Tendinite

O que uma pessoa com tendinite no joelho não pode fazer?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 27 setembro 2023
O que uma pessoa com tendinite no joelho não pode fazer?

A tendinite do joelho é uma condição comum entre os atletas e pode ser limitante para as atividades cotidianas.

Ao lidar com a tendinite do joelho, surge a dúvida se é bom ou não caminhar enquanto estiver sofrendo com a doença. Para muitos, o repouso é a indicação para aliviar os sintomas; no entanto, o ideal é praticar uma atividade física como a caminhada, pois é um exercício de baixo impacto que certamente ajudará na sua recuperação.

Mas o que uma pessoa com tendinite no joelho não pode fazer? Neste artigo do ONsalus listamos algumas delas e também falamos os melhores exercícios para quem sobre com este problema. Além disso, vamos explicar como curar a tendinite no joelho rapidamente. Boa leitura.

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Índice

  1. Faz bem caminhar se tenho tendinite no joelho?
  2. O que uma pessoa com tendinite no joelho não pode fazer?
  3. Quanto tempo deve-se ficar em repouso em caso de tendinite?
  4. Como curar a tendinite no joelho rapidamente

Faz bem caminhar se tenho tendinite no joelho?

Na grande maioria dos casos, caminhar com tendinite no joelho é benéfico, pois os médicos recomendam a caminhada e outros exercícios que movimentam as articulações do joelho. A caminhada é uma atividade de baixo impacto, portanto, é perfeita para pessoas com tendinite no joelho.

Caminhar com tendinite aumenta a vascularização da área afetada, melhorando assim a nutrição do tecido. Isso reduz a dor e facilita a recuperação. Caso contrário, quando o joelho fica imóvel, pode ocorrer rigidez, o que leva a problemas ósseos, como osteoporose ou atrofia muscular. A caminhada é um exercício que pode reduzir a rigidez e a inflamação sem piorar a tendinite do joelho. É um exercício que faz parte de um estilo de vida saudável para manter o coração e os ossos fortes, bem como para garantir a função das articulações.

O aparecimento de qualquer uma dessas condições pode prejudicar e retardar a recuperação e levar não apenas a lesões, mas também à atrofia.

Caminhar, mas também praticar esportes com tendinite no joelho, pode ser positivo se feito moderadamente e até mesmo se alternado com fisioterapia. O ideal é mudar a atividade que você vem fazendo regularmente e encontrar uma que não afete a lesão no joelho.

Se a dor no joelho for de moderada a grave, é importante ir com calma e começar a caminhar se essa atividade não agravar ainda mais a lesão existente.

O que uma pessoa com tendinite no joelho não pode fazer?

Se você sofre de tendinite no joelho, deve evitar determinadas atividades que aumentem a dor ou o inchaço, pois a dor é um sinal de alerta enviado pelo corpo de que o tecido está em risco. Para evitar mais danos, siga estas dicas:

  • Pular ou subir escadas: esses dois exercícios aumentam a tensão sobre o tendão patelar e retardam o processo de cura do corpo.
  • Confiar em uma cinta patelar: as cintas patelares parecem ser uma maneira rápida e fácil de permanecer no jogo, mas é importante deixar claro que a tendinite não tem solução rápida. Essas cintas podem aliviar a dor em algumas pessoas, mas também podem mudar a posição da rótula e gerar mais inflamação, o que agrava a situação.
  • O treinamento normal deve ser mantido: é importante ter em mente que o dano ao tecido ocorre antes que a dor seja sentida, e mesmo os tendões danificados podem não sentir dor. Por esse motivo, a dor não é um bom parâmetro para avaliar a tensão no caso da tendinite do joelho. Os tendões podem levar semanas e, às vezes, meses para se curar adequadamente devido ao suprimento insuficiente de sangue.
  • Repouso excessivo: Na tendinite do joelho, o repouso é importante, mas lembre-se de que o repouso excessivo enfraquece o tendão com o tempo. O treinamento adequado e justo é a melhor opção para a recuperação. O ideal é manter-se ativo com exercícios específicos que ajudem a fortalecer o tendão.
  • Retomar de onde parou: quando começar a sentir melhoras no joelho, evite a tentação de voltar ao ponto em que estava treinando. Isso deve ser feito gradualmente para permitir que o tendão se cure sem problemas.

Quanto tempo deve-se ficar em repouso em caso de tendinite?

O tempo de repouso para a tendinite varia conforme a gravidade da lesão. A tendinite pode levar de várias semanas a meses para cicatrizar, pois isso dependerá muito dos cuidados aplicados. O repouso da área afetada é essencial; no entanto, devem ser feitos movimentos suaves para evitar o enrijecimento do tendão.

O repouso para a tendinite não é absoluto. Desde que não haja dor, deve-se realizar atividades físicas que não afetem diretamente o tendão.

Em geral, a tendinite aguda do joelho pode levar de 3 a 6 semanas para cicatrizar, enquanto aquelas com mais de 6 semanas (casos crônicos) tendem a cicatrizar em 4 a 6 meses.

Como curar a tendinite no joelho rapidamente

Uma vez feito o diagnóstico, o médico prescreverá anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, e corticoides durante os estágios iniciais da tendinite, pois a inflamação é predominante nesse estágio.

À medida que a tendinite progride, os anti-inflamatórios se tornam menos eficazes, pois os tecidos se deterioram e, por esse motivo, o desconforto persiste.

O médico aconselhará a não abandonar completamente os exercícios, mas recomendará exercícios moderados que não afetem o tendão. Há atividades específicas para a tendinite do joelho, que visam à automassagem para relaxar o quadríceps. O ideal é que isso seja supervisionado por um fisioterapeuta, que indicará exercícios suaves de fortalecimento e alongamento para melhorar a força, a flexibilidade e o movimento da articulação.

Se isso não funcionar e a tendinite progredir para a ruptura do tendão, ela precisará ser resolvida por meio de cirurgia.

Há outros tratamentos possíveis a serem implementados, como

  • Terapia por ondas de choque extracorpóreas.
  • Massagem para aumentar a circulação.
  • Terapia de ultrassom.

Ao mesmo tempo, exercícios leves e uma dieta saudável ajudarão a melhorar o fluxo sanguíneo para acalmar qualquer inflamação persistente. Essa é a maneira mais rápida de curar a tendinite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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