Partilhar

Cravo no pé: causas e como tirar

 
Por Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 16 maio 2019
Cravo no pé: causas e como tirar

As lesões conhecidas como cravos nos pés surgem com mais frequência nas extremidades dos dedos e nas plantas dos pés resultado de pressões. Estas lesões costumam aparecer devido ao excesso de produção de queratina que existe nesta área. Qualquer pessoa está exposta a elas devido a diferentes causas que vão desde o tipo de calçado e a pressão nos pés até más posturas. Todas influenciam o aparecimento desta alteração de uma maneira ou de outra.

Estas lesões se caracterizam por serem muito dolorosas devido à compressão de tecidos moles como consequência da irritação das terminações nervosas periféricas e, em alguns casos, podem causar uma limitação para caminhar. Neste artigo do ONsalus, explicamos quais são as causas de cravo no pé e como tirá-los com os tratamentos adequados.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha preta da unha do pé

O que é cravo no pé

Os cravos nos pés são lesões puntiformes duras e, diferente dos calos, causam muita dor quando são pressionadas. Estas lesões estão localizadas debaixo da pele e possuem uma espécie de terminação na ponta, daí vem seu nome, aparecem na parte da frente da planta do pé, próximas aos dedos menores e na parte de trás que se apoia no solo ao caminhar.

A área onde os cravos aparecem nos pés possuem várias terminações nervosas, é por isso que causam tanta dor. Os cravos nos pés são mais comuns em adultos, já que estes fazem diversas atividades. As pessoas que se encontram na terceira idade são mais propensas a sofrerem desta alteração devido às mudanças fisiológicas do envelhecimento.

O que causa cravo no pé

O aparecimento dos cravos nos pés pode ser devido a várias causas distintas, entre as quais é preciso mencionar:

  • O uso de calçado inadequado: é importante considerar o tipo de calçado que você usa. O excesso de pressão que o sapato exerce na pele assim como sua dureza são variantes que podem desencadear o aparecimento dos cravos na planta dos pés.
  • Mal formações nos pés: a presença de alguma má formação nos pés desde o nascimento ou a presença de alguma atrofia podem originar estes tipos de lesões, assim como a presença de joanetes, dedos em martelo ou esporões ósseos.
  • A prática de algum exercício físico: o uso de calçado apertado que exerça pressão indevida em alguma área específica do pé pode ser o gatilho para o aparecimento dos cravos.
  • Ter postura inadequada: caminhar tendo posturas inadequadas favorece o aparecimento de cravos nos pés.
  • Papilomavírus: vírus que afeta as pessoas que caminham descalças em banheiros ou duchas públicas. Este pode ser a causa que determina o aparecimento destas lesões, também conhecidas como olho de peixe no pé.
Cravo no pé: causas e como tirar - O que causa cravo no pé

Cravo no pé: sintomas

A presença de um cravo no pé leva a uma série de sintomas que podem variar de uma pessoa para outra, entre eles se encontram:

  • Dor intensa na área onde se encontra o cravo.
  • Pele inflamada e ardência.
  • Presença de uma protuberância de forma arredondada e dura com uma espécie de ponta debaixo da pele.
  • Lesões menores que chamamos de calos ou verrugas plantares.
  • Incapacidade de caminhar corretamente se o tamanho do cravo é considerável.
  • Presença de um ou vários cravos no caso de não serem tratados a tempo.

Cravo no pé: como tirar

Na presença de um cravo no pé, é essencial consultar um dermatologista. Após a avaliação médica dos pés, o dermatologista indicará o tratamento adequado de acordo com o tipo e a localização da lesão.

O tratamento dos cravos nos pés pode incluir:

  • Descompressão da área.
  • Uso de modelos personalizados, bandagens especiais, almofadas ou algum tipo de prótese elástica que diminua a dor e a compressão da área onde se encontra a lesão.
  • Medicamentos queratolíticos: através deles, é possível diminuir a produção de queratina na área. Estes são aplicados de forma local e direta na lesão.

Se as lesões persistirem ou reaparecerem com frequência, recomenda-se a remoção cirúrgica da lesão ou a utilização de crioterapia, que consiste em aplicar nitrogênio líquido no lugar onde se encontra o cravo no pé.

Remédios caseiros para cravo no pé

Não é possível remover os cravos nos pés com remédios caseiros e, na presença dos mesmos, é fundamental ir ao dermatologista. Os remédios naturais que mencionaremos a seguir podem ser úteis para aliviar a dor e os sintomas que estas lesões causam no pé afetado:

  • Óleo de rícino e vinagre de maçã: ambos produtos possuem propriedades antibacterianas que ajudam na prevenção de infecções. Sua aplicação consiste em colocar em um recipiente água quente, sabonete líquido e 2 colheres de vinagre de maçã e, em seguida, colocar os pés nesta solução por 15 minutos. Depois, retira-se a pele morta com uma pedra-pomes. Secam-se muito bem os pés para posteriormente aplicar 2 colheres de óleo de rícino em ambos os pés.
  • Alhos: os alhos possuem excelentes propriedades antissépticas e antibacterianas. Para utilizá-los como remédio, esmague um dente de alho até que fique como uma pasta e misture com um pouco de azeite de oliva extra virgem. Depois, aplique a mistura diretamente na lesão e envolva com um pedaço de pano. Isto permitirá que o tecido da pele amoleça.
  • Calêndula: é uma planta com propriedades antissépticas e cicatrizantes que ajudam a regenerar a pele danificada e a prevenir infecções. Esmagyue as folhas da calêndula e aplique a pasta resultante sobre a lesão, cubra com uma faixa e deixar agir durante cerca de duas horas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cravo no pé: causas e como tirar, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Cravo no pé: causas e como tirar

O que lhe pareceu o artigo?

Cravo no pé: causas e como tirar
1 de 2
Cravo no pé: causas e como tirar

Voltar ao topo da página