Partilhar

Olho de peixe na mão: como tratar

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 4 fevereiro 2020
Olho de peixe na mão: como tratar

O olho de peixe na mão, como é chamado de forma popular, nada mais é do que verrugas provocadas por um vírus. São lesões benignas e podem estar presentes tanto em adultos como em crianças. Costumam desaparecer sozinhos mas, quando isso não acontece, podem chegar a ser muito incômodos, sobretudo porque afetam principalmente pessoas com trabalhos manuais, sendo lesões que se contagiam com frequência.

Se você quer saber como tratar olho de peixe nas mãos e conhecer as suas causas, continue lendo esse artigo do ONsalus.

Causas de olho de peixe nas mãos

O olho de peixe é um tipo de verruga causado pelo Vírus do Papiloma Humano (ou HPV), que também pode surgir em outras zonas do corpo (como as plantas dos pés, por exemplo).

Pode afetar qualquer pessoa, de qualquer sexo ou idade, predominando mais em crianças e adultos jovens. O olho de peixe é particularmente frequente em pessoas com trabalhos manuais e que sofrem de pequenas feridas ou irritação uma vez que, com as feridas frequentes, ocorre um auto-contágio e uma proliferação das verrugas.

São lesões benignas, ou seja, que não costumam se transformar em câncer de pele, mas é bom que sejam examinadas por um médico, já que podem ser confundidas com outros tipos de lesões que requerem um controle mais frequente.

É importante mencionar que as verrugas de difícil tratamento e recorrentes obrigam a descartar que a pessoa não tenha problemas de defesas já que, quando as mesmas são baixas, existe mais possibilidade de sofrer estas lesões.

Como tratar o olho de peixe na mão com medicamentos

Existem diversos tratamentos para tirar o olho de peixe na mão. O objetivo dos mesmos é conseguir que as verrugas desapareçam, tentando deixar o mínimo de marcas possível. Podem ser usadas:

  • Substâncias irritantes: a mais usada é o ácido salicílico. Deve ser aplicado diariamente sobre as lesões para eliminar as camadas externas, conseguindo que o olho de peixe desapareça pouco a pouco. Costumam ser tratamentos que requerem constância, mas deixam poucas marcas na pele.
  • Microcirurgia: quer seja com laser ou com bisturi, o que se faz é remover as lesões desde a sua base. Requer que a pessoa trate as lesões durante vários dias para que a cicatriz resultante seja o menor possível e que o vírus não volte.
  • Criocirurgia: este método se baseia na utilização de nitrogênio líquido. Assim, se congelam as verrugas, surgem bolhas e o tecido morto cai em uma semana.

Todos estes métodos conseguem eliminar o olho de peixe nas mãos de forma eficaz, mas isso não significa que não voltará a aparecer. Para evitar o reaparecimento, a pessoa deve tentar melhorar as suas defesas e cuidar da pele das mãos para que não sofra tanta irritação e lesões.

Como tirar o olho de peixe na mão com remédios caseiros

Você pode usar algumas plantas medicinais para tratar o olho de peixe nas mãos:

  • Aloé vera: além de ser uma boa cicatrizante, a babosa possui propriedades antivíricas. Deve ser aplicada sobre as verrugas.
  • Sene: a sua infusão pode ser aplicada diretamente sobre a lesão, é um tratamento lento mas eficaz.
  • Artemísia: é preciso deixar macerar as folhas em álcool. O líquido resultante deve ser aplicado diariamente sobre o olho de peixe.
  • Kalanchoé: também conhecida como flor-da-fortuna. Existem diferentes variedades, mas todas devem ser aplicadas com maceração prévia nas zonas a tratar.
  • Árvore-da-borracha: a sua seiva deve ser aplicada externamente, pouco a pouco desaparecerão os olhos de pescado nas mãos.
  • Cebola roxa: deve ser cortada e macerada em sal para depois usar o líquido resultante. Aplique o líquido sobre os cravos nas mãos, depois de remover a superfície da pele delicadamente, para que o líquido penetre melhor.
  • Lapacho: a partir da sua cortiça, é possível preparar uma infusão que deve ser bebida.
  • Salsaparrilha: coza a raíz e beba a água como se fosse um chá.

Por outro lado, existem algumas medidas que podem ajudar a tratar o olho de peixe na mão e evitar que apareçam novos cravos:

  • Cuide das suas mãos: se se ferem ou irritam permanentemente, é mais provável que surjam novas verrugas.
  • Não tente remover o olho de peixe sozinho/a: você pode deixar marcas ou aumentar as lesões.
  • Trate de limpar cuidadosamente as suas mãos: não use esfoliantes nem esponjas, assim evitará que apareçam novos olhos de peixe.
  • Comida saudável: consuma mais frutas e verduras cruas. Tente comer menos carne, lácteos, farinha e açúcares refinados, alimentos com conservantes e saborizantes. Tudo isso fará com que as suas defesas melhorem, permitindo que o seu corpo trabalhe de forma mais eficaz. Assim, não só fará com que as lesões existentes desapareçam, como também diminui a possibilidade de que surjam novas.

    Estas recomendações podem ajudar a tirar o olho de peixe na mão mas, se você não tem certeza se apresenta olho de peixe ou outro tipo de lesões, consulte o seu médico de confiança.

    Olho de peixe na mão: como tratar - Como tirar o olho de peixe na mão com remédios caseiros

    Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Olho de peixe na mão: como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

    Bibliografia
    • Dermatología: Atlas, diagnóstico y tratamiento. Verrugas Virales. Cap. 113. 6a edición (2015).

    Escrever comentário sobre Olho de peixe na mão: como tratar

    O que lhe pareceu o artigo?
    1 comentário
    A sua avaliação:
    Carla
    Pode ser tratado com pomada de thuya?

    Olho de peixe na mão: como tratar
    1 de 2
    Olho de peixe na mão: como tratar

    Voltar ao topo da página