menu
Partilhar

Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 15 janeiro 2021
Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento

A sensibilidade das mamas é um assunto frequente em conversas entre mulheres e é o principal motivo de uma consulta com o ginecologista ou, mais especificamente, um mastologista, que é o especialista em glândulas mamárias.

A dor nos seios é conhecida como mastalgia e pode surgir por diversas causas, que vão desde a menstruação até a menopausa. A dor nos seios sem menstruação é frequente em mulheres de qualquer idade: desde muito jovens, no começo da puberdade, até as que já são adultas. Normalmente se caracteriza por dor nos seios ao tocá-los ou através de fisgadas no peito.

Te convidamos para que continue lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará todas as respostas sobre os seios doloridos sem menstruação, suas causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Seios doloridos e quentes: o que pode ser

Início da puberdade

Nesta fase da vida, entre os 10 e 14 anos, as meninas apresentam incômodos e seios doloridos sem menstruação devido ao fato de que eles estão em crescimento, o que causa dor.

Durante este período, no qual as meninas estão em pleno desenvolvimento, não é necessário um tratamento específico. O médico recomendará tomar banho com água morna para aliviar a dor nas mamas, além do uso de um sutiã que sirva de apoio e seja adequado ao tamanho dos seus seios.

Seios doloridos sem menstruação e ingestão de alguns medicamentos

O consumo de alguns medicamentos tem como efeito colateral a dor nos seios sem menstruação. Estes medicamentos podem ter sido receitados para doenças pré-existentes, como a diabetes ou doenças cardiovasculares, onde são ingeridas substâncias como:

  • Digoxina;
  • Espironolactona;
  • Metildopa;
  • Clorpromazina.

Se este for o seu caso, você deve ir imediatamente ao médico. Ele verificará a presença da dor na mama e trocará o medicamento que estiver causando esta alteração por outro que não provoque o efeito colateral.

Cistos nas mamas

Outra causa dos seios doloridos sem menstruação são os cistos nas mamas. Esta lesão é vista frequentemente em mulheres jovens entre os 35 e 50 anos de idade. Os cistos mamários consistem em bolsas de líquido que se formam no interior da mama. Estes cistos, apesar de benignos, causam dor nos seios e são detectados através de exames específicos, como a mamografia.

Neste caso, o especialista indicará analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor após uma avaliação médica. Os cistos nas mamas não precisam de um tratamento específico, a menos que sejam muito grandes ou provoquem dor muito intensa, somente assim se recorrerá ao tratamento cirúrgico.

Gravidez

Durante a gravidez é normal sentir dor nos seios, especialmente com mais frequência durante o primeiro trimestre e ao final da gravidez. Esta dor se deve ao aumento do fluxo sanguíneo, por isso, durante esta etapa, as veias se tornam mais perceptíveis nos seios e há dor neles ao tocá-los.

As mulheres que estão grávidas pela primeira vez e as que engravidaram precocemente costumam sentir dor intensa nos seios. Para aliviar a dor nos seios durante a gravidez, o obstetra te recomendará algumas destas práticas:

  • Colocação de compressas de água quente;
  • Banhos com água morna;
  • Massagear os seios.
Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento - Gravidez

Amamentação

Ao longo desta etapa, os seios ficam cheios de leite para poder amamentar o bebê. Neste momento, as mamas podem ficar duras e doloridas. O mamilo, devido à sucção constante do bebê, pode ficar rachado, gerando dor intensa e sangramento.

Neste caso, será necessário esvaziar o peito alimentando o bebê ou fazendo isso manualmente, a fim de descongestionar o leite da mama.

Se você sente dor no mamilo e ele está rachado, o pediatra indicará a aplicação de um creme que permita cicatrizar a lesão, além de manter o mamilo hidratado enquanto não se alimenta a criança.

Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento - Amamentação

Mastite

Outra das causas dos seios doloridos sem menstruação é a mastite. Trata-se de uma inflamação dos seios que surge durante a amamentação por causa da obstrução dos ductos do leite, acúmulo do mesmo ou por uma infecção na mama, gerada por uma bactéria.

Além da dor no seio, a mastite provoca os seguintes sintomas:

O médico indicará um tratamento para a dor na mama que dependerá da causa da mastite, normalmente é tratada com antibiótico e anti-inflamatórios.

Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento - Mastite

Troca de pílulas anticoncepcionais

O uso de pílulas anticoncepcionais provoca um aumento na sensibilidade das mamas. Isto pode ser notado desde o começo do tratamento, mas ocorre mais frequentemente quando é feita uma troca da pílula que o organismo está acostumado. Isto pode provocar dor nos seios sem menstruação, assim como a sensação de ardência.

Neste caso, o médico recomendará que espere de 2 a 3 meses para que seu corpo se acostume às nova pílulas anticoncepcionais. Você verá como a dor nos seios é aliviada e não voltará a sentir este incômodo.

Tumores cancerígenos

O aparecimento de dor na mama quando há um tumor cancerígeno é um sinal de que este está em uma fase avançada, onde se torna evidente o dano a outros tecidos subjacentes. Geralmente é muito raro ter dor na mama por causa da presença de um câncer.

Se a dor nos seios ocorre devido a presença de um tumor cancerígeno, o médico especialista fará as indicações pertinentes de acordo com a situação atual do tumor e indicará fazer quimioterapia ou radioterapia, caso seja necessário.

Como evitar sentir dor nos seios

Agora que já conhece as causas da dor nos seios sem menstruação, é importante se lembrar que o cuidado com os seios é essencial, pois assim evitará o aparecimento do incômodo ou sensibilidade nos seios. Para isso, você precisará tomar certos cuidados, como os que sugerimos a seguir:

  • Ao comprar um sutiã, deve escolher o tamanho adequado: que seja confortável, suave e que se ajuste perfeitamente ao seu busto, com isto evitará a dor nos seios e a queda dos mesmos.
  • Você deve se alimentar de forma saudável com uma dieta pobre em gorduras, rica em vegetais, frutas ou grãos.
  • Mantenha um peso corporal adequado a sua altura. Com isto evitará o crescimento excessivo dos seios.
  • Se apresentar alguma lesão nos seus seios acompanhada de dor, consulte seu ginecologista ou mastologista imediatamente. Ele te indicará os passos a seguir para aliviar o incômodo e ter o diagnóstico preciso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Junemann, K. (2009). Patología mamaria benigna. Rev obstet ginecol Hospital Santiago Oriente Dr. Luis Tisné Brousse, 4(3), 201-6.
  • PEDROZA, M. E. M. DOLOR MAMARIO. Rincón Medico, 97.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento
1 de 4
Seios doloridos sem menstruação: causas e tratamento

Voltar ao topo da página