Partilhar

Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando?

 
Por Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 23 maio 2019
Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando?

Muitas mulheres acreditam que, enquanto estão amamentando, não é necessário utilizar nenhum método anticoncepcional para não engravidarem, uma vez que não existe ovulação. No entanto, é importante saber que nem todas as mulheres reagem da mesma forma. Por isso, um grande número delas corre o risco de ficar grávida, inclusive durante o período de amamentação.

Tomar anticoncepcionais ou a pílula do dia seguinte durante o período de amamentação pode levar a incertezas e dúvidas. Neste artigo do ONsalus respondemos em detalhe às perguntas "Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando?", "Tomar pílula do dia seguinte amamentando faz mal ao bebê?" e "Qual a melhor pílula do dia seguinte para quem está amamentando?". Continue lendo e saia de dúvidas!

Anticoncepcional para quem está amamentando

É importante saber que o simples fato de amamentar pode suprimir a ovulação e os sinais que são apresentados pela secreção de prolactina, hormônio que é secretado durante o período de amamentação. Apesar disto, caso seja necessário, não se deve parar de usar as pílulas anticoncepcionais.

Para as mulheres, esta atividade pode ser uma forma de método anticoncepcional, sempre e quando se cumpram os seguintes parâmetros:

  • Não ter menstruado desde o momento do parto.
  • O bebê mama a cada 3 ou 4 horas diariamente.
  • Quando a criança só tenha sido amamentada durante os primeiros 6 meses de vida.

O período de amamentação não pode ser utilizado como um método anticoncepcional 100% confiável. As mulheres que se encontram em período de lactância e não desejam ficar grávidas de novo devem recorrer à utilização de anticoncepcionais que sejam seguros, tanto para elas quanto para o bebê.

O ideal é tomar um anticoncepcional que não diminua a quantidade de leite materno que está sendo produzido, já que do contrário o afetado será o bebê.

As mencionadas pílulas anticoncepcionais contêm estrógeno e progesterona. Os estrógenos durante a amamentação estão baixos, razão pela qual diminui a produção de leite materno, em contrapartida, a progesterona é aumentada durante o período de amamentação e com isto aumenta-se a produção de leite materno.

O uso de pílulas anticoncepcionais que só contenham progesterona é uma excelente opção tanto para a mãe quanto para a criança que está sendo amamentada. Também existe um injeção de progesterona chamada Depo Provera shot, que é aplicada a cada 3 meses e é uma opção segura enquanto se está amamentando.

O DIU é outra opção anticoncepcional segura, alguns destes dispositivos contêm pequenas quantidades de progesterona que são liberadas pouco a pouco.

Para que serve a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método utilizado para prevenir a gravidez, também chamado de método de emergência, já que evita a gravidez até 5 dias depois de ter relações sexuais. Age prevenindo a liberação do óvulo para assim impedir a ovulação, mas em nenhuma circunstância deve ser a primeira opção como método anticoncepcional.

A pílula do dia seguinte é indicada:

  • Quando se tem relações sexuais sem proteção e você não está usando nenhum método anticoncepcional.
  • Nos casos onde se é vítima de uma agressão sexual ou caso o método anticoncepcional tenha falhado, como por exemplo, em um rompimento do preservativo.
Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando? - Para que serve a pílula do dia seguinte

Componentes da pílula do dia seguinte

Algumas pílulas do dia seguinte contêm 1,5 mg de levonorgestrel, um esteroide sintético que se comporta como o hormônio progesterona, respondendo a sua forma sintética. Seu mecanismo de ação é impedir ou atrasar a ovulação, em especial, se a mulher está na fase pré-ovulatória, onde as chances de fertilização são maiores.

Existe outro tipo que contém acetato de Ulipristal, seu nome comercial é Ella; pode ser usado até 120 horas depois de ter tido relações sexuais sem proteção.

Existem pílulas do dia seguinte que utilizam a combinação de estrógenos e progesterona, possuem a mesma eficácia que as de apenas progesterona.

Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando?

Sim, a pílula do dia seguinte pode ser tomada amamentando nos casos onde os métodos anticoncepcionais comuns tenham falhado ou você não esteja segura dos mesmos. Contudo, nem todas as pílulas do dia seguinte são adequadas para este efeito.

Pílula do dia seguinte para quem amamenta

O recomendado pelos ginecologistas é a levonorgestrel, pois é um método seguro devido a estes motivos:

  • Não afeta a qualidade nem a quantidade do leite.
  • O desenvolvimento e crescimento dos bebês não é afetado.
  • A quantidade que sai através do leite materno é mínima.

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Você deve saber que a pílula do dia seguinte pode causar efeitos secundários, os quais aparecem por alguns dias:

  • Dor de cabeça.
  • Tonturas.
  • Náuseas.
  • Vômito.
  • Sensibilidade nos seios que, em alguns casos, pode vir acompanhada de dor.
  • Aumento ou diminuição do sangramento menstrual.
  • Sangramento intermenstrual.

No caso de aparecerem, todos e cada um destes efeitos secundários devem ser consultados com o médico especialista. É importante saber quais são os componentes desta pílula, além de quais efeitos ela pode ter sobre o bebê que está sendo amamentado. Durante a amamentação, deve-se evitar a automedicação, todos os medicamentos ingeridos devem ser previamente aprovados pelo seu médico de confiança.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando?

O que lhe pareceu o artigo?

Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando?
1 de 2
Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando?

Voltar ao topo da página