Doenças da vagina

Coloquei um óvulo e ainda estou sentindo coceira: porquê e o que fazer

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 27 março 2024
Coloquei um óvulo e ainda estou sentindo coceira: porquê e o que fazer

É comum se perguntar por que, após a aplicação de um óvulo vaginal, a coceira continua. Essa situação é comum e pode ser devida a várias causas, incluindo o uso incorreto do óvulo vaginal, que impede que ele atue de forma eficaz contra a condição; uma infecção persistente; uma alergia a qualquer um dos componentes do óvulo vaginal; irritação, entre outras.

Aqui, no ONsalus, fornecemos mais detalhes sobre os motivos pelos quais a coceira pode persistir após a aplicação de um óvulo.

Também lhe pode interessar: Coceira na vagina - Causas e tratamentos

Índice

  1. Para que servem os óvulos vaginais?
  2. Por que continuo sentindo coceira após a inserção do óvulo?
  3. Quanto tempo a coceira pode durar após a aplicação de um óvulo
  4. Como prevenir infecções vaginais

Para que servem os óvulos vaginais?

Os óvulos vaginais são formulações sólidas, geralmente de formato oval, que contêm uma substância ativa, muitas vezes combinada com óleos vegetais ou outras substâncias, projetadas para serem inseridas na vagina. Lá, eles se dissolvem ou derretem à temperatura corporal, liberando o ingrediente ativo que contêm. Eles são projetados para fornecer medicamentos diretamente no local de ação, permitindo que uma variedade de condições ginecológicas seja tratada localmente.

Geralmente são prescritos para o tratamento de determinadas infecções vaginais, como as causadas por leveduras, bactérias ou parasitas. Nem todos os óvulos disponíveis nas farmácias são eficazes no tratamento dos sintomas específicos de cada mulher; por isso, é essencial consultar primeiro um especialista. Cabe ao médico estabelecer um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento adequado.

Por que continuo sentindo coceira após a inserção do óvulo?

Alguns dos motivos pelos quais você pode continuar a sentir coceira após a aplicação de um óvulo são:

Uso de um óvulo vaginal inadequado

Dependendo da condição, o componente ativo dos óvulos vaginais deve ser diferente. Por exemplo, para uma infecção fúngica, como a candidíase, recomenda-se o uso de antifúngicos contendo miconazol, clotrimazol ou tioconazol para ajudar a aliviar a coceira. Se a infecção for bacteriana, como na vaginose, antibióticos como a clindamicina ou o metronidazol seriam preferíveis. Há formulações de aloe vera, disponíveis para casos de irritação, que hidratam e acalmam a área afetada. Por esse motivo, é importante consultar um médico para identificar a causa da coceira e receber o tratamento adequado.

Uso de agentes irritantes

O uso de produtos irritantes, como certos produtos de higiene íntima agressivos ou sabonetes perfumados, pode causar coceira e desconforto.

Reação alérgica

Um óvulo vaginal pode conter ingredientes que causam alergia, o que, além da coceira, pode causar sintomas como vermelhidão, dor ou inflamação.

Aplicação incorreta dos óvulos vaginais

É importante seguir as instruções da bula do fabricante ou as recomendações do médico. A aplicação deve ser feita com as mãos limpas e colocando os óvulos vaginais o mais profundamente possível. A aplicação incorreta pode resultar em redução da eficácia e coceira persistente.

Infecção vaginal recorrente

Se a coceira persistir após a aplicação do óvulo, isso pode indicar uma infecção tratada inadequadamente desde o início, seja ela causada por bactérias ou fungos, que se tornou persistente.

É importante abordar esses fatores para aliviar os sintomas e garantir um tratamento eficaz.

Coloquei um óvulo e ainda estou sentindo coceira: porquê e o que fazer - Por que continuo sentindo coceira após a inserção do óvulo?

Quanto tempo a coceira pode durar após a aplicação de um óvulo

Se você não aplicar os óvulos certos com os componentes certos para cada caso, os sintomas podem piorar, pois você não está tratando a doença em si. A aplicação incorreta também não combateria a infecção. Portanto, a duração da coceira dependerá da causa principal.

Se a coceira for causada pelo uso do óvulo em si, ela poderá durar várias horas, mas se for uma reação alérgica mais grave a um componente, ela poderá persistir por vários dias e se manifestar com outros sintomas, como inflamação e irritação. É possível que a área íntima já estivesse irritada quando você aplicou o óvulo, o que poderia causar desconforto.

No entanto, se a coceira continuar após a aplicação dos óvulos vaginais, você deve consultar um médico para descartar a possibilidade de infecção ou outra causa. Além disso, antes de usar os óvulos vaginais, você precisa manter as mãos limpas e evitar coçar a área, pois isso pode causar mais irritação e levar a outras infecções.

Como prevenir infecções vaginais

Além dos itens acima, é essencial manter uma boa higiene íntima para evitar infecções. É importante ter cuidado com o tipo de detergente usado ao lavar roupas íntimas, pois alguns podem ser muito agressivos. Evite usar sabonetes que contenham perfumes e duchas higiênicas, pois essas últimas podem levar as bactérias mais profundamente.

Além disso, recomenda-se usar roupas íntimas de algodão em vez de materiais sintéticos, pois o algodão ajuda a evitar o acúmulo de umidade, favorecendo uma melhor ventilação. É importante sempre seguir as instruções de seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coloquei um óvulo e ainda estou sentindo coceira: porquê e o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Alemán Mondeja, Linet Diana, Caridad Almanza Martínez, and Octavio Fernández Limia. "Diagnóstico y prevalencia de infecciones vaginales." Revista cubana de Obstetricia y Ginecología 36.2 (2010): 62-103.
  • Cires Pujo, Miriam, et al. "Guía para la práctica clínica de las infecciones vaginales." Revista Cubana de Farmacia 37.1 (2003): 0-0.
  • Playa, C. "Evaluación de la irritabilidad vaginal causada por supositorios vaginales formulados a partir de aceite." REDVET 10.4 (2009).
  • Sobel, Jack D. "Recurrent vulvovaginal candidiasis." American journal of obstetrics and gynecology 214.1 (2016): 15-21.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Coloquei um óvulo e ainda estou sentindo coceira: porquê e o que fazer