Mastite subaguda: causas, sintomas e tratamento
Durante o período de amamentação, as mulheres podem sentir algum desconforto que pode durar dias, semanas ou até meses. Isso pode ocorrer devido a problemas durante ou após a amamentação.
A mastite subaguda é difícil de diagnosticar e pode ser um dos motivos pelos quais algumas mães pensam em desistir da amamentação. Se algum dos sintomas associados a essa condição aparecer, é importante consultar um médico, que fará um diagnóstico e recomendará o tratamento adequado com base em seus sintomas.
Para saber mais sobre esse assunto, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde aprenderá tudo sobre a mastite subaguda: suas causas, os sintomas que a acompanham e seu tratamento.
O que é mastite subaguda?
A mastite subaguda, também conhecida como disbiose mamária, é um desequilíbrio da flora bacteriana na mama, semelhante à vaginose bacteriana. Existem microorganismos benéficos que ajudam a manter o equilíbrio necessário para que a mama permaneça saudável.
Por vários motivos, esse equilíbrio pode ser perturbado durante a amamentação, quando determinados microrganismos aumentam e começam a se acumular nos dutos de leite. Isso, juntamente com outras substâncias, pode levar a um estreitamento dos dutos, fazendo com que o leite flua lentamente e causando o bloqueio parcial ou total dos dutos de leite, resultando no que é conhecido como mastite subaguda.
Causas de mastitis subaguda
Há várias causas diferentes para a mastite subaguda, incluindo
- Mal pega do bebê no momento da amamentação: a pega do bebê no mamilo pode fazer com que saia menos leite, o que pode afetar ainda mais a mastite.
- Bactérias presentes no leite materno: elas causam um desequilíbrio na flora bacteriana. Em algumas culturas, podem estar presentes espécies de Staphylococcus e/ou Streptococcus, e o antibiótico ao qual elas são suscetíveis será indicado. Em alguns casos, a cultura pode ser negativa, apesar da apresentação clínica da paciente.
- Pacientes com exposição prévia a antibióticos: aquelas que sofrem de mastite recorrente, hiperlactação ou expressão exclusiva de leite são propensas à mastite subaguda.
Cuáles son los síntomas de mastitis subaguda
A mastite subaguda é caracterizada pelos seguintes sintomas:
- Dor intensa na mama.
- Formigamento, cãibras ou queimação.
- Sensação de plenitude.
- Leve vermelhidão.
- Inflamação da mama.
- Amamentação dolorosa
- Bolhas nos mamilos, que são muito dolorosas.
Em alguns casos, os mamilos podem ficar mais rosados do que o normal, podem aparecer bolhas ou feridas de leite que não cicatrizam ou demoram muito para cicatrizar, muitas das quais aparecem e desaparecem com frequência.
Tratamento da mastite subaguda
O tratamento da mastite subaguda é baseado no uso de probióticos, que são microrganismos vivos cujo objetivo é melhorar a flora bacteriana em uma área específica do organismo, permitindo a melhora em um curto período.
Os probióticos usados para mastite subaguda são o Lactobacillus fermentum e o Lactobacillus salivarius, ambos eficazes na maioria dos casos. Entretanto, em 60 a 80% das vezes, o tratamento com probióticos pode não funcionar. Isso geralmente ocorre quando um dos microrganismos cresce demais, impedindo que o tratamento seja eficaz. Nesses casos, é necessária uma cultura de leite.
Para realizar a cultura, uma amostra de leite de cada mama deve ser coletada separadamente e armazenada em um recipiente estéril, que será enviado ao laboratório para identificar os microrganismos presentes e sua quantidade, a fim de indicar o antibiótico adequado para essa situação.
Orientação adicional em caso de mastite subaguda
- Verifique a técnica de amamentação: é importante ter em mente que os seios nunca devem doer, nem no momento em que o bebê pega o mamilo, nem após a amamentação. Verifique a boca do bebê para ver a mobilidade da língua dele. Se você melhorar sua técnica e diminuir a dor durante a amamentação, talvez não precise de tratamento.
- Se você tiver mamilos doloridos e feridas, lave-os duas ou três vezes ao dia com água e sabão neutro, seque-os com toalhas de papel descartáveis e mantenha-os limpos durante todo o dia.
- Na presença de uma ou mais bolhas de leite, é recomendável que você não as toque, pois todo o duto pode estar cheio de bactérias. Se você não as tocar, o desconforto melhorará e você ainda evitará a contaminação.
Se o desconforto persistir, você deve consultar um médico.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Mastite subaguda: causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.
- Arias, P. V., Garrido, E. R., & Moya, J. I. (2022). Manejo de la mastitis subaguda: probióticos vs antibiótico. Paraninfo Digital, e34024d-e34024d.
- Contreras-Garduño, K. A., Colmenares-Castaño, M., Cortina-Cortés, M., Esquivel-Salinas, I. A., & Gallegos-Velasco, L. S. (2022). Mastitis subclínica y subaguda: patologías frecuentemente subdiagnosticadas y de serias consecuencias. Salud Jalisco, 9(Esp), 52-60.
- Rodríguez Rodríguez, N. (2018). Tratamiento con probiótico versus antibiótico de la mastitis subaguda o subclínica en madres con lactancia materna.