Saúde sexual da mulher

Por que não lubrifico se sou jovem?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 18 novembro 2023
Por que não lubrifico se sou jovem?

Ocasionalmente, algumas mulheres jovens podem experimentar a sensação de não lubrificar o suficiente no momento da relação sexual e, inevitavelmente, sentir grande preocupação com essa situação, pois, em princípio, ela está associada à falta de desejo ou atração pelo parceiro. Essa possibilidade não é comum, às vezes, você pode estar excitado no meio de um encontro íntimo e não conseguir lubrificar o suficiente para tornar a penetração prazerosa e suave. Nesse sentido, há vários motivos pelos quais uma mulher pode não lubrificar ou umedecer suficientemente a vagina, incluindo estresse, ingestão de certos medicamentos, uso de anticoncepcionais ou falta de estimulação sexual.

Normalmente, não se trata de um problema grave e, portanto, quase sempre é resolvido com o uso de produtos específicos e algumas recomendações e indicações do ginecologista ou sexólogo em um curto período. Se você está se perguntando: por que não lubrifico se sou jovem, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual explicamos os possíveis motivos que podem causar o ressecamento vaginal e o que fazer para aliviar esse desconforto.

Também lhe pode interessar: Secura vaginal: causas e tratamentos eficazes

Índice

  1. Estresse
  2. Medicamentos
  3. Terapia hormonal
  4. Produtos de higiene feminina
  5. Uso de drogas e álcool
  6. Falta de estímulo sexual
  7. Vaginismo
  8. Gravidez e amamentação
  9. O que devo fazer se não lubrifico quando tenho relações sexuais?

Estresse

Episódios repetitivos de estresse, além de afetar a saúde psicológica e emocional da pessoa, também têm um impacto negativo na atividade sexual. Nesse sentido, o estresse crônico, muitas vezes devido a problemas de trabalho, econômicos ou de saúde, faz com que a resposta sexual no corpo das mulheres jovens não seja tão boa, pois os níveis hormonais são afetados, de modo que o desejo sexual é bloqueado e, portanto, a lubrificação vaginal natural também.

É importante praticar técnicas de relaxamento, exercícios ao ar livre e, dependendo da particularidade do caso, a ajuda de um profissional para aliviar o estresse e, assim, melhorar as relações sexuais.

Medicamentos

Alguns medicamentos anti-histamínicos para tratar alergias, resfriados ou asma podem causar ressecamento vaginal. Além disso, devido ao seu baixo teor de estrogênio, alguns anticoncepcionais também causam ressecamento vaginal.

Além disso, os medicamentos para controlar a pressão arterial e aqueles usados no tratamento de alguns tipos de câncer também costumam causar esse problema desconfortável.

Por que não lubrifico se sou jovem? - Medicamentos

Terapia hormonal

Normalmente, a ingestão de anticoncepcionais pode fazer com que a mulher fique menos lubrificada, especificamente ao iniciar a terapia hormonal ou ao mudar a marca desse medicamento.

O uso contínuo de anticoncepcionais causa uma diminuição hormonal, principalmente na produção de estrogênios, afetando o grau de umidade vaginal e, consequentemente, tornando a relação sexual desconfortável devido à pouca lubrificação.

A ideia, nesses casos, é consultar um ginecologista para uma avaliação detalhada dos efeitos desses produtos no aspecto sexual e considerar outros mais adequados ao organismo.

Produtos de higiene feminina

Os produtos de higiene íntima ou duchas higiênicas são usados com frequência pela maioria das mulheres jovens para remover as secreções naturais da vagina, mas os produtos químicos usados nesses produtos podem reduzir o fluido da vagina e causar ressecamento.

É essencial manter a higiene íntima ideal usando géis e produtos especiais que não alterem o pH da vagina. Caso contrário, o uso contínuo de produtos íntimos inadequados pode levar a uma lubrificação vaginal deficiente e gerar uma sensação de queimação, coceira e irritação que inevitavelmente afetará a relação sexual.

Uso de drogas e álcool

O abuso de drogas e álcool é uma das principais causas da lubrificação vaginal. O tabaco, em particular, interfere na atividade estrogênica, causando ressecamento nessa área.

Da mesma forma, o álcool, se consumido em excesso, também pode causar esse efeito, justamente devido à desidratação que provoca e por produzir um efeito entorpecente nos órgãos genitais.

Falta de estímulo sexual

Às vezes, a falta de estímulo sexual costuma ser um fator significativo para as mulheres, pois, por não se sentirem suficientemente excitadas, a lubrificação vaginal é consideravelmente reduzida. Essa situação leva a uma penetração dolorosa e possível irritação durante a relação sexual.

Nessa circunstância, é aconselhável comunicar abertamente ao parceiro o que está acontecendo e orientá-lo sobre o que poderia produzir maior excitação e aumentar o desejo de obter lubrificação adequada durante a relação sexual.

Vaginismo

O vaginismo é uma condição sexual sofrida por algumas mulheres associada à incapacidade de relaxar os músculos da vagina. É uma disfunção sexual que pode afetar mulheres jovens, na qual, devido à rigidez vaginal, elas não conseguem se lubrificar bem e sentem bastante dor ao fazer sexo.

Nessa situação, o canal vaginal fica muito estreito e a penetração se dificulta. Entretanto, essa condição pode ser curada seguindo-se as instruções do ginecologista.

Gravidez e amamentação

Durante a gravidez e, posteriormente, no período de amamentação, o sistema hormonal é alterado, diminuindo os níveis de estrogênio. Isso leva a uma menor lubrificação vaginal, mas quando os níveis hormonais voltam ao normal, o problema desaparece.

Por outro lado, no meio da lactação, as mulheres secretam prolactina, o hormônio responsável por estimular a produção de leite. Durante esse processo, a produção de estrogênio é inibida, o que geralmente faz com que a mulher tenha pouca lubrificação.

Por que não lubrifico se sou jovem? - Gravidez e amamentação

O que devo fazer se não lubrifico quando tenho relações sexuais?

A secura ou lubrificação vaginal no momento da relação sexual geralmente é um problema simples de resolver.

No entanto, algumas causas são mais complexas e exigem a avaliação de um ginecologista para determinar as recomendações adequadas para tratar a situação.

Veja a seguir o que você pode fazer se não lubrificar durante a relação sexual:

  • É importante conhecer seu corpo em termos de ritmo, portanto, é essencial prepará-lo para o prazer. Nesse sentido, a abertura para as preliminares antes da relação sexual facilita a boa excitação e, portanto, a lubrificação vaginal, o que reduz a possibilidade de uma relação sexual dolorosa no momento da penetração.
  • Manter a hidratação adequada ajuda a aumentar a lubrificação vaginal; por isso, é essencial consumir 2 litros ou mais de água entre bebidas e alimentos.
  • Os hidratantes vaginais são uma boa opção nesses casos, pois imitam a lubrificação natural da vagina devido ao seu conteúdo à base de água, tornando o sexo mais prazeroso e menos doloroso. Muitos desses produtos são feitos com aloe vera.
  • Os lubrificantes vaginais também são uma alternativa para melhorar a umidade e a condição da vagina durante a penetração. São produtos eficazes, indolores, incolores e com textura muito fluida.
  • Além disso, alguns remédios naturais, como os fitoestrogênios encontrados nas ervas de erva-doce, ginseng, sementes de linho e produtos de soja, são benéficos para melhorar a lubrificação das mulheres durante a relação sexual. Além disso, a vitamina C, a salsa e o anis na incorporação da ingestão alimentar podem ajudar a aliviar o desconforto da secura vaginal.
  • Fortalecer ou ter um assoalho pélvico em forma permite uma boa lubrificação e umidade vaginal. A estimulação vaginal, bolas chinesas, exercícios de Kegel ou o uso de dilatadores e massagens vaginais podem tonificar os tecidos vaginais, revigorar o assoalho pélvico e melhorar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, aumentar a lubrificação na área vaginal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que não lubrifico se sou jovem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Azcona, L. (2007). Sequedad Vaginal. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-sequedad-vaginal-13102034
  • Middlesex Health. (2023). Secuencia Vaginal. [Documento en Línea]. Disponible:https://middlesexhealth.org/learning-center/espanol/sintomas/sequedad-vaginal
  • Oncolink. (2022). Resequedad vaginal y relaciones sexuales dolorosas. [Documento en Línea]. Disponible:https://es.oncolink.org/apoyar/sexualidad-y-fertilidad/sexualidad/resequedad-vaginal-y-relaciones-sexuales-dolorosas

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que não lubrifico se sou jovem?