Alergias

Alergia ao pólen: sintomas e tratamento

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 24 novembro 2021
Alergia ao pólen: sintomas e tratamento

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) cerca de 30% da população sofre com algum tipo de alergia. Uma das mais comuns é a alergia respiratória. A alergia é uma reação hipersensível do organismo diante do contato com uma ou várias substâncias específicas. E, dentro das alergias respiratórias, uma das mais frequentes, principalmente no Sul do Brasil, é a alergia ao pólen, também chamada de polinose.

Esta doença alérgica se caracteriza pela suscetibilidade ao pólen, que são partículas microscópicas provenientes das plantas, árvores e gramíneas. A polinose se caracteriza por sintomas que afetam diretamente os olhos, nariz e pulmões, e costuma surgir durante as estações da primavera e verão. Neste artigo do ONsalus, te explicamos em detalhes os sintomas e tratamento da alergia ao pólen.

Também lhe pode interessar: Alergia nervosa: sintomas e tratamento

Índice

  1. Causas da alergia ao pólen
  2. Quais são os sintomas de alergia ao pólen?
  3. Tratamento da alergia ao pólen
  4. Remédios caseiros para alergia ao pólen

Causas da alergia ao pólen

A reação alérgica ao pólen ocorre quando ele entra pela primeira vez em um corpo com predisposição alérgica, normalmente através das mucosas expostas ao ar (olhos, boca e nariz). Para combater isto, o organismo gera alguns anticorpos específicos contra esta substância que serão os encarregados por reagir quando o pólen voltar a entrar em contato com o corpo, provocando os sintomas da alergia.

Os pólens alergênicos variam de acordo com a vegetação e as condições meteorológicas, mas em geral costumam estar mais presentes na atmosfera entre os primeiros meses da primavera e do verão e também podem produzir outros problemas respiratórios, como a rinite ou a asma.

Neste outro artigo explicamos se alergia dá febre.

Alergia ao pólen: sintomas e tratamento - Causas da alergia ao pólen

Quais são os sintomas de alergia ao pólen?

A alergia ao pólen costuma atacar os olhos, nariz e os pulmões, originando diversos sintomas muito característicos:

  • Quando afeta o nariz, ocorre uma inflamação que provoca coceira, coriza, congestão, secreção e obstrução nasal; isso pode surgir como um quase constante gotejamento do nariz.
  • Se afetar os olhos, a alergia costuma produzir lacrimejamento, coceira e conjuntivite, muitas vezes acompanhado de coceira na boca, garganta e ouvidos. Este conjunto de sintomas recebe o nome de "febre do feno".
  • Por fim, a inflamação também pode afetar os pulmões, causando dificuldade para respirar, tosse e sensação de pressão no tórax.

Frequentemente, os sintomas da alergia ao pólen surgem de um modo mais brusco em períodos específicos e diminuem ou desaparecem em outras épocas. Inclusive, as mudanças no clima podem variar a intensidade dos sintomas, sendo reduzidos em dias de chuva, nublados ou sem vento e aumentando em dias mais secos, quentes e com vento, que é quando o pólen se desloca melhor no ambiente.

Alergia ao pólen: sintomas e tratamento - Quais são os sintomas de alergia ao pólen?

Tratamento da alergia ao pólen

O que é bom para alergia a pólen? Há algum tratamento caseiro? Muitas pessoas que sofrem com os sintomas alérgicos se fazem essas perguntas. Antes de tudo, é importante consultar um médico para que a alergia ao pólen seja diagnosticada com segurança. Uma vez determinada esta condição, o tratamento se baseará em evitar a exposição ao pólen. É importante que o paciente seja corretamente informado sobre o tipo de pólen que está lhe causando a alergia e as épocas do ano em que ele é mais predominante no ar.

Quando estamos em um período de maior polinização, é melhorar procurar ficar em casa com as janelas fechadas e, se possível, usar ar-condicionado com filtro, tanto dentro de casa quanto no carro. Evidentemente, é muito provável que precisemos sair de casa para fazer diversas atividades, por isso é importante seguir estes conselhos:

  • Evite os intervalos entre as 5 e as 10 da manhã e as 7 e as 10 da noite, uma vez que são os horários em que há uma maior concentração de pólen no ar.
  • Procure, na medida do possível, não ir a jardins, parques, campos ou outros espaços com bastante vegetação.
  • Sempre leve consigo óculos de sol que te ajudem a evitar o contato do pólen com os olhos.
  • Troque de roupa ao chegar em casa, haja vista que o pólen fica facilmente preso nela. Além disso, lembre-se de não deixar suas roupas para secar ao ar livre, pois é muito provável que elas acumulem restos de pólen, os quais podem acabar te afetando.
  • Alguns medicamentos, como os anti-histamínicos, podem te ajudar a diminuir os sintomas, mas sempre devem ser receitados por um médico e tomados nas doses recomendadas.

Não se esqueça de manter seu sistema imunológico forte com uma boa alimentação, pois isto ajudará a amenizar os incômodos causados pela alergia.

Remédios caseiros para alergia ao pólen

Como já falamos, a primeira coisa que você deve fazer é conversar com um médico. Aqui indicamos alguns remédios naturais que você pode tomar para aliviar um pouco dos sintomas da alergia ao pólen:

  1. Limpe o nariz com soro para aliviar a coceira
  2. Um bom anti-histamínico natural é o chá de camomila
  3. Vitamina C é outro anti-histamínico natural que pode ser obtido de frutas como a acerola, laranja e morango
  4. Mel de abelha: tomar duas colheres de mel de abelha todos os dias ajuda a melhorar o sistema imunológico para se proteger contra os sintomas alérgicos ao pólen
  5. Infusão de tomilho: além de aliviar a coceira na garganta, também ajuda a combater a tosse devido às suas propriedades antissépticas

Agora que você já sabe o que é a alergia ao pólen e viu como tratá-la, talvez você possa se interessar pelo vídeo a seguir do canal Nossa Ecologia em que você descobrirá o que é a polinização:

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alergia ao pólen: sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema imunitário.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Alergia ao pólen: sintomas e tratamento