Doenças do seio

Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 15 janeiro 2021
Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento

A sensibilidade das mamas é um assunto frequente em conversas entre mulheres e é o principal motivo de uma consulta com o ginecologista ou, mais especificamente, um mastologista, que é o especialista em glândulas mamárias.

A dor nos seios é conhecida como mastalgia e pode surgir por diversas causas, que vão desde a menstruação até a menopausa. A dor nos seios sem menstruação é frequente em mulheres de qualquer idade: desde muito jovens, no começo da puberdade, até as que já são adultas. Normalmente se caracteriza por dor nos seios ao tocá-los ou através de fisgadas no peito.

Te convidamos para que continue lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará todas as respostas sobre os seios doloridos sem menstruação, suas causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Seios doloridos e quentes: o que pode ser

Índice

  1. Início da puberdade
  2. Seios doloridos sem menstruação e ingestão de alguns medicamentos
  3. Cistos nas mamas
  4. Gravidez
  5. Amamentação
  6. Mastite
  7. Troca de pílulas anticoncepcionais
  8. Tumores cancerígenos
  9. Como evitar sentir dor nos seios

Início da puberdade

Nesta fase da vida, entre os 10 e 14 anos, as meninas apresentam incômodos e seios doloridos sem menstruação devido ao fato de que eles estão em crescimento, o que causa dor.

Durante este período, no qual as meninas estão em pleno desenvolvimento, não é necessário um tratamento específico. O médico recomendará tomar banho com água morna para aliviar a dor nas mamas, além do uso de um sutiã que sirva de apoio e seja adequado ao tamanho dos seus seios.

Seios doloridos sem menstruação e ingestão de alguns medicamentos

O consumo de alguns medicamentos tem como efeito colateral a dor nos seios sem menstruação. Estes medicamentos podem ter sido receitados para doenças pré-existentes, como a diabetes ou doenças cardiovasculares, onde são ingeridas substâncias como:

  • Digoxina;
  • Espironolactona;
  • Metildopa;
  • Clorpromazina.

Se este for o seu caso, você deve ir imediatamente ao médico. Ele verificará a presença da dor na mama e trocará o medicamento que estiver causando esta alteração por outro que não provoque o efeito colateral.

Cistos nas mamas

Outra causa dos seios doloridos sem menstruação são os cistos nas mamas. Esta lesão é vista frequentemente em mulheres jovens entre os 35 e 50 anos de idade. Os cistos mamários consistem em bolsas de líquido que se formam no interior da mama. Estes cistos, apesar de benignos, causam dor nos seios e são detectados através de exames específicos, como a mamografia.

Neste caso, o especialista indicará analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor após uma avaliação médica. Os cistos nas mamas não precisam de um tratamento específico, a menos que sejam muito grandes ou provoquem dor muito intensa, somente assim se recorrerá ao tratamento cirúrgico.

Gravidez

Durante a gravidez é normal sentir dor nos seios, especialmente com mais frequência durante o primeiro trimestre e ao final da gravidez. Esta dor se deve ao aumento do fluxo sanguíneo, por isso, durante esta etapa, as veias se tornam mais perceptíveis nos seios e há dor neles ao tocá-los.

As mulheres que estão grávidas pela primeira vez e as que engravidaram precocemente costumam sentir dor intensa nos seios. Para aliviar a dor nos seios durante a gravidez, o obstetra te recomendará algumas destas práticas:

  • Colocação de compressas de água quente;
  • Banhos com água morna;
  • Massagear os seios.
Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento - Gravidez

Amamentação

Ao longo desta etapa, os seios ficam cheios de leite para poder amamentar o bebê. Neste momento, as mamas podem ficar duras e doloridas. O mamilo, devido à sucção constante do bebê, pode ficar rachado, gerando dor intensa e sangramento.

Neste caso, será necessário esvaziar o peito alimentando o bebê ou fazendo isso manualmente, a fim de descongestionar o leite da mama.

Se você sente dor no mamilo e ele está rachado, o pediatra indicará a aplicação de um creme que permita cicatrizar a lesão, além de manter o mamilo hidratado enquanto não se alimenta a criança.

Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento - Amamentação

Mastite

Outra das causas dos seios doloridos sem menstruação é a mastite. Trata-se de uma inflamação dos seios que surge durante a amamentação por causa da obstrução dos ductos do leite, acúmulo do mesmo ou por uma infecção na mama, gerada por uma bactéria.

Além da dor no seio, a mastite provoca os seguintes sintomas:

O médico indicará um tratamento para a dor na mama que dependerá da causa da mastite, normalmente é tratada com antibiótico e anti-inflamatórios.

Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento - Mastite

Troca de pílulas anticoncepcionais

O uso de pílulas anticoncepcionais provoca um aumento na sensibilidade das mamas. Isto pode ser notado desde o começo do tratamento, mas ocorre mais frequentemente quando é feita uma troca da pílula que o organismo está acostumado. Isto pode provocar dor nos seios sem menstruação, assim como a sensação de ardência.

Neste caso, o médico recomendará que espere de 2 a 3 meses para que seu corpo se acostume às nova pílulas anticoncepcionais. Você verá como a dor nos seios é aliviada e não voltará a sentir este incômodo.

Tumores cancerígenos

O aparecimento de dor na mama quando há um tumor cancerígeno é um sinal de que este está em uma fase avançada, onde se torna evidente o dano a outros tecidos subjacentes. Geralmente é muito raro ter dor na mama por causa da presença de um câncer.

Se a dor nos seios ocorre devido a presença de um tumor cancerígeno, o médico especialista fará as indicações pertinentes de acordo com a situação atual do tumor e indicará fazer quimioterapia ou radioterapia, caso seja necessário.

Como evitar sentir dor nos seios

Agora que já conhece as causas da dor nos seios sem menstruação, é importante se lembrar que o cuidado com os seios é essencial, pois assim evitará o aparecimento do incômodo ou sensibilidade nos seios. Para isso, você precisará tomar certos cuidados, como os que sugerimos a seguir:

  • Ao comprar um sutiã, deve escolher o tamanho adequado: que seja confortável, suave e que se ajuste perfeitamente ao seu busto, com isto evitará a dor nos seios e a queda dos mesmos.
  • Você deve se alimentar de forma saudável com uma dieta pobre em gorduras, rica em vegetais, frutas ou grãos.
  • Mantenha um peso corporal adequado a sua altura. Com isto evitará o crescimento excessivo dos seios.
  • Se apresentar alguma lesão nos seus seios acompanhada de dor, consulte seu ginecologista ou mastologista imediatamente. Ele te indicará os passos a seguir para aliviar o incômodo e ter o diagnóstico preciso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Junemann, K. (2009). Patología mamaria benigna. Rev obstet ginecol Hospital Santiago Oriente Dr. Luis Tisné Brousse, 4(3), 201-6.
  • PEDROZA, M. E. M. DOLOR MAMARIO. Rincón Medico, 97.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento