Calos e calosidades

Remédios caseiros para olho de peixe no pé

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 16 julho 2022
Remédios caseiros para olho de peixe no pé

Você está com um olho de peixe no pé e não sabe como eliminá-lo? Estes calos aparecem entre os dedos do pé e são medicamente chamados de heloma interdigital. Esta lesão costuma surgir entre o 4º e 5º dedo do pé e é bastante dolorosa, especialmente, quando o paciente coloca calçados, caminha ou toca o local diretamente.

Diante de seu aparecimento, é importante consultar um podólogo para tratar a causa subjacente e evitar que provoque outras complicações nos pés. No ONsalus, te explicamos tudo o que precisa saber sobre seu tratamento e, além disso, te mostramos quais são os melhores remédios caseiros para olho de peixe no pé e aliviar os incômodos que causa.

Também lhe pode interessar: Cravo no pé: causas e como tirar
Índice
  1. O que é o olho de peixe no pé e quais são suas causas
  2. Sintomas do calo no pé
  3. Tratamento médico para eliminar o olho de peixe no pé
  4. Remédios caseiros para eliminar o olho de peixe no pé

O que é o olho de peixe no pé e quais são suas causas

O termo "olho de peixe" é popularmente utilizado para se referir ao heloma interdigital, o qual aparece nos espaços localizados entre os dedos dos pés. Especificamente, costuma aparecer com maior frequência entre o 4º e 5º dedo, na parte lateral do quinto dedo, na ponta dos dedos e nas áreas mais profundas dos espaços que há entre os dedos.

Os calos são hiperqueratoses (engrossamento da pele) que ocorrem sobre uma proeminência óssea e são gerados devido à pressão e fricção em excesso entre os pontos ósseos de um dedo contra o outro. Além disso, um calçado de ponta estreita é outro fator que pode aumentar esta pressão e fricção, assim como provocá-la e levar ao aparecimento deste calo ao comprimir e aprisionar os dedos do pé em excesso. Este último fator faz com que os olhos de peixe nos pés surjam mais frequentemente em mulheres, já que estas costumam usar calçados estreitos e com salto durante mais tempo.

A seguir, detalhamos quais são os principais fatores que podem favorecer o aparecimento de olhos de peixe nos pés:

  • Uso de calçados estreitos na parte da frente.
  • A estrutura irregular e os relevos das falanges dos dedos do pé.
  • Os desvios dos dedos.
  • As deformidades dos dedos como, por exemplo, os dedos em garra ou os joanetes.
  • Dedos dos pés muito longos.

Neste outro artigo falamos sobre os cravos nos pés.

Remédios caseiros para olho de peixe no pé - O que é o olho de peixe no pé e quais são suas causas

Sintomas do calo no pé

O olho de peixe no pé surge como uma lesão queratósica de forma redonda, mole ou dura, que cresce para dentro e que, em alguns casos, pode possuir um conteúdo escuro, caso tenha sido gerado um hematoma ou uma infecção. Os principais sintomas que uma pessoa com um heloma interdigital pode apresentar são:

  • Pele erosionada, úmida e com inflamação. Há uma maior suscetibilidade a infecções fúngicas e/ou bacterianas.
  • Dor aguda na área do pé afetada. Esta dor é acentuada ao calçar um calçado ou ao tocar a área.
  • Em alguns casos, a dor causada pelo olho de peixe no pé também pode vir a ser limitante e dificultar o desempenho normal das atividades cotidianas.
  • Podem aparecer ulcerações em casos mais graves que não receberam atendimento médico e podológico adequado.

O heloma interdigital é uma lesão que muitas vezes tende a ser confundido com o papiloma, já que ambos podem apresentar características físicas similares, por isso é importante que o diagnóstico do mesmo sempre seja feito por um médico especializado, ou seja, um podólogo. Em geral, o podólogo costuma fazer um diagnóstico do calo simplesmente observando o aspecto e a localização do mesmo. No entanto, é possível que para confirmar o diagnóstico seja preciso fazer uma radiografia enquanto se está utilizando calçados para comprovar se existe ou não alguma proeminência óssea que esteja por trás do aparecimento desta calosidade.

Tratamento médico para eliminar o olho de peixe no pé

Quando se apresenta um olho de peixe no pé que causa dor, é importante consultar um podólogo para tratá-lo medicamente. Inicialmente, é feito um tratamento médico conservador envolvendo o seguinte:

  • Limpezas ou quiropodias periódicas realizadas pelo podólogo para ir reduzindo o acúmulo queratósico e tratar de eliminar a calosidade.
  • Uso de outros tipos de calçados, especificamente sapatos que sejam largos, especialmente, na parte da frente, que tenham uma sola macia e com amortecedor para que o paciente possa caminhar sem sentir tanta dor e seja reduzida a pressão à qual o pé estava submetido anteriormente. Na verdade, há sapatos com larguras especiais e materiais elásticos indicados para pessoas que apresentam esta lesão.
  • Se considerar necessário, o podólogo pode fazer uma órtese de silicone, que é uma espécie de protetor que é feito manualmente para que tenha a forma que se adapte à anatomia do pé de cada paciente e às suas necessidades. Estes dispositivos ajudarão a corrigir as posições anômalas dos dedos e evitarão que haja um atrito contínuo entre proeminências ósseas.

Naqueles casos em que o tratamento conservador anterior não proporcione os resultados esperados, para tratar o calo no pé o podólogo pode recomendar a cirurgia, a qual é uma intervenção simples que é feita sob anestesia local e que pode ser feita de forma aberta, através da técnica ecoguiada ou da técnica MIS.

Remédios caseiros para olho de peixe no pé - Tratamento médico para eliminar o olho de peixe no pé

Remédios caseiros para eliminar o olho de peixe no pé

Já comentamos a importância de tratar um calo medicamente, agora, se o podólogo não indicar o contrário, tal tratamento pode ser complementado com o uso de alguns remédios naturais que ajudem a reduzir a dor que o olho de peixe provoca e que relaxem os pés.

Entre os remédios caseiros para o olho de peixe pé mais eficazes, encontramos:

Camomila

A camomila pode ajudar a acelerar a cura da pele, já que possui propriedades anti-inflamatórias, calmantes e suavizantes. Para usá-la como tratamento para o calo no pé, devem ser seguidos os seguintes passos:

  1. Preparar 2 infusões de camomila e deixar esfriar.
  2. Colocar as infusões em um recipiente.
  3. Submergir os pés e deixá-los de molho durante 15 ou 20 minutos.
  4. Finalmente, enxaguar com água morna e secar muito bem com uma toalha.

Vinagre de maçã

Outro dos melhores remédios caseiros para eliminar o olho de peixe no pé é o vinagre de maçã, pois este produto conta com propriedades antissépticas que ajudam a prevenir infecções e suavizam a pele do calo.

  1. Em um recipiente, despeje 1 litro de água, uma tampa de sabão neutro e 2 colhes de sopa de vinagre de maçã.
  2. Mexa bem para misturar todos os ingredientes.
  3. Submergir os pés na mistura durante pelo menos 15 minutos.
  4. Enxaguar com água morna e secar.

Creme de calêndula

O creme de calêndula oferece uma hidratação profunda da pele e, além disso, esta planta ajuda a regenerar muito mais rápido os tecidos da pele que foram danificados. Destacam-se suas propriedades regenerativas e cicatrizantes.

Basta adquirir um creme de calêndula em farmácias ou lojas de produtos naturais e aplicar um pouco da mesma sobre a calosidade todos os dias.

Óleo de árvore do chá e azeite de oliva

O óleo de árvore do chá é um excelente protetor natural da pele, possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, oxigena as células e estimula sua regeneração[1]. Combinado com o azeite de oliva, pode ser um ótimo remédio natural para tratar o calo.

  1. Faça uma mistura que contenha 98% de azeite de oliva e 2% de óleo essencial de árvore do chá.
  2. Aplique essa mistura sobre a calosidade.
  3. Deixe agir sem enxaguar.

Hera comum

A hera é uma planta com uma grande ação cicatrizante e antibacteriana que ajuda a reparar a pele danificada mais rapidamente.

  1. Em um recipiente, misture 100g de vinagre de maçã e 10 folhas frescas de hera.
  2. Deixe a mistura em descanso durante 24 horas.
  3. Passado esse tempo, esmague as folhas de hera.
  4. Coloque as folhas amassadas sobre o calo e prenda-as com uma venda, deixando em descanso durante toda a noite.

Agora que você conheceu alguns dos melhores remédios caseiros para o olho de peixe no pé, não perca este outro artigo com remédios caseiros para calcanhar rachado.

Remédios caseiros para olho de peixe no pé - Remédios caseiros para eliminar o olho de peixe no pé

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para olho de peixe no pé, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Referências
  1. Cebrián, J., (2012), Diccionario de plantas medicinales, Barcelona, España, Integral RBA Libros.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Remédios caseiros para olho de peixe no pé