Partilhar

Micose nas costas: causas e como tratar

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 20 agosto 2019
Micose nas costas: causas e como tratar

A presença de algumas lesões na pele das costas como manchas brancas, elevações da pele ou coceira podem ser o aviso de que você está com a presença de uma micose nas costas. os fungos nas costas são uma alteração comum que surge especialmente nos meses de verão devido ao calor e a umidade.

Neste artigo do ONsalus você conhecerá muito mais sobre a presença de micose nas costas: causas e como tratar.

Micose nas costas: causas

As causas dos fungos nas costas são diversas, vão desde mudanças no clima até uma fraqueza no sistema imunológico, entre outras que mencionaremos a seguir:

  • Fatores climáticos, o calor e a umidade: o verão é uma época extremamente quente e úmida, por isso que a proliferação de micoses aumenta durante esta estação.
  • Pitiríase versicolor, também conhecida como micose de praia, é causada por um fungo chamado Malassezia furfur, ele se produz uma substância que impede a produção de melanina na pele, isto ocorre durante a exposição da mesma ao sol. A principal característica da lesão causada por este fungo é que, na zona onde se encontra, a pele não fica bronzeada, o que gera o aparecimento de manchas brancas.
  • Dermatofitose: é outro tipo de fungo na pele que pode afetar as costas.
  • Pele oleosa: durante o verão te deixa mais suscetível a sofrer processos infecciosos, entre eles, as infecções bacterianas ou por leveduras, as quais crescem com mais facilidade em peles oleosas.
  • Gravidez: durante a gestação, as mudanças hormonais vão aumentando e são capazes de desencadear o aparecimento de processos infecciosos.
  • A ingestão de alguns medicamentos: os tratamentos a base de hormônios, corticoides ou alguns antibióticos podem modificar a flora normal da pele e, desta forma, gerar o aparecimento de micose nas costas.
  • Deficiência imunológica: nos casos onde o sistema imunológico está enfraquecido, ele não é capaz de defender o organismo, por isso que fica suscetível a sofrer de certas alterações, como diabetes ou insuficiência renal, que permitem a proliferação dos fungos.
Micose nas costas: causas e como tratar - Micose nas costas: causas

Micose nas costas: sintomas

Os sintomas de micose nas costas que surgem com mais frequência são:

  • Mudanças na cor.
  • A pele das costas e de outras áreas, como o peito e até mesmo da parte superior dos braços, fica muito mais clara ou escura.
  • Descamação da pele.
  • Coceira.

Micose nas costas se pega?

Não existem evidências reais, muito menos científicas, que respaldem que a micose nas costas seja contagiosa. Em relação a isto, influenciam características muito particulares, como:

  • Se o processo infeccioso é resultado de infecções de origem animal, como gatos, roedores ou cachorros, assim como provenientes da terra, costumam ser contagiosos para as pessoas. Neste caso, a contaminação pode passar de pessoa para pessoa.
  • Quando se tratam de infecções por fungos, esta alteração é exclusiva das pessoas, neste caso, o contágio dependerá do tipo de fungo e das características de cada pessoa.

As possibilidades de sofrer de micoses nas costas vai depender da presença dos seguintes fatores:

  • Fraqueza do sistema imunológico por ansiedade, depressão e estresse, bem como a presença de algumas doenças, como diabetes mellitus, leucemia e HIV, e o uso de alguns medicamentos como os corticoesteroides e os quimioterápicos.
  • Fatores genéticos, ambientes úmidos e quentes.

Micose nas costas: como tratar

A presença de fungos nas costas necessita de atendimento médico, neste caso do especialista em pele, o dermatologista, que será a pessoa indicada para prescrever o tratamento farmacológico de acordo com as lesões que o paciente apresentar.

A terapia é iniciada com medicamentos antifúngicos de uso local nos casos leves, caso se tratem de lesões extensas, deve-se utilizar um tratamento de via oral. Neste caso, os recomendados são os medicamentos como: Ketaconazol, Miconazol ou Fluconazol. Estes devem ser tomados por 4 semanas a cada 12 ou 8 horas ao dia, desta forma, o tratamento fará seu efeito e o fungo nas costas desaparecerá.

Nos casos onde seja necessário aplicação local, alguns conselhos devem ser seguidos para alcançar os maiores benefícios do tratamento:

  • Deve-se lavar as costas com sabonete com alto conteúdo em selênio, pois este age como um repelente do fungo. Em seguida aplica-se um antifúngico em creme ou spray.
  • Deve-se manter a área das costas seca e livre de umidade para evitar que o fungo se desenvolva, em especial, após o banho.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em selênio como ovos, frango, carnes vermelhas, peixe, mariscos, frutos secos, grãos inteiros e verduras.

Remédios caseiros para micose nas costas

Estes remédios caseiros podem ajudar a eliminar micose nas costas, mas em nenhum caso podem ser utilizados como substitutos do tratamento médico:

  • Vinagre de maçã: possui excelentes propriedades antifúngicas. Com o seu uso, é possível eliminar a coceira e o ressecamento das lesões. Você pode aplicá-lo na área afetada com um pedaço de algodão e deixar agir por cerca de 15 minutos. Pode ser repetido 3 vezes ao dia.
  • Alho: suas propriedades antibacterianas e antifúngicas contribuem para eliminar as lesões causas pelos fungos nas costas. Seu consumo pode ajudar a desintoxicar o sangue. Tome um alho em jejum misturado com limão. Caso seja aplicado de forma tópica na área afetada, coloque o alho esmagado na área e deixe agir por alguns minutos, então retire ele com água em abundância. O alho é uma excelente opção no tratamento das micoses.
  • Orégano: é um remédio caseiro muito utilizado para tratar os fungos, pode ser utilizado com azeite e aplicado diretamente nas lesões. Também é possível tomá-lo na forma de chá. O orégano contém 2 substâncias, timol e carvacrol, ambas agem detendo o crescimento dos fungos. Aplique-o sobre as lesões nas costas 3 vezes ao dia.
  • Aloé vera: as diversas propriedades que ela oferece para a pele, entre elas, hidratantes e reparadoras, são especialmente indicadas diante da presença de fungos e agentes irritantes. Pode ser aplicada pura ou combinada com outros produtos naturais, como o mel.
  • Óleo de coco: tem um alto conteúdo em ácidos graxos, agindo na membrana celular do fungo e destruindo-o. Deve ser aplicado sobre as lesões 3 vezes ao dia durante várias semanas, mesmo que as lesões tenham desaparecido, pois previne o aparecimento das mesmas ao manter a pele hidratada.
  • Árvore do chá: é um óleo essencial com excelentes propriedades, em especial, para eliminar os fungos e as bactérias. Use a árvore do chá misturada com azeite de oliva ou com óleo de amêndoas e passe na região das costas no mínimo 2 vezes ao dia.
  • Bicarbonato de sódio e vinagre de maçã: o bicarbonato é alcalino e o vinagre de maçã é ácido, a união de ambos faz uma mistura excelente para eliminar os fungos nas costas. O equilíbrio existente nestes dois remédios caseiros contribui para eliminar os fungos nas costas.
Micose nas costas: causas e como tratar - Remédios caseiros para micose nas costas

Micose nas costas: como prevenir

  • Se proteger do calor e umidade. Para isso, aumente a hidratação das costas e evite lugares úmidos.
  • Deve-se evitar deitar diretamente sobre a areia da praia. É preciso colocar uma toalha limpa e seca para evitar o excesso de umidade.
  • Usar cremes hidratantes.
  • Utilizar roupas de algodão e tecidos orgânicos, desta forma, se mantém o corpo seco e fresco.
  • Não compartilhar roupas, toalhas ou outros artigos de uso pessoal.
  • Manter a pele limpa e seca. Com isto, evita-se a umidade e a proliferação dos fungos.

A presença de fungos nas costas deve ser tratada medicamente por especialistas em pele, como os dermatologistas. Eles se encarregarão de fazer o diagnóstico preciso e iniciar o tratamento correspondente com a origem dos fungos nas costas, além disso, caso julguem necessário, poderão te recomendar utilizar os remédios caseiros junto com o tratamento farmacológico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Micose nas costas: causas e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Micose nas costas: causas e como tratar

O que lhe pareceu o artigo?

Micose nas costas: causas e como tratar
1 de 3
Micose nas costas: causas e como tratar

Voltar ao topo da página