Partilhar

Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento

Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento

A insuficiência respiratória é uma doença em que os pulmões não podem cumprir a sua função, por isso os níveis de oxigênio no sangue diminuem e a concentração de dióxido de carbono, aumenta. Esta condição pode afetar tanto as crianças como os adultos, inclusivamente os bebês podem desenvolver esta doença que costuma aparecer de repente, o que a converte em uma emergência médica. No ONsalus.com.br explicamos a você os sintomas, causas e tratamento da insuficiência respiratória.

Sintomas da insuficiência respiratória

Independentemente da causa da insuficiência respiratória, os sintomas apresentam-se dentro das 24 ou 48 horas posteriores à lesão da seguinte forma:

  • Aceleramento do ritmo cardíaco e respiratório
  • Pressão arterial elevada
  • Coloração azulada da pele
  • Falta de ânimo
  • Suores
  • Transtornos neurológicos
Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento - Sintomas da insuficiência respiratória

Classificação da insuficiência respiratória

A insuficiência respiratória classifica-se da seguinte forma:

  • Insuficiência respiratória aguda: é a mais comum, neste caso os pulmões não podem realizar a sua função, por isso é necessária a administração de oxigênio e a hospitalização imediata.
  • Insuficiência respiratória crônica: neste caso a doença permanece, a sua evolução é lenta e a longo prazo pode ser incapacitante. Dependendo da causa que a produza, a insuficiência respiratória será dividida em doença respiratória crônica obstrutiva ou restritiva.
Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento - Classificação da insuficiência respiratória

Causas da insuficiência respiratória

As causas da insuficiência variam segundo a sua classificação:

Insuficiência respiratória aguda

  • Pode produzir-se por uma diminuição do ar que os pulmões ventilam ocasionado por apneia, obstrução das vias respiratórias por inalação de corpos estranhos, convulsões ou outros. Por uma obstrução dos brônquios devido a uma crise de asma ou por um traumatismo na coluna vertebral.
  • Alteração da circulação pulmonar, a qual se desenvolve por um desequilíbrio entre a quantidade de sangue e oxigênio, quer seja por uma obstrução das artérias devido a um coágulo, embolia ou insuficiência cardíaca, assim como doenças pulmonares.
  • Lesão da membrana alvéolo-capilar, pode ser causada por inalação de gases, por doenças virais, por inalação de líquidos ou por traumatismos.
  • Algumas condições podem agravar a insuficiência respiratória aguda, convertendo-a em crônica, como é o caso de um processo de bronquite.

Insuficiência respiratória crônica

  • A insuficiência respiratória crônica obstrutiva significa que as vias respiratórias se encontram obstruídas e a causa principal é o consumo de tabaco, também pode ser consequência de doenças como a asma, a bronquite ou enfisema pulmonar.
  • Por outro lado a insuficiência crônica restritiva, é menos frequente e não afeta os brônquios. Está relacionada com condições como a poliomielite, deformações do tórax ou da coluna, extirpações cirúrgicas pulmonares, fibrose pulmonar ou tuberculose.

Como consequência destas alterações os pulmões ficam rígidos, diminuindo a sua capacidade de se expandir e a falta de oxigênio acaba se repercutindo em outros órgãos como o fígado e rins. O consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de insuficiência respiratória.

Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento - Causas da insuficiência respiratória

Tratamento da insuficiência respiratória

Um pneumologista será o responsável por diagnosticar o tipo de insuficiência que se desenvolveu e aplicar o tratamento adequado. A finalidade do tratamento será dar o suporte respiratório que o paciente necessita, assim como tratar as causas como inflamação ou infecções. Lembre-se que esta condição precisa de um tratamento imediato.

O tratamento para a insuficiência respiratória será:

  • Oxigenoterapia: será feita através de diversos dispositivos e são administradas elevadas doses de oxigênio.
  • Assistência ventilatória: caso a oxigenoterapia não funcione, deve conectar-se ao paciente um respirador artificial, isto irá libertar as vias respiratórias, evitando que se inalem líquidos e secreções bronquiais.

No caso da insuficiência respiratória crônica o tratamento será:

  • Oxigenoterapia
  • Medicamentos: neste caso serão administrados broncodilatadores e antibióticos caso exista um infecção.
  • Fisioterapia respiratória: facilita a expulsão da mucosidade que origina a obstrução, além disso permite que os músculos respiratórios sejam mais eficientes.
  • Traqueotomia: é um orifício que se faz na traqueia quando a insuficiência respiratória é muito grave. Por este orifício será fornecido o oxigênio necessário. A cânula que se coloca pode permanecer ali por anos e deve-se ter os cuidados de higiene necessários sobre a mesma.
Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento - Tratamento da insuficiência respiratória

Prognóstico

A insuficiência respiratória é uma doença que evolui lentamente, mas que tem grandes repercussões sobre o paciente. Com o tempo é possível que se tenha que hospitalizar a pessoas com mais frequência e seja necessário administrar oxigênio constantemente. Para isso poderá ser prescrita uma bomba de oxigênio para ter em casa ou nos casos mais graves, uma bomba portátil.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Escrever comentário sobre Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Marcelo Bahia
Minha esposa esta nesta condicoes cronicas já com dificuldade de respirar e debilitada.
antonio guerra da silva
Sinto uma falta de ar subindo de baixo para cima,principalmente quando eu faço um movimento mais brusco,seja subir uma escada ou dar uma caminhada mais rápida. Preciso tomar um pouco de água para passar.
E´bastante chato e preocupante. Fiz vários exames que a medica pediu e vou entregar essa semana pra ela. o que pode ser,é grave isso?
Jacinto Fausto
Valeo Bastante. Esta Materia Ajudara Muita Jente .
Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi Jacinto! Que bom que a matéria foi útil. Continue acompanhando as matérias do ONsalus!

Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento
1 de 5
Insuficiência respiratória - Sintomas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página