Partilhar

Álcool e amoxicilina faz mal?

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 13 agosto 2018
Álcool e amoxicilina faz mal?

Embora o consumo de bebidas alcoólicas seja legal a partir da maioridade, o álcool é uma droga como qualquer outra, portanto, quando o consumimos ele entra em contato com nosso sangue e nosso organismo até que, algumas horas depois, o fígado metaboliza-o por completo até que passe o seu efeito. Ou seja, as bebidas alcoólicas fazem o mesmo caminho em nosso corpo que qualquer substância ou alimento que consumimos, incluindo medicamentos.

Por sua vez, a amoxicilina é um antibiótico comumente usado, considerado uma das drogas semelhantes à penicilina e que é prescrito para tratar algumas infecções por bactérias, como pneumonia e bronquite, e outras condições infecciosas como otite, amigdalite, garganta e trato urinário. Mas o que acontece quando misturamos amoxicilina e álcool? Descubra neste artigo do ONsalus intitulado: Álcool e amoxicilina faz mal?

Também lhe pode interessar: Tomar Omeprazol todos os dias faz mal?

Posso beber tomando antibiótico Amoxicilina?

Álcool, drogas e comida percorrem o mesmo caminho no corpo quando consumidos: passam da boca para o trato digestivo e, assim, são processados ​​por enzimas digestivas e sangue. Em seguida, viajam para o lugar onde eles devem fazer o seu efeito e são então metabolizados no fígado ou rins, ou ambos, e finalmente descartados do corpo.

O problema do consumo de álcool com qualquer tipo de medicação ocorre principalmente quando ambas as substâncias são consumidas simultaneamente, pois isso sugere que elas serão metabolizadas ao mesmo tempo e pelas mesmas enzimas digestivas. O problema é que essas enzimas necessitam processar duas substâncias diferentes ao mesmo tempo e acabam metabolizando-as muito menos, o que aumenta o efeito do álcool e da medicação no corpo. Por esta razão, os médicos insistem tanto que o consumo de bebidas alcoólicas combinado com a ingestão de ansiolíticos, antidepressivos ou pílulas para dormir deve ser evitado tanto quanto possível.

Agora, se mencionarmos que a amoxicilina é apenas um antibiótico que mata as bactérias: posso tomar álcool com amoxicilina? Não! Existem muitos sites na Internet que garantem que não há risco grande para a saúde, e isso é verdade. Misturar amoxicilina e álcool não será letal para a vida, no entanto, será fatal para a melhoria da infecção que estamos tratando. Ao contrário do que acontece com outros medicamentos, como ansiolíticos, o consumo de antibiótico e álcool não aumenta o efeito da medicação, mas sim o oposto. É que, quando a maioria dos antibióticos como amoxicilina são misturados com álcool, a absorção do composto no corpo se atrasa porque este é menos solúvel na presença de etanol. Isso faz com que o tratamento seja interrompido e que a infecção prolifere novamente e agrave os sintomas.

Além disso, os médicos especialistas dizem que cada organismo reage de forma diferente para diferentes processos e que um desses casos é a mistura de álcool com antibióticos e outros medicamentos. Tem-se observado que algumas pessoas reagem de forma alérgica a certas combinações que podem não afetar outros. Além da amoxicilina, estudos mostraram que a eritromicina, outro medicamento para tratar infecções da garganta, nariz e ouvido, diminui significativamente seu efeito quando misturado com álcool.

Outro risco de combinar medicamentos com álcool está especificamente relacionado à função hepática. Como sabemos, o fígado é responsável por metabolizar remédios e álcool na maioria dos casos, portanto, combinar essas duas substâncias dentro do órgão pode causar problemas para eliminar ambos os compostos ao mesmo tempo, fazendo que um deles perdure por muito mais tempo no corpo, o que pode causar sérios danos ao fígado e à saúde. Portanto, é melhor evitar beber álcool com amoxicilina e qualquer outro medicamento.

Álcool e amoxicilina faz mal? - Posso beber tomando antibiótico Amoxicilina?

Interação entre amoxicilina e álcool: outros riscos

Certas bebidas alcoólicas, como cerveja, são ricas em tiramina no seu conteúdo, um componente que, quando misturado com certos ingredientes ativos de medicamentos pode causar reação alérgica significativa, provocando efeitos colaterais que incluem principalmente vômitos, náuseas, tonturas e vermelhidão facial. Sabe-se também que, quando um paracetamol é ingerido e se consome álcool, seus efeitos tóxicos são alterados no fígado, prejudicando-o em longo prazo.

Medicamentos para tratar a ansiedade e a depressão geralmente funcionam relaxando o sistema nervoso para diminuir os sintomas dessas doenças. Quando essas drogas são combinadas com bebidas alcoólicas, o efeito é potencializado, fazendo com que a pessoa corra o risco de adormecer ou perder a capacidade de responder. Além disso, quanto mais graus alcoólicos uma bebida tem, mais ela interage com a droga.

Os antibióticos são os medicamentos que menos reagem ao álcool?

De certo modo, sim. É provável que a amoxicilina seja o antibiótico que oferece menos reações ao corpo quando combinado com o álcool. No entanto, neste caso, é realmente importante notar que a bebida alcoólica compromete o efeito da droga e permite o avanço da infecção e ainda pode causar recidiva significante quando a pessoa pode já estar prestes a se recuperar.

Ao falar sobre isso, é importante mencionar que as infecções podem se espalhar dentro do corpo e, se não forem tratadas adequadamente, podem ser letais para a saúde e a vida das pessoas. A isto deve ser acrescentado que o álcool é uma droga e como qualquer droga agride o sistema imunitário, por conseguinte, reduz a imunidade e facilita a propagação das doenças e bactérias dentro do corpo.

Álcool e amoxicilina faz mal? - Os antibióticos são os medicamentos que menos reagem ao álcool?

O que fazer se eu tiver uma festa e estiver tomando amoxicilina

O mais aconselhável nestes casos é visitar o seu médico para fazer um check-up médico e verificar se você pode ou não suspender o seu tratamento por algumas horas para consumir algumas bebidas e retomar o dia seguinte ou na hora de dormir.

Da mesma forma, seus sintomas também são uma indicação de se é correto interromper sua medicação para consumir álcool ou não, porque se você não se recuperou completamente, é melhor ir à festa por um tempo, beber um refrigerante e ir para casa descansar. Seja qual for a sua decisão, o importante é que você não consuma álcool simultaneamente com qualquer tipo de medicamento

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Álcool e amoxicilina faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Escrever comentário sobre Álcool e amoxicilina faz mal?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
nuno marques
quanto tempo depois de beber posso tomar antibiótico?

Álcool e amoxicilina faz mal?
1 de 3
Álcool e amoxicilina faz mal?

Voltar ao topo da página