Partilhar

Propriedades do magnésio

 
Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Propriedades do magnésio

O magnésio é um mineral que cumpre diversas funções no nosso organismo, mantém o funcionamento normal dos nossos músculos e nervos, regula os níveis de glicose no sangue, ajuda a ter um sistema imunológico saudável e a que os ossos se mantenham fortes. Este mineral pode ser encontrado sobretudo nos vegetais e nas verduras de folha verde, também em alguns legumes e frutos secos. As quantidades diárias recomendadas que devemos ingerir de magnésio são entre 300 a 360 miligramas para os adultos. Por vezes, a insuficiência de magnésio no nosso organismo pode dever-se ao consumo de alguns medicamentos ou por estresse, e isso faz com que o corpo o descarte através da urina. No ONsalus.com.br mostramos a você as propriedades do magnésio.

Também lhe pode interessar: Benefícios do limão para saúde

Efeito antiestresse

A serotonina é uma substância que se encontra nos neurônios cumprindo a função de neurotransmissor e depende do magnésio, por isso podemos dizer que o magnésio ajuda a relaxar o sistema nervoso e a elevar o estado de ânimo.

Melhora o sono

Quando os níveis de magnésio estão baixos no nosso organismo, a melatonina, que é o hormônio que regula o sono, altera-se e pode desenvolver-se algum distúrbio de sono.

Relaxa e fortalece os músculos

Esta talvez seja a propriedade do magnésio que mais se fala e se conhece. O magnésio ajuda na produção de insulina, a qual incide no crescimento e fortalecimento dos nossos músculos. Além disso tem influência no relaxamento muscular, prevenindo câimbras ou lesões, também é importante para a flexibilidade. Um consumo baixo de magnésio pode fazer com que o ácido lático se acumule originando rigidez muscular e dor.

Diabetes

O magnésio diminui a concentração de açúcar no sangue, através da libertação de insulina. Sem este mineral a glicose é incapaz de chegar às células e se estes dois componentes (glicose e insulina) se acumularem, podem causar danos graves nos tecidos nervosos.

Propriedades do magnésio - Diabetes

Sistema digestivo

O nosso sistema digestivo depende das enzimas para funcionar corretamente, por isso o magnésio é necessário, uma vez que ajuda a ativar esta reação química, melhorando os nossos processos digestivos, aliviando a prisão de ventre e limpando os intestinos de toxinas. Também controla o desenvolvimento da flora intestinal.

Ossos e dentes

O magnésio ajuda na fixação do cálcio nos ossos e nos dentes porque é capaz de estimular a calcitonina, assim sendo, é uma forma de prevenir a osteoporose e as cáries. Além isso, suprime o hormônio da paratireoide, que se encarrega de decompor o osso.

Regula o pH

Outra das propriedades do magnésio é que ajuda a estabilizar o pH do nosso corpo. Um pH baixo quer dizer que o sangue tem um nível de ácido muito elevado, o que é prejudicial e perigoso para as células.

Gravidez

Para as mulheres grávidas é recomendável consumir entre 320 e 350 miligramas de magnésio por dia, uma vez que mantém o útero relaxado até ao momento adequado, evitando assim partos prematuros.

Efeitos colaterais

Não é comum ter níveis elevados de magnésio no organismo, uma vez que este se encarrega de o eliminar. Se existir um excesso, geralmente está relacionado com a sua ingestão em forma de medicamento ou suplemento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades do magnésio, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Propriedades do magnésio

O que lhe pareceu o artigo?

Propriedades do magnésio
1 de 2
Propriedades do magnésio

Voltar ao topo da página