Partilhar

Dor atrás dos olhos: causas e tratamento

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 9 julho 2019
Dor atrás dos olhos: causas e tratamento

A dor atrás dos olhos pode aparecer por diversos motivos. Em muitos casos, ela não recebe a devida importância, mas pode ser um aviso de que algo está ocorrendo no nosso organismo. Esta alteração pode surgir em qualquer idade e a intensidade da dor e os sintomas que a acompanham podem orientar a saber o porquê do seu aparecimento.

A dor ocular não tem, necessariamente, sua origem nos olhos. Em muitos casos, pode ser o reflexo de uma alteração desconhecida.

São muitas as causas que podem causar dor atrás dos olhos, estas vão desde transtornos de visão após uma pancada até cansaço ocular por esforçar a vista, dores de cabeça, entre outros. Se você deseja ter mais informações sobre a dor atrás dos olhos: causas e tratamentos, continue lendo o seguinte artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Dor na fonte - causas e tratamento

Dor atrás dos olhos: o que pode ser

A dor atrás dos olhos pode estar associada a diversas causas, entre as quais temos:

  • Dengue: é um processo infeccioso de origem viral que é transmitido pela picada de um mosquito. Nesta alteração, é comum a dor atrás dos olhos, além disso, esta pode vir acompanhada de outros sintomas como dor em todo o corpo e cansaço.
  • Sinusite: é um processo inflamatório dos seios paranasais que vem acompanhado de dor atrás dos olhos e dor de cabeça que se irradia até o nariz. Este quadro caracteriza-se por ser de origem viral.
  • Enxaqueca: esta alteração causa uma dor de cabeça intensa acompanhada de dor atrás dos olhos, tonturas e até mesmo irritação à luz. É um transtorno causado por problemas que envolvem o sistema nervoso.
  • Neurite óptica: é uma inflamação do nervo óptico, manifesta-se com dor atrás dos olhos em um ou ambos os olhos pode haver diminuição ou perda da visão de forma repentina. A dor pode ser forte e em alguns casos pode piorar ao tocar os olhos.
  • Glaucoma: é uma alteração que pode ser a causa da dor atrás dos olhos. É gerada quando há um aumento de pressão no globo ocular devido a uma lesão do nervo óptico. É um problema grave que deve ser atendido o quanto antes, já que pode causar cegueira.
  • Traumatismos recentes na cabeça: são um desencadeante da dor atrás dos olhos dependendo de como forem causados. Isto pode ocorrer através de uma pancada, ou trauma causado por um objeto duro, podendo gerar uma lesão grave em ambos os globos oculares.
  • Neuralgia occipital: esta alteração é causada por uma lesão ou inflamação dos nervos occipitais, estes nervos vão desde a parte superior da medula espinhal até ao couro cabeludo. Entre seus sintomas se encontram a dor de cabeça e atrás dos olhos, a hipersensibilidade à luz e dor no couro cabeludo que irradia até o pescoço. Esta dor pode aumentar ao se movimentar.
Dor atrás dos olhos: causas e tratamento - Dor atrás dos olhos: o que pode ser

Dor atrás dos olhos: sintomas associados

A dor atrás dos olhos, em alguns casos, é acompanhada de sintomas como:

  • Dor de cabeça.
  • Náuseas e vômito.
  • Fotofobia, também conhecida como hipersensibilidade à luz.
  • Aparecimento de flashes de luz ou visual.

Estes sintomas mudam dependendo das causas da dor atrás dos olhos.

Dor atrás dos olhos: tratamento

O tratamento da dor atrás dos olhos é individual e sintomático, uma vez que depende da causa que está produzindo tal doença:

  • Caso se trate de um quadro de sinusite: o otorrinolaringologista será o encarregado de indicar o tratamento a ser seguido baseado nos sintomas que o paciente apresentar. Neste caso, o tratamento será a base de analgésicos e anti-inflamatórios. Em alguns casos é possível que haja complicação com alguma infecção de origem bacteriana, e nestes casos será necessário fazer o uso de antibióticos.
  • Dor ocular causada por dengue: devido ao fato de que é um processo viral, o tratamento é sintomático. Neste caso, o médico indicará analgésicos e antipiréticos para controlar o quadro febril e os demais sintomas que acompanham o quadro viral.
  • Se a enxaqueca é a causa da dor atrás dos olhos, o neurologista será o encarregado de indicar o tratamento a ser seguido. Este pode incluir: analgésicos, anti-inflamatórios, opioides, corticosteroides e ergotamina. Uma vez neutralizada a enxaqueca, a dor desaparecerá dos olhos.
  • Caso se trate de uma neurite óptica: o tratamento vai depender da causa que originou esta alteração. O médico responsável, o oftalmologista, indicará corticosteroides dependendo dos sintomas que o paciente apresentar. Depois de ter controlado a neurite, a dor atrás dos olhos desaparecerá.
  • Se for o resultado de um glaucoma, é importante ir imediatamente se consultar com um oftalmologista para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, já que um descuido poderia ser grave para a visão do paciente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor atrás dos olhos: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre Dor atrás dos olhos: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Dor atrás dos olhos: causas e tratamento
1 de 2
Dor atrás dos olhos: causas e tratamento

Voltar ao topo da página