Erros de refração

Cirurgia Refrativa dos Olhos - Técnicas cirúrgicas de última geração

Por Equipe de redação do ONsalus. 17 novembro 2023
Cirurgia Refrativa dos Olhos - Técnicas cirúrgicas de última geração

A correção bem-sucedida de erros visuais, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, e a obtenção de boa visão em diferentes distâncias são possíveis graças às técnicas cirúrgicas mais avançadas. Estamos falando de cirurgia ocular refrativa, um tipo de intervenção em que o olho afetado é tratado com o objetivo de eliminar um ou mais defeitos de refração, ou seja, reduzir a necessidade de lentes de contato ou óculos. No entanto, o oftalmologista será responsável por decidir se essas técnicas são adequadas para o caso específico ou se o paciente atende aos parâmetros específicos para se submeter a essa intervenção. A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia ocular refrativa e as técnicas cirúrgicas mais avançadas usadas atualmente para corrigir a refração ocular.

Também lhe pode interessar: Como tirar inchaço dos olhos

Índice

  1. Tipos de cirurgia refrativa
  2. Cirurgia refrativa a laser
  3. Cirurgia refrativa com lentes intraoculares

Tipos de cirurgia refrativa

Os tipos de cirurgia refrativa podem ser classificados em dois grupos principais: cirurgia a laser ou cirurgia com lentes intraoculares.

Dentro de ambos, podemos determinar diferentes técnicas de cirurgia refrativa que podem ser realizadas dependendo dos parâmetros do olho ou dos olhos a serem tratados. No caso da cirurgia a laser, podemos encontrar técnicas como LASIK (Laser- Assisted In situ Keratomileusis, ou seja, remodelagem da córnea a laser) ou PKR (PhotoRefractive Keratectomy, ou seja, moldagem fotorrefrativa da córnea) ou a técnica SMILE ou a extração de lentículas com pequenas incisões, enquanto na cirurgia de lentes intraoculares podemos falar sobre o implante de uma lente fácica ou a extração do cristalino transparente.

Cirurgia refrativa a laser

A cirurgia refrativa a laser é uma das opções mais comuns para resolver ou corrigir problemas oculares refrativos. As técnicas incluídas nesse tipo de cirurgia usam lasers de alta precisão para moldar a córnea, modificando sua curvatura para que os raios de luz que incidem sobre ela possam se concentrar corretamente na retina e, assim, obter uma visão mais nítida. Entre as técnicas cirúrgicas mais avançadas para a cirurgia refrativa a laser, você encontrará diferentes opções:

  • LASIK: essa é a técnica de cirurgia refrativa a laser mais usada no mundo, pois tem se mostrado precisa e eficaz há mais de 25 anos.Essa técnica envolve a criação de uma pequena aba ou borda dentro da córnea, através da qual o laser de excimer é aplicado para modificar a curvatura corneana. Atualmente, essa técnica tem uma variante resultante de sua avaliação, a Femtolasik ou Intralasik, que proporciona maior precisão, rapidez e segurança durante a operação.
  • PRK: outra opção de cirurgia refrativa a laser é a PKR, um procedimento que atua a nível superficial, portanto não é necessário acessar o interior da córnea. Durante a intervenção, a camada mais externa é removida para moldar a parte central do tecido usando o laser.
  • SMILE: essa é uma das mais recentes, avançadas e sofisticadas técnicas de cirurgia refrativa a laser. Na verdade, é uma das menos invasivas, pois, em vez de levantar a superfície da córnea para trabalhar, o laser de femtossegundo é usado para esculpir uma lamela interna da córnea, removida por meio de uma microincisão de apenas 2 mm.

Todas as técnicas incluídas na cirurgia refrativa a laser pretendem reduzir a dependência de óculos ou lentes de contato. No entanto, a escolha de uma técnica ou outra dependerá do diagnóstico do oftalmologista, que levará em conta o tipo de defeito refrativo, as dioptrias ou outros aspectos, como o estado de saúde do olho, a espessura da córnea, a estabilidade da prescrição ou sua idade, entre outros fatores. Da mesma forma, as atividades diárias, o trabalho ou as necessidades visuais específicas serão levados em conta ao escolher uma técnica, ou outra. No entanto, todas elas são válidas para trabalhar em problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.

Cirurgia Refrativa dos Olhos - Técnicas cirúrgicas de última geração - Cirurgia refrativa a laser

Cirurgia refrativa com lentes intraoculares

Outro dos procedimentos mais avançados em cirurgia refrativa é a implantação de lentes intraoculares para tratar problemas de refração. Essa técnica tem bons resultados, o que a torna uma opção eficaz a ser considerada pelo seu oftalmologista ao preparar o melhor tratamento para você.

Nesse caso, uma lente intraocular, conhecida como lente fácica, será colocada entre a córnea e o cristalino durante a operação. Esse é um procedimento 100% reversível, pois não substitui nenhuma estrutura ocular, o que possibilita o tratamento de pacientes com prescrição alta ou córneas finas, irregulares ou frágeis, que geralmente não são adequados para a cirurgia refrativa a laser.

Esse avanço tecnológico possibilita a correção de miopia ou alta miopia, hipermetropia ou astigmatismo; por isso, é considerado uma alternativa muito eficaz e segura para reduzir o uso de óculos ou lentes de contato.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cirurgia Refrativa dos Olhos - Técnicas cirúrgicas de última geração, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cirurgia Refrativa dos Olhos - Técnicas cirúrgicas de última geração