Lesões e doenças do pescoço

Não consigo mexer o pesçoco, o que fazer?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. Atualizado: 21 abril 2022
Não consigo mexer o pesçoco, o que fazer?

As contrações cervicais estão cada vez mais comuns. É um problema muito frequente que a maioria das pessoas sofre pelo menos uma vez, mas o que acontece quando você constantemente fica incapaz de mexer o pescoço ou quando há tanta dor ou rigidez que é impossível encontrar um postura confortável?

Uma contração intensa que te impede de mexer o pescoço pode ser causada por diferentes motivos, como por exemplo, o bruxismo, infecções diversas, vertigem, traumatismos ou artrose.

Se você não consigue mexer o pesçoco, e quer saber o que fazer, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Fisgada no pescoço: o que fazer

Índice

  1. Torcicolo
  2. Bruxismo
  3. Hérnia de disco cervical
  4. Infecções
  5. Vertigem
  6. Distensão, entorse ou estiramento do pescoço
  7. Artrose

Torcicolo

É chamado de torcicolo a contração muito intensa dos músculos do pescoço, a qual impede que você seja capaz de girar o pescoço ou também quando fica de lado.

Pode surgir desde o nascimento, em cujo caso é conhecido como congênito, ou também pode aparecer mais no futuro, estando relacionado com problemas musculares ou nervosos que afetam os músculos cervicais.

Entre os sintomas que podem acompanhar a contração cervical, estão:

  • Impossibilidade de mexer a cabeça.
  • Dor no pescoço e na cabeça.
  • Percepção de que um ombro está mais para cima.
  • Tremor na cabeça ou no pescoço.

Não consigo mexer o pesçoco por conta do torcicolo, o que fazer?

Isto dependerá da causa do torcicolo.

Em adultos costuma ser necessária fisioterapia, analgésicos/anti-inflamatórios e calor local. É importante descartar possíveis causas que afetem a coluna, já que se isso acontecer é preciso fazer um tratamento específico.

Não consigo mexer o pesçoco, o que fazer? - Torcicolo

Bruxismo

Sem sombra de dúvidas, o bruxismo ou ranger os dentes é uma das causas mais frequentes das contrações dos músculos cervicais e, inclusive, pode gerar um torcicolo.

Os músculos que estão conectados à mandíbula são alguns dos mais fortes do corpo. É por isso que quando se contraem devido à tensões provocam vários sintomas:

  • Contração/torcicolo nos músculos do pescoço.
  • Dor de cabeça.
  • Dor atrás dos olhos.
  • Dor de ouvido.
  • Tonturas.
  • Sensação de ouvido tampado.
  • Ruídos no ouvido.
  • Mordida ruim.
  • Sensação de cansaço na região da mandíbula.

Não consigo mexer o pescoço por conta do bruxismo, o que fazer?

As contrações na região da mandíbula e, secundariamente, no pescoço, costumam ser causadas por tensão e estresse. É por isso que trabalhar somente nestes músculos não costuma ser suficiente para resolver o problema.

Identificar qual é a causa do estresse e tentar tratá-la é o que realmente pode te ajudar a solucionar as contrações. Este é um processo lento e que muitas vezes exige muita energia, no entanto, você pode aliviá-la com alguns dos seguintes conselhos:

  • Aplicar calor na região da mandíbula e pescoço.
  • Massagear com óleo de sésamo todas estas áreas, por pelo menos 20 minutos.
  • Praticar algum tipo suave de atividade física como caminhadas ou ioga. Não fazer isso apenas na hora que está com os incômodos, mas sim torná-las uma prática cotidiana para aliviar as tensões.
  • Quando a zona muscular for ficando mole, tente fazer alongamentos suaves, evite forçar os músculos para não se lesionar.
  • Adicione gorduras saudáveis à sua dieta (a melhor neste caso é o ghee ou a manteiga clarificada). É importante manter os músculos, ligamentos e ossos nutridos e hidratados para tratar as contrações.

Hérnia de disco cervical

Os discos cervicais são estruturas que amortecem as vértebras da coluna cervical entre si. Por diversas circunstâncias, esses discos podem sair do seu lugar causando protrusão e podendo afetar estruturas próximas (como nervos ou a medula espinhal).

Podem ocorrer por causa de um traumatismo ou entorse ou podem aparecer estimulados por diferentes fatores, como o sedentarismo, fazer esforços de forma pouco adequada, tabagismo, etc.

Além da dor no pescoço, pode haver uma dor, que se estende ao longo de um dos braços ou ambos, formigamento ou dormência.

Não consigo mexer o pescoço por causa da hérnia cervical, o que fazer?

É preciso consultar um médico para saber se trata-se deste ou outro problema.

Muitas vezes, pode ser resolvido com repouso, fisioterapia e anti-inflamatórios, mas em outros casos pode ser necessária uma cirurgia.

Naturalmente, adotar hábitos mais saudáveis terá efeitos positivos tanto para reduzir a dor quanto para a recuperação da lesão.

Infecções

Se as regiões próximas ao pescoço têm infecções sérias, é possível que os músculos do pescoço fiquem severamente contraídos. Dois casos que são descritos com frequência são as infecções profundas de garganta e pescoço (abscessos) e as infecções das cobertas da medula espinhal (meningite).

Vejamos o que acontece nestes dois casos:

Infecções profundas do pescoço

Podem ocorrer a partir de uma infecção nas amígdalas ou em gânglios da região do pescoço. Podem surgir tanto na infância quanto na fase adulta.

Os sintomas que acompanham este tipo de problema são:

  • Febre alta (mais de 38°C).
  • Mal-estar geral.
  • Dor de garganta.
  • Dor no pescoço.
  • Dificuldade para engolir.
  • Impossibilidade de abrir a boca.
  • Falta de apetite.

Não consigo mexer o pescoço por conta de infecções, o que fazer?

Trata-se de uma emergência, por isso é essencial que, diante destes sintomas, não demore para consultar um médico(a), já que a infecção pode se agravar ainda mais.

É necessário que uma ou um profissional examine o que está acontecendo: ele te fará perguntas, examinará e solicitará exames como ecografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

É provável que seja necessário drenar a infecção. Às vezes é possível fazer isso no consultório, em outras, é necessário fazer em uma sala cirúrgica sob anestesia.

Também podem ser necessários antibióticos.

Meningite

Este problema também requer uma consulta imediata porque pode se complicar gravemente. Felizmente, não é tão frequente como as outras causas de torcicolos.

Uma meningite costuma se apresentar com febre alta, mal-estar geral, pode haver algum antecedente de resfriado, ou não, e falta de apetite.

A rigidez na região da coluna costuma ser muito séria, não incomodando apenas o pescoço mas todas as costas, o que dificulta os movimentos.

O que fazer?

Um exame minucioso também é necessário e pode exigir testes e/ou exames de imagem. Se houver suspeita clara de meningite, é preciso descartar o aumento da pressão do fluido no cérebro e, se estiver normal, pode ser necessário fazer um furo para descobrir se a meningite está realmente presente ou não.

O tratamento costuma necessitar de entrada hospitalar e antibióticos de diferentes tipos. Também pode ser necessário recorrer à anti-inflamatórios.

Não consigo mexer o pesçoco, o que fazer? - Infecções

Vertigem

A instabilidade que se manifesta com uma sensação de movimento do seu ambiente é conhecida como vertigem. Sua origem pode ser no ouvido (neste caso sendo chamada de vertigem periférica) ou dentro do cérebro e em estruturas próximas (vertigem central).

Ambas podem vir acompanhadas de contração no pescoço, que pode vir a ser um torcicolo. Também podem aparecer náuseas e vômitos, mal-estar geral e, dependendo da causa, podem ser notados sintomas auditivos (como surdez ou ruídos).

Muitas vezes, é dito que as vertigens são causadas por uma contração cervical, mas na verdade é o contrário: porque seu corpo percebe que ao voltar o pescoço, você fica com tontura, logo, firma os músculos e assim ele não se move.

Além disso, as contrações por si sós podem causar tonturas ou sensação de instabilidade, mas não há uma percepção de que o ambiente está se movendo.

Não consigo mexer o pescoço por conta da vertigem, o que fazer?

Se você está sentindo vertigens sérias, é conveniente consultar um médico. Deve-se descartar a causa, não apenas para que não tenha a contração cervical, mas também para que possa se sentir melhor.

Dependendo do que achar, te farão algumas perguntas, avaliarão e podem solicitar diferentes exames: tomografia computadorizada, ressonância magnética, exames de audição, testes de equilíbrio, entre outros.

A solução da contração ocorrerá conforme a vertigem for melhorando, o que pode ser algo bastante simples ou mais complicado, dependendo da causa.

Distensão, entorse ou estiramento do pescoço

Se o fato de não conseguir mover o pescoço surgiu após ter sofrido uma pancada ou ricochete em um acidente de carro, não hesite em ir para um centro médico imediatamente e não mexer o pescoço dentro do que for possível.

A distensão ou entorse do pescoço ocorre diante de um movimento brusco além das capacidades normais do seu pescoço, o que pode estirar ou lesionar ligamentos, tendões ou músculos cervicais.

Pode se tratar apenas de uma contração, mas também pode haver alguma lesão na coluna, por isso que deveria ter muito cuidado em como administra a situação.

A dor costuma aparecer no dia seguinte ou em até 48 horas após o traumatismo. Além disso, pode vir acompanhada de outros sintomas como:

  • Dormência das mãos/braços.
  • Zumbidos nos ouvidos.
  • Tonturas.

O que fazer?

  • Não mexa o pescoço.
  • Vá ao centro médico mais próximo.

Isto é essencial se você deseja evitar que a situação fique ainda mais complicada.

Não consigo mexer o pesçoco, o que fazer? - Distensão, entorse ou estiramento do pescoço

Artrose

A degeneração dos ossos da coluna vertebral pode levar a contrações cervicais muito severas, o que gera ainda mais dificuldade e dor.

Pode surgir por diferentes causas. As mais frequentes são traumatismos, que sobrecarregam inapropriadamente a coluna, ou se você não faz muitas atividades físicas, por exemplo.

Você também pode notar, além da contração severa, alguns outros sintomas como:

  • Dor no pescoço.
  • Dormência nas mãos ou braços.
  • Rigidez ou perda de flexibilidade.
  • Inchaço na região.

Não consigo mexer o pescoço por conta da artrose, o que fazer?

É essencial compreender que os processos crônicos como a artrose costumam ser secundários aos maus hábitos. É por isso que melhorá-los pode te ajudar a se sentir melhor.

Rever sua alimentação, seus hábitos de atividades físicas e de sono são alguns dos pontos mais importantes aos quais deve prestar atenção.

Incluir gorduras saudáveis como o ghee costuma trazer muitos benefícios na flexibilidade e na diminuição dos sintomas que acompanham a artrose.

Você pode recorrer aos anti-inflamatórios para acalmar os incômodos, mas é aconselhável não utilizá-los com frequência porque podem causar efeitos colaterais consideráveis.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Não consigo mexer o pesçoco, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Tomczak KK, Rosman NP. Torticollis. J Child Neurol. 2013 Mar;28(3):365-78. doi: 10.1177/0883073812469294. Epub 2012 Dec 26. PMID: 23271760.
  • Leplow B. Torticollis [Emergency checklist: Spasmodic torticollis]. MMW Fortschr Med. 2015 Jun 11;157(11):50-1. German. doi: 10.1007/s15006-015-3220-1. PMID: 26049352.
  • Lavigne GJ, Khoury S, Abe S, Yamaguchi T, Raphael K. Bruxism physiology and pathology: an overview for clinicians. J Oral Rehabil. 2008 Jul;35(7):476-94. doi: 10.1111/j.1365-2842.2008.01881.x. PMID: 18557915.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Não consigo mexer o pesçoco, o que fazer?