Partilhar

Tontura ao abaixar a cabeça

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 26 abril 2018
Tontura ao abaixar a cabeça

Muitas pessoas que sofrem de tonturas com frequência não prestam atenção a este sintoma, uma vez que acreditam que não representa nada de grave. Geralmente, quem sofre de enjoo ou tontura ao abaixar, levantar ou virar a cabeça acredita que sofre da famosa vertigem posicional, atribuindo as culpas às cervicais. Contudo, isto nem sempre está correto pois este sintoma pode ser um indício de diversas condições.

Se bem que as tonturas costumam ser associadas às vertigens, nem sempre é assim, sendo essencial consultar um médico e detalhar o tipo de mal-estar criado em detalhe, assim como identificar os momentos em que surge. Se você se está perguntando sobre os motivos de sentir tontura ao abaixar a cabeça, recomendamos que continue lendo o seguinte artigo do ONsalus para descobrir a resposta: Tontura ao abaixar a cabeça, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Dor de cabeça ao abaixar: causas

Tontura ao abaixar a cabeça por síndrome de Ménière

Alterações no ouvido podem estar intimamente relacionadas com as tonturas ao abaixar a cabeça. A patologia mais frequente e conhecida é o síndrome de Ménière que provoca transtornos no equilíbrio e na audição.

Na doença de Ménière, os tubos internos do ouvido interno (também conhecidos como labirintos) são afetados. Eles se encontram junto ao nervo do crânio e se encarregam de interpretar a posição do corpo para que ele se mantenha estável sem perder o equilíbrio. Embora a causa exata do transtorno seja desconhecida, é indispensável consultar um especialista para que ele recomende o tratamento correto. Assim, será possível eliminar os sintomas desta doença que incluem a pressão auditiva, o zumbido sentido no ouvido afetado, a hipoacusia e as vertigens e tonturas.

Tontura ao abaixar a cabeça - Tontura ao abaixar a cabeça por síndrome de Ménière

Tonturas por problemas oculares

As dificuldades de visão não são mais do que anomalias que o sistema ocular provoca, sendo que existem muitos tipos. A hipermetropia e a miopia são os problemas de visão de longa duração mais frequentes em quase todas as sociedades do mundo. De acordo com o tipo de dificuldade, as alterações da visão podem se manifestar através de visão dupla, de défices no campo visual, ver raios ou pontos, visão embaçada ou deformada de objetos, entre outros.

Embora cada patologia conte com sintomas característicos da mesma, a maioria dos problemas visuais provocam sinais clínicos frequentes em quase todos os casos. Dependendo da zona específica onde a anomalia se desenvolve, o paciente pode sofrer de:

  • Enxaquecas.
  • Incômodo ao mastigar.
  • Fadiga.
  • Vômitos.
  • Tonturas, especialmente ao mover a cabeça rapidamente.

Tontura ao virar a cabeça por problemas cervicais

Se você se está perguntando porque sente tontura quando vira a cabeça, uma das razões pode ser os problemas cervicais, que são cada vez mais frequentes em pessoas de todas as idades e gêneros. São provocados pela má postura, principalmente quando usamos diferentes produtos tecnológicos como o celular ou o computador. Estas alterações na zona cervical podem provocar diversos sintomas muito incômodos para o paciente, entre eles, as tonturas ao virar a cabeça.

Para eliminar a sintomatologia provocada pelos problemas cervicais, é essencial consultar com um profissional e seguir as suas orientações rigorosamente. É possível que ele receite outros fármacos para a zona e que proíba certos exercícios, além de aconselhar outros que podem ser benéficos para este tipo de alteração.

Tontura ao abaixar a cabeça - Tontura ao virar a cabeça por problemas cervicais

Quando consultar um neurologista

Sofrer de tonturas frequentes é um dos motivos mais comuns para as pessoas consultarem um neurologista. É indispensável consultar este especialista quando:

  • As tonturas provocam sensação de desmaio.
  • Uma pessoa sente movimento em seu redor, mesmo quando está quieta ou sentada.
  • As tonturas são descritas como spaced out feeling, ou seja, sensação de se encontrar distante do seu próprio corpo ou do ambiente onde se encontra.

Dependendo do tipo de tontura, o médico poderá determinar que transtorno está afetando o paciente e indicar o tratamento mais indicado para cada caso.

Em muitos casos, as vertigens e tonturas que pioram com o movimento da cabeça provocam dor no pescoço, ao contrário do que muitas pessoas acreditam. Em certos casos, os transtornos cervicais também podem provocar problemas de equilíbrio, sendo essencial consultar um médico para conhecer a causa exata das tonturas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tontura ao abaixar a cabeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Escrever comentário sobre Tontura ao abaixar a cabeça

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Rosangela souza de oliveira
Fiz uma cirurgia do coração 2 anos válvula mitral triscupide metálica estou sentindo tonteira ao deita e quando abaixo a cabeça
A sua avaliação:
Patti
Tenho visão dupla também, obrigada

Tontura ao abaixar a cabeça
1 de 3
Tontura ao abaixar a cabeça

Voltar ao topo da página