exames de rotina e consultar um urólogo sempre que se manifestem sintomas como a presença de protuberâncias, manchas vermelhas ou escuras com alterações significativas, protuberâncias com crostas, inflamações e zona em que a pele do pênis muda de cor.

A importância de consultar um médico

Como as manchas escuras no pênis podem ser provocadas por diversos fatores diferentes, é essencial que um médico especialista examine a zona e faça os exames que considerar oportunos para diagnosticar a origem da condição e oferecer o melhor tratamento para o seu caso (se for necessário).

Sem a avaliação correta de um profissional, é impossível determinar a origem das manchas e, muito menos, recomendar um tratamento para as mesmas, nos casos em que a condição o exige.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas escuras na glande, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Manchas escuras na glande, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Wellington Almeida Morais
Oq pode ser mancha vermelha na cabeça do pênis
Atair de Oliveira Baptista
Começou a sair umas bolinhas aroxeadas no principio do penis e está espalhando pelo saco escotral e pelo penis o que deve ser elas almentam de tamanho cfe o tempo saiu fazuns dois meses e ja estão se espalhando. obrigado
Vander bercam
Ola tenho duas machinhas que fica clara e escuras na cabeça do meu penis não doe nem nada a um tampo que apareçeu
Oi Boa tarde meu nome é Sandro
oi boa tarde meu nome é Sandro eu queria saber eu tenho uma mancha escura no meu pênis dar coceira e também ardência eu queria saber o que é esse problema
Jeff
Apareceu pintas na virilha e no meu pênis e feridas na virilha alguém sabe o q pode se ?
A sua avaliação:
Higor
Estou com manchas escuras na glande do pênis o que pode ser
Inaldo
Oi, Apareceram sinais na glande e na pele que a envolve. Não são manchas, não tem volume. São apenas sinais. Só que não estavam ali! O que pode ser e qual a causa e as consequencias?
elieoson
Existe tratamento para remover as manchas escuras da glande do pênis? Qual?
Lucas Gonçalves
Passe pomada suavicid
Daniel
Ola amigo, estou com essas manchas e eu queria saber se a indicação da pomada deu resultado?
Helder
Olá apareceu uma manchinha que não dá para identificar a cor,no meu prepucio ela não doe não coçá nem nada,só que nela tem uma parte pequena branca queria saber oq pode ser ?
Bkxl
Em mim também é assim. Vc ja sabe o que é?

Manchas escuras na glande, o que pode ser?
Manchas escuras na glande, o que pode ser?

Voltar ao topo da página