Clamídia

Posso contrair clamídia sem ter tido relações sexuais?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 24 dezembro 2021
Posso contrair clamídia sem ter tido relações sexuais?

A clamídia é uma bactéria que costuma afetar, principalmente, a região genital. Pode surgir com sintomas ou sem eles e pode ser detectada em exames de rotina, já que como é bastante frequente, costuma ser feita sua busca durante este exames.

Mas, como se pega clamídia? É possível contrair clamídia sem ter tido relações sexuais? Como a pessoa pode ficar algum tempo sem apresentar sintomas, é provável que não ligue um ato sexual com uma infecção deste tipo. Existe apenas um jeito de ter uma infecção deste tipo sem ter tido relações sexuais, e é pelo contágio da mãe para o filho no canal do parto.

Quer saber mais sobre a clamídia, seus sintomas e quanto tempo pode tê-la sem saber? Então, continue lendo este artigo do ONsalus, no qual encontrará tudo o que precisa saber sobre esta DST.

Também lhe pode interessar: Clamídia na mulher: sintomas e tratamento

Índice

  1. O que é a clamídia
  2. Por quanto tempo se pode ter clamídia sem saber?
  3. Tenho clamídia e não tive relações sexuais, é possível?

O que é a clamídia

A clamídia é uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis, a qual costuma ser transmitida sexualmente por diferentes meios ou também durante o parto da mãe para o bebê.

Existem outras clamídias que podem ser transmitidas por via respiratória, mas não são tão frequentes, por isso que não costumam ser detectadas em exames de rotina e, assim, normalmente não se costuma falar delas. Portanto, a bactéria que você deve estar pesquisando e da qual falaremos é a C. trachomatis, chamanda simplesmente de "clamídia".

Mas como se pega clamídia? Bem, a clamídia é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns e aparece mais frequentemente em pessoas na casa dos 20 anos. É por isso que costuma ser feito um diagnóstico de rotina no grupo desta faixa etária.

Na verdade, é normal que ocorram infecções recorrentes, ou seja, que a pessoa contraia a clamídia mais vezes caso mantenha relações sexuais sem proteção.

É bastante comum em mulheres que utilizam anticoncepcionais orais, pois estas não costumam usar outros métodos de barreira (camisinha) para evitar o contágio desta bactéria.

Posso contrair clamídia sem ter tido relações sexuais? - O que é a clamídia

Por quanto tempo se pode ter clamídia sem saber?

Uma particularidade da clamídia é que ela pode permanecer no seu organismo por muito tempo sem que você saiba.

Uma vez contraída esta bactéria, ela se aloja no interior de algumas células e ali se reproduz, podendo apresentar sintomas ou não. Quando não apresenta sintomas, podem passar anos sem que a pessoa suspeite que tem clamídia.

Tenho clamídia e não tive relações sexuais, é possível?

A clamídia pode ser transmitida por diferente vias, mas as secreções genitais sempre estão envolvidas nesta transmissão. É por isto que se considera que a clamídia é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST).

Como se pega clamídia

Como esta bactéria é transmitida através dos fluidos sexuais, é preciso que haja um contato sexual para ser disseminada a outras pessoas. Se você quer saber como se pega clamídia, saiba que o contágio pode ocorrer através do:

  • Sexo genital-genital.
  • Sexo genital-oral.
  • Sexo genital-anal.

O que acontece bastante é que não aparecem sintomas, então, a detecção pode demorar muito tempo. Isto costuma fazer com que atos sexuais não sejam relacionados com a detecção da clamídia, mas muito provavelmente, se você procurar em sua memória, se lembrará de alguma relação sexual sem proteção que teve há algum tempo.

Sintomas da clamídia

Quando esta bactéria é contraída, é possível que não sejam apresentados sintomas ou também que eles se manifestem de diferentes formas, como:

  • Uretrite: nos homens, costuma surgir com secreção através do pênis (pus), ardência ao urinar e ao tocar na extremidade do pênis, o qual costuma parecer inflamado. Nas mulheres, a uretrite pode surgir com ardência ao urinar, necessidade de urinar muitas vezes ou a sensação de ficar com vontade de urinar após ter urinado.
  • Proctite: se trata da inflamação do reto que pode não provocar sintomas ou também pode surgir com dor, ardência, vontade de continuar defecando mesmo após ter defecado completamente e a presença de secreções. Em casos mais graves, podem, inclusive, apresentar úlceras ou infecções mais graves com abscessos.
  • Cervicite: é a inflamação do colo do útero. Pode não apresentar sintomas ou também é possível se manifestar com sangramento espontâneos ou após ter relações sexuais e fluxo de cor amarelada.
  • Doença inflamatória pélvica: se trata da disseminação desta bactéria pelo trato genital até o abdômen, afetando o útero, as trompas de Falópio e o peritônio. Trata-se de uma infecção grave que costuma surgir com dor abdominal intensa, febre, sangramentos genitais e que pode pôr em risco a vida de quem a sofre.
  • Infertilidade e gravidez ectópica: é uma das causas prováveis da impossibilidade de ter uma gravidez. Quando a clamídia se assenta sobre as trompas de Falópio de forma crônica, pode alterar seu funcionamento, causando infertilidade ou o assentamento de uma gravidez fora do útero (gravidez ectópica), a qual precisa ser tratada com urgência.
  • Peri-hepatite: se trata de uma inflamação ao redor do fígado, geralmente, surge com dor e febre em mulheres que sofrem de doença pélvica inflamatória.
  • Síndrome de Reiter: se trata de uma manifestação pouco frequente, mas é possível que surja com dores articulares, conjuntivite e erupções na pele.

É possível contrair clamídia sem ter tido relações sexuais?

A única forma pela qual uma pessoa pode contrair Chlamydia trachomatis sem ter tido relações é que sua mãe tenha te transmitido a infecção durante a gravidez, através do contato com suas secreções genitais.

O que costuma acontecer nestes casos é que o bebê costuma desenvolver uma infecção, a qual é detectada já nos primeiros dias de vida. Costuma afetar os olhos com uma conjuntivite e, em casos mais raros, pode produzir uma pneumonia que pode predispor, futuramente, uma asma ou bronquite.

Agora que você sabe como se pega clamídia, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre bolinhas no pênis, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso contrair clamídia sem ter tido relações sexuais?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • ROCA, B.. Infecciones por clamidias. An. Med. Interna (Madrid) [online]. 2007, vol.24, n.6 [citado 2021-10-07], pp.292-299. Disponible en: <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-71992007000600009&lng=es&nrm=iso>. ISSN 0212-7199.
  • Mpiga P, Ravaoarinoro M. Chlamydia trachomatis persistence: an update. Microbiol Res. 2006;161(1):9-19. doi: 10.1016/j.micres.2005.04.004. Epub 2005 Jun 1. PMID: 16338585.
  • Piñeiro L, Korta-Murua J, Cilla G. Prevención de la transmisión vertical de Chlamydia trachomatis mediante un cribado gestacional [Prevention of the vertical transmission of Chlamydia trachomatis using a gestational screening]. An Pediatr (Engl Ed). 2020 Aug;93(2):147-148. Spanish. doi: 10.1016/j.anpedi.2019.12.012. Epub 2020 Feb 15. PMID: 32070662.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Posso contrair clamídia sem ter tido relações sexuais?