Lesões e doenças da pele

Como eliminar a dormência nos dedos dos pés

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 31 março 2025
Como eliminar a dormência nos dedos dos pés

A dormência dos dedos dos pés é uma sensação caracterizada pela falta de sensibilidade na área, que pode ser acompanhada de formigamento, fraqueza ou até mesmo uma leve sensação de queimação. Essa condição pode ocorrer de forma temporária ou persistente e está geralmente relacionada a uma variedade de causas, como má circulação, compressão do nervo ou distúrbios neurológicos, como neuropatia periférica.

No ONsalus, analisaremos detalhadamente as possíveis causas da dormência nos dedos dos pés e exploraremos os tratamentos médicos mais eficazes e os remédios caseiros que podem ajudar a aliviá-la, melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas que sofrem com ela.

Índice
  1. O que causa dormência nos dedos dos pés
  2. Tratamento médico
  3. Tenha um bom descanso
  4. Aplicar compressas frias
  5. Massagem nos pés
  6. Aplique calor
  7. Exercício
  8. Use sais de banho de Epsom
  9. Usar dispositivos de apoio
  10. Outras dicas para se livrar da dormência dos pés
Ver mais >>

O que causa dormência nos dedos dos pés

A dormência nos dedos dos pés pode ter várias causas, algumas das quais podem se resolver rapidamente, enquanto outras exigirão mais atenção e acompanhamento médico, dependendo de cada paciente.

A seguir estão algumas das possíveis maneiras pelas quais pode ocorrer dormência nos dedos dos pés:

  • Lesões na área.
  • Problemas de circulação.
  • Má postura.
  • Postura mantida por muito tempo.
  • Compressão dos nervos.
  • Uso de calçados inadequados.
  • Distúrbios neurológicos, como neuropatia diabética.
  • Outras condições médicas complexas, como esclerose múltipla.

Tratamento médico

O tratamento para eliminar a dormência nos dedos dos pés dependerá da causa da dormência, que precisará ser avaliada por um médico para determinar a origem. Entretanto, algumas opções incluem medicamentos e outros remédios caseiros ou um estilo de vida saudável.

A seguir, discutiremos as alternativas que os médicos geralmente recomendam para cada caso, inclusive o uso de medicamentos:

  • Antidepressivos, como o milnaciprano e a duloxetina, podem ser prescritos pelos médicos para aliviar a sensação de dormência, pois esses medicamentos atuam no sistema nervoso e alteram a maneira como o cérebro processa a dor.
  • Gabapentina, embora tenha sido desenvolvida inicialmente como um medicamento anticonvulsivante, demonstrou ser eficaz no tratamento de distúrbios nervosos. Seu mecanismo de ação reduz a transmissão de sinais de dor, modulando a atividade dos canais de cálcio nas células nervosas, o que a torna útil em casos de neuropatia periférica.
  • Pregabalina, com efeito, semelhante ao da gabapentina, é usada no tratamento da dor neuropática, ajudando a reduzir a queimação, o formigamento e a excitabilidade dos nervos. É especialmente recomendada para pessoas com neuropatia diabética ou periférica.
  • Corticoides, como a prednisona, têm um efeito desinflamatório e podem aliviar a dormência quando causada por compressão ou inflamação do nervo, como na neuropatia inflamatória ou radiculopatia. Entretanto, seu uso prolongado deve ser supervisionado por um médico, pois podem ter efeitos adversos.

Esses tratamentos devem ser prescritos por um profissional de saúde, que avaliará a causa da dormência e determinará a melhor opção para cada caso.

Tenha um bom descanso

A pressão do nervo também pode ser aliviada com um descanso tranquilo. De fato, muitas das condições médicas em que a dormência está presente podem ser aliviadas com o descanso.

O repouso também ajuda a restaurar a circulação e o equilíbrio, o que é útil se a dormência for causada por pressão nos vasos sanguíneos ou nos nervos.

 

Como eliminar a dormência nos dedos dos pés - Tenha um bom descanso

Aplicar compressas frias

O uso de compressas de gelo pode ajudar a reduzir a inflamação causada pela pressão do nervo.

Recomenda-se aplicar essas compressas nos pés por 15 minutos, várias vezes ao dia, para sentir uma melhora perceptível no formigamento ou na dormência dos dedos dos pés. Entretanto, se a dormência não diminuir, é melhor consultar um médico para descartar a possibilidade de diabete ou outras condições possíveis.

Massagem nos pés

Massagens nos pés ou nas pernas também podem ajudar a trazer alívio, pois ajudam a promover um bom fluxo sanguíneo e a melhorar os sintomas de dormência ou formigamento. As massagens podem ser feitas várias vezes ao dia; no entanto, se os sintomas persistirem, é melhor consultar um médico.

As massagens nos dedos dos pés podem proporcionar alívio ao estimular os pontos de acupressão, essenciais para aliviar a tensão, relaxar os nervos e os músculos e melhorar a circulação sanguínea. Elas também podem ajudar a liberar endorfinas, o que é benéfico para o bem-estar geral.

Aplique calor

Assim como o frio ajuda a desinflamar os nervos, o calor pode ajudar a relaxar os músculos rígidos e a diminuir a dormência nos dedos dos pés.

Entretanto, não aplique muito calor, pois isso pode ter o efeito oposto, como aumento do inchaço ou da dormência, se os pés ou as pernas ficarem superaquecidos, portanto, recomenda-se que essa alternativa caseira seja aplicada com moderação.

Exercício

Atividades físicas como tai chi, ioga ou pilates podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a dor crônica ou reduzir a inflamação, pois o sedentarismo faz com que os vasos sanguíneos percam a capacidade de bombear sangue e os membros inferiores são afetados.

Essas atividades também trazem muitos benefícios para a vida em geral, reduzindo o estresse, permitindo o relaxamento mental, melhor postura, bom equilíbrio e prevenção de lesões, além de fortalecer os músculos.

Como eliminar a dormência nos dedos dos pés - Exercício

Use sais de banho de Epsom

Alguns pacientes apresentam melhora com sais de banho de Epsom, pois eles contêm magnésio, que é um mineral que permite o aumento do fluxo sanguíneo e melhora a circulação, portanto, essa é uma boa opção a ser considerada para aliviar a dormência nas extremidades inferiores.

Além disso, o magnésio contido nesses sais pode aliviar a tensão muscular e promover o relaxamento muscular.

Como eliminar a dormência nos dedos dos pés - Use sais de banho de Epsom

Usar dispositivos de apoio

Órteses ou dispositivos de apoio, bem como calçados projetados, podem ser úteis para reduzir a tensão nervosa e a dormência nos dedos dos pés, especialmente quando o desconforto é causado por pés chatos, síndrome do túnel do tarso - que passa pela parte interna do tornozelo - ou lesão.

Outras dicas para se livrar da dormência dos pés

Além das opções mencionadas acima, as técnicas de redução do estresse também podem ajudar os nervos a relaxar e a se sentirem menos entorpecidos. Da mesma forma, deve-se manter uma boa higiene do sono, uma dieta rica em vitaminas, nutrientes e, principalmente, vitamina B, pois a deficiência dessa vitamina pode danificar os nervos.

As pessoas que apresentam dormência ou dormência nos dedos dos pés também devem reduzir o consumo de álcool, pois ele contém toxinas que afetam o funcionamento adequado dos nervos. O álcool também piora os sintomas de doenças inflamatórias, distúrbios nervosos ou dor crônica. Se possível, é melhor evitá-lo completamente.

Por fim, sugere-se o uso de calçados adequados e um estilo de vida saudável. Entretanto, embora esse sintoma possa ser temporário, recomenda-se prestar atenção e nunca ignorar a dormência, mas consultar um médico para descartar condições que afetem a saúde geral, como problemas circulatórios, problemas nervosos ou outras complicações.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar a dormência nos dedos dos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Calderón-Ospina, C. A., Palacios-Sánchez, L., Nava-Mesa, M. O., & Huertas-Quintero, J. A. (2023). Vitaminas B neurotrópicas y neuropatía periférica: estado del arte y acuerdo de expertos. Acta Neurológica Colombiana, 39(4).
  • Fernández, O., Fernández, V. E., & Guerrero, M. (2015). Esclerosis múltiple. Medicine-Programa de Formación Médica Continuada Acreditado, 11(77), 4610-4621.
  • González-Escalada, J. R. (2005). Pregabalina en el tratamiento del dolor neuropático periférico. Revista de la sociedad española del dolor, 12(3), 169-180.
  • López-Bravo, A. Trastornos del sistema nervioso autónomo II: pruebas de función autonómica y tratamiento.
  • Taylor, C. P. (1997). Mechanisms of action of gabapentin. Revue neurologique, 153, S39-45.
Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como eliminar a dormência nos dedos dos pés