Controlo de natalidade

Posso ter relações sexuais se trocar de pílula anticoncepcional?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 9 novembro 2023
Posso ter relações sexuais se trocar de pílula anticoncepcional?

Para as mulheres, a troca de pílulas anticoncepcionais é motivo de preocupação, pois deve ser feita corretamente para garantir que elas permaneçam protegidas contra a gravidez.

Ter relações sexuais durante a troca de pílulas anticoncepcionais é motivo de preocupação para muitos casais. Saber como mudar de uma pílula para outra é a maneira de garantir que você não tenha uma gravidez indesejada.

Se quiser trocar de pílula anticoncepcional, há coisas a considerar, como o conteúdo da pílula, ou seja, se é uma minipílula ou uma pílula combinada, mesmo que seja do mesmo tipo, mas de uma marca diferente, pois as doses podem variar entre as proporções de estrogênio e progesterona.

Para saber mais sobre se você pode ou não ter relações sexuais se mudar de pílula anticoncepcional, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual encontrará todas as informações sobre esse assunto.

Índice

  1. Posso ter relações sexuais se trocar de pílula anticoncepcional?
  2. Como trocar de pílula anticoncepcional
  3. Que sintomas posso ter ao trocar as pílulas anticoncepcionais?

Posso ter relações sexuais se trocar de pílula anticoncepcional?

Se você está pensando em trocar de pílula anticoncepcional, a primeira coisa que deve fazer é conversar com seu médico, que lhe dirá qual é a melhor para você com base em suas preferências, se você quer uma pílula com menos efeitos colaterais ou uma com um ciclo mais longo.

O fato de poder ou não ter relações sexuais após a troca da pílula anticoncepcional depende se você está tomando pílulas combinadas ou somente de progestógeno e em que fase do ciclo você se encontra. Você pode começar a tomar os dois tipos de pílulas a qualquer momento, mas talvez seja necessário usar um método anticoncepcional de reserva, como preservativos, nos primeiros sete dias.

Se você mudou para as novas pílulas logo após terminar as antigas, depois da primeira semana de pausa, o efeito contraceptivo começa a partir do primeiro dia em que você começa a tomá-las, portanto, não há risco de gravidez.

Desde que você continue a tomar as pílulas corretamente, independentemente da marca, elas continuam eficazes. A única coisa que se deve ter em mente após a troca de pílulas anticoncepcionais é que, durante esse mês, você não terá o sangramento que geralmente ocorre quando se troca de uma pílula para outra.

Se você quiser mudar o horário em que toma a pílula, não há problema: é aconselhável terminar a caixa atual no horário em que você a tem tomado e esperar para começar a tomar a próxima caixa no horário em que você quer tomá-la. Se você fizer isso, não precisará de nenhum método suplementar.

Se não quiser esperar pela próxima caixa, não deve esperar mais de 24 horas entre uma pílula e outra. Se quiser mudar da manhã para a noite, deve tomar dois comprimidos em um dia: um no horário habitual e outro no novo horário. Dessa forma, você não precisará recorrer a outro contraceptivo por uma semana.

Se você começar a tomar as pílulas combinadas, certifique-se de fazê-lo dentro de 5 dias após o início da menstruação. Dessa forma, você estará protegida contra a gravidez imediatamente e não precisará de outros contraceptivos, como preservativos.

Se você quiser mudar para uma minipílula, a proteção contra a gravidez começa dois dias após o início do uso. Nesse caso, você deve usar outro método contraceptivo, como preservativo.

Como trocar de pílula anticoncepcional

A troca de uma pílula anticoncepcional por outra deve ser feita da seguinte forma:

Mudança entre pílulas combinadas

Se quiser trocar de pílulas combinadas, você deve terminar toda a cartela de pílulas que está tomando. Quando chegar ao que seria a primeira semana, comece com a nova cartela de pílulas. Se fizer isso dessa forma, você terá proteção automática contra a gravidez e não precisará usar um método de reserva.

Outra maneira é começar a tomar a nova pílula combinada imediatamente. Se já se passaram mais de 5 dias desde o início do seu sangramento menstrual, você deve se abster de sexo ou usar um método anticoncepcional de reserva pelos próximos 7 dias.

Da pílula combinada para a minipílula

Para mudar de uma pílula combinada para uma minipílula, você pode tomá-la imediatamente, mas se já se passaram mais de 5 dias desde o último sangramento menstrual, você deve se abster de relações sexuais ou usar um método anticoncepcional de reserva nos próximos dias.

Da minipílula à pílula combinada

Se, por outro lado, você estiver mudando de uma pílula de progestagênio para uma pílula combinada, deve começar a tomar a última imediatamente. Não é necessário esperar até a próxima menstruação. Se já se passaram mais de 5 dias desde o último sangramento menstrual, você deve usar um método de reserva durante os primeiros 7 dias da nova cartela de pílulas para evitar a gravidez ou, alternativamente, abster-se de relações sexuais.

Há algumas dicas a serem seguidas para evitar a gravidez acidental ao trocar de pílula. Essas dicas incluem:

  • Não deixe intervalos: não se deve deixar um intervalo entre um método anticoncepcional antigo e o novo, é importante mudar diretamente de um para o outro. Isso ajuda a reduzir as chances de gravidez. Se você toma pílulas anticoncepcionais, não precisa terminar a cartela antes de mudar para outro método - você pode parar de tomá-las em qualquer ponto da cartela.
  • Permita a sobreposição: Geralmente, não é recomendável tomar duas pílulas anticoncepcionais ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, você poderá começar a tomar a nova pílula imediatamente, o que dará ao novo método tempo para começar a funcionar antes que o efeito da antiga passe. Seu médico poderá lhe dizer quando sobrepor as pílulas.
  • Use proteção de reserva: Ao trocar de pílula anticoncepcional, a melhor e mais segura maneira de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada é usar preservativos. Isso dependerá de onde você está em seu ciclo menstrual e até mesmo da pílula quando fizer a troca. Você pode estar protegida imediatamente, mas, por segurança, deve usar preservativos durante o sexo. Se você não usar um método de reserva, deve evitar fazer sexo nos dias em que houver risco de gravidez. Esse tipo de proteção é a maneira mais segura de se sentir segura até que tenha tido um ciclo completo enquanto estiver usando seu novo método anticoncepcional.

Posso ter relações sexuais se trocar de pílula anticoncepcional? - Como trocar de pílula anticoncepcional

Que sintomas posso ter ao trocar as pílulas anticoncepcionais?

Ao trocar de pílula anticoncepcional, alguns sintomas podem ocorrer, dependendo da mulher e do tipo de pílula que ela está tomando. Esses sinais podem desaparecer quando o corpo se adaptar à dose de hormônio contida no contraceptivo.

Os sintomas que podem ocorrer incluem:

  • Dor de cabeça: você pode sentir dor de cabeça devido às diferentes concentrações de hormônios na pílula anticoncepcional.
  • Náusea: ocorre quando o estômago está vazio no momento de tomar a pílula.
  • Sangramento inesperado: isso é evidente quando se toma a pílula anticoncepcional. Pode ser incômodo e, em alguns casos, até causar alarme, mas isso é normal quando se muda de pílula anticoncepcional.
  • Alterações emocionais: as emoções podem ser afetadas e podem flutuar como em alguns casos de síndrome pré-menstrual.

Felizmente, é normal que esses sintomas ocorram e eles podem durar de 2 a 3 meses.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso ter relações sexuais se trocar de pílula anticoncepcional?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Alpe, Á. (2019). La “evaluación de riesgo” en el ámbito de la anticoncepción hormonal oral regular femenina: algunas controversias actuales sobre sus efectos secundarios.
  • Díaz, S., & Schiappacasse, V. (2017). ¿ Qué y cuáles son los métodos anticonceptivos. Santiago de Chile: Instituto Chileno de Medicina Reproductiva.
  • González-Hernando, C., Almeida, M., Martín-Villamor, P., Cao-Torija, M. J., & Castro-Alija, M. J. (2013). La píldora anticonceptiva a debate. Enfermería universitaria, 10(3), 98-104.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Posso ter relações sexuais se trocar de pílula anticoncepcional?