Partilhar

Seios doloridos e quentes: o que pode ser

 
Por Ana Ferraz. 9 setembro 2019
Seios doloridos e quentes: o que pode ser

O corpo da mulher é muito complexo e pode passar por muitas mudanças dependendo de numerosos fatores, tanto externos como internos. Uma das áreas mais sensíveis, e por isso uma das mais afetadas do organismo feminino, é a dos seios. Os mesmos podem se endurecer, ficar doloridos, quentes e sensíveis ao tato; sofrer com secreções, bolinhas duras ou caroços; ou passar por outras inúmeras alterações que devem ser checadas por um especialista.

Mesmo que muitas mulheres conheçam seu corpo e saibam quando algo está diferente nessa região, os sintomas podem se juntar e uma preocupação pode surgir. Para ficar completamente tranquila, uma visita a um médico é indispensável. Contudo, nesse artigo do ONsalus, respondemos à pergunta "seios quentes e doloridos: o que pode ser?".

Também lhe pode interessar: Pontadas no seio: o que pode ser

Seios quentes e doloridos por TPM

A síndrome pré-menstrual ou da tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM, é um conjunto de sintomas que pode se apresentar uma ou duas semanas antes da menstruação. A grande maioria das mulheres sofre de ao menos um dos sintomas dessa síndrome, que geralmente passam quando o período menstrual se inicia[1]. Os sintomas de TPM mais frequentes costumam ser os seguintes:

  • Aparecimento de acne e espinhas;
  • Vontade de comer com maior frequência, especialmente doces;
  • Dores de cabeça;
  • Dores nas articulações;
  • Distensão do abdômen;
  • Aumento de peso;
  • Mudanças de humor;
  • Irritabilidade ou depressão;
  • Mudanças nos seios, como inflamação ou dor;
  • Algumas vezes seios quentes ou com uma temperatura um pouco mais alta que de costume.

Não se tem conhecimento dos motivos da TPM existir, mas se sabe que as mudanças hormonais estão muito relacionadas com a sintomatologia. Mesmo não existindo uma cura ou tratamento único, os analgésicos costumam ser a opção mais popular devido a sua grande eficácia. No entanto, vale ressaltar que é recomendado que a prescrição do remédio seja feita por um ginecologista e que o medicamento seja consumido da maneira indicada por ele.

Se você quiser saber mais sobre a síndrome de tensão pré-menstrual: tratamento, causas e duração, não deixe de ler esse artigo.

Seios quentes e doloridos por gravidez

As mulheres que estão grávidas também passam por diversas mudanças no corpo desde o início da gestação. É possível que esses primeiros sinais de gravidez surjam quando a mulher ainda nem sabe que está esperando um filho, o que faz com que ela comece a suspeitar da possibilidade de realmente estar grávida.

Mesmo sabendo que toda mulher é diferente e que não existem sintomas que se apresentem de maneira obrigatória em todas as mulheres grávidas, existem sintomas de gravidez antes do atraso da menstruação que são mais frequentes que outros. Entre as alterações mais frequentes nesse período, que também se dá durante a época da amamentação, uma das principais é a de ter os seios quentes e doloridos.

Sintomas de gravidez: primeiros dias

Além de sentir os seios quentes e não saber bem o porquê, existem outros sinais de gravidez que podem ajudar uma mulher a descobrir se está ou não grávida. Confira os principais:

  • Menstruação atrasada;
  • Peitos inflamados e sensíveis ao toque;
  • Enjoos, vômitos e náuseas;
  • Cansaço frequente e sem causa aparente;
  • Mudanças de humor;
  • Olfato sensível;
  • Aumento da vontade de urinar.

Para saber mais sobre os primeiros sintomas de gravidez, não deixe de conferir esse artigo do ONsalus.

Seios doloridos e quentes por alterações fibrocísticas

Ter seios doloridos e quentes também pode ser um dos sintomas das alterações fibrocísticas nas mamas, mudanças nos seios da mulher que geralmente incluem dor nos seios e o surgimento de alguma protuberância, nódulo, cisto ou caroço na axila que não são decorrentes de câncer de mama. Mesmo que a causa dessa condição ainda seja desconhecida, o que se sabe é que os hormônios que são produzidos nos ovários podem provocar diversos sintomas nos peitos que costumam trazer um grande desconforto para as mulheres.

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos[2] , cerca de 50% das mulheres irão sofrer desse transtorno e, algum momento durante a vida, principalmente durante a faixa etária entre os 20 e os 45 anos de idade. No entanto, essa condição costuma ser pouco frequente em mulheres que já tiveram passado pela menopausa.

Além da dor e do surgimento dos cistos, protuberâncias ou nódulos nos seios, os sintomas de alterações fibrocísticas nas mamas que mais se destacam são a sensação de seios quentes ou mais pesados e o desconforto na região debaixo dos braços.

Seios quentes e doloridos por mastite

Se você está se perguntando porque está com os seios quentes e doloridos, sofrer de mastite também pode ser uma das respostas. Trata-se de uma patologia que causa a inflamação do tecido mamário e que tem como principal origem a obstrução dos ductos lactíferos. Essa condição é bastante comum em mulheres que estejam passando pelo período de amamentação.

Além de dor e inchaço nos seios, a mulher com mastite pode sofrer de um mal-estar generalizado, de uma temperatura corporal mais elevada que o normal, de irritação do peito e de sensação de seios quentes e duros. O tratamento para eliminar esses sintomas deve ser prescrito por um profissional de confiança e, por isso, é indispensável ir ao médico se alguma dessas alterações se tornar realidade.

Seios doloridos e quentes: outras causas

Sofrer de alterações nos seios, como um aumento da temperatura ou da sensibilidade deles, pode estar relacionado com outras mudanças na área que podem precisar de acompanhamento médico para seu tratamento. Assim, é sempre essencial prestar atenção em todos os sintomas que podem estar se apresentando. Ter seios doloridos e quentes também pode ser consequência de:

  • Má alimentação com alto consumo de gordura, cafeína ou sal;
  • Desenvolvimento de cistos nas mamas;
  • Congestão das mamas;
  • Candidíase por contágio.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Seios doloridos e quentes: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Referências
  1. Lobo, Rogerio; Pinkerton, JoAnn. Síndrome premenstrual (PMS) y trastorno disfórico premenstrual (PMDD). The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 95, Issue 4, 1 April 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1210/jcem.95.4.9999>. Acessado a 5 de setembro de 2019.
  2. Medline Plus. Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Cambios fibroquísticos en las mamas. Disponpivel em: <https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/000912.htm>. Acessado a 5 de setembro de 2019.
Bibliografia
  • Medline Plus. Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Cambios fibroquísticos en las mamas. Disponpivel em: <https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/000912.htm>. Acessado a 5 de setembro de 2019.
  • Lobo, Rogerio; Pinkerton, JoAnn. Síndrome premenstrual (PMS) y trastorno disfórico premenstrual (PMDD). The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 95, Issue 4, 1 April 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1210/jcem.95.4.9999>. Acessado a 5 de setembro de 2019.
  • Nordqvist, Christian. What are the causes of breast pain? Medical News Today. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/263566.php>. Acessado a 5 de setembro de 2019.
  • Wilson, Debra, R. Why is my nipple burning? Healthline. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/burning-nipple>. Acessado a 5 de setembro de 2019.

Escrever comentário sobre Seios doloridos e quentes: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Seios doloridos e quentes: o que pode ser
Seios doloridos e quentes: o que pode ser

Voltar ao topo da página