Infecções virais

Herpes perianal - Sintomas, causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 20 setembro 2023
Herpes perianal - Sintomas, causas e tratamento

A herpes perianal é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex (HSV), transmitida por meio de relações sexuais com uma pessoa portadora do vírus e sem o uso de preservativos. Esse tipo de infecção faz parte de um grupo de doenças sexualmente transmissíveis que está afetando homens e mulheres com frequência cada vez maior. Uma vez contraído, o vírus permanece para toda a vida, ou seja, não há cura. Entretanto, existem tratamentos farmacológicos que ajudam a reduzir a dor, o desconforto e a recorrência dos episódios. Os sintomas dessa doença, quando aparecem, são muito incômodos e dolorosos, pois têm a ver com a formação de bolhas e feridas dentro e ao redor do ânus, levando em conta também que pode se espalhar para os outros órgãos genitais; isso gera um impacto psicossocial significativo, causando sentimentos de depressão, angústia, baixa autoestima e diminuição do interesse sexual.

Se você estiver interessado em saber mais sobre os sintomas da herpes perianal, suas causas e tratamento, continue lendo este artigo da ONsalus, no qual você aprenderá tudo sobre ele e como preveni-lo.

Também lhe pode interessar: Herpes no nariz: causas e como tratar

Índice

  1. Causas da herpes perianal
  2. Sintomas de herpes perianal
  3. Como tratar a herpes perianal
  4. Como prevenir s herpes perianal

Causas da herpes perianal

A herpes perineal é causada pelo vírus herpes simplex (HSV), que é transmitido de uma pessoa para outra durante a relação sexual vaginal ou anal; ele pode entrar no corpo por meio da vagina, do pênis, da abertura do trato urinário ou do ânus.

Conforme explica um estudo científico[1], o ciclo infeccioso desse vírus é iniciado pelo contato entre as membranas mucosas dos órgãos genitais por meio de abrasões e fricções contínuas, penetrando nas terminações cutâneas e se espalhando para os gânglios sensoriais da medula espinhal.

Essa infecção é recorrente, pois o vírus geralmente permanece latente no corpo por meses ou anos e é reativado espontaneamente por vários fatores que enfraquecem o sistema imunológico, como estresse, exposição excessiva ao sol, doenças crônicas e desequilíbrio hormonal, entre outros motivos.

A transmissão viral pode ocorrer durante a fase inicial da doença, no meio da doença ou até mesmo no processo de cura. Ela também pode ser transmitida durante períodos assintomáticos, principalmente nos primeiros dois anos após a infecção.

Talvez você tenha interesse em conhecer as doenças da glande mais comuns.

Sintomas de herpes perianal

Essa infecção por herpes não manifesta sintomas imediatamente, pois após vários meses, a pessoa inicialmente manifesta algum desconforto, muito semelhante ao da gripe, como dor de cabeça, febre e mal-estar geral, identificados como sintomas prodrômicos.

Posteriormente, surgem outros desconfortos, geralmente mais intensos e incômodos, como formigamento e ardência na região perianal, bolhas e surtos de feridas na região perianal e ao redor dela, e dormência nas nádegas e coxas.

A sintomatologia da herpes perianal, entretanto, dependerá do quadro clínico e do sistema imunológico do indivíduo. Em geral, os pacientes em processo e desenvolvimento da infecção também apresentam sintomas adicionais:

  • Ardência e purgação na região anal.
  • Dor durante a defecação.
  • Úlceras e erosões na membrana mucosa depois que as bolhas se rompem após alguns dias.
  • Irritabilidade.
  • Apatia.

Essas lesões são muito dolorosas ao toque e podem permanecer na área por mais de cinco dias, dependendo da eficácia do tratamento. Por outro lado, em algumas circunstâncias, a mulher ou o homem com essa infecção pode sofrer de constipação, proctite ou inflamação do reto.

Como tratar a herpes perianal

O tratamento da herpes perianal segue claramente um protocolo farmacológico, que se concentra no alívio do desconforto geral, na eliminação das lesões na área anal e na regeneração dos tecidos danificados. Para isso, o médico responsável pelo tratamento recomenda:

  • Medicamentos tópicos para aplicar na área afetada por aproximadamente duas semanas, entre os sugeridos está o Aciclovir. Aqui você pode saber mais sobre o creme de Aciclovir: para que serve, sua composição e efeitos colaterais.
  • Antivirais orais ou injeções, como Penciclovir e Valacilcovir, também são frequentemente prescritos, especialmente quando os sintomas não melhoram com os tratamentos locais.
  • Além disso, dependendo do caso específico, o especialista geralmente prescreve velas anais ou supositórios contendo antivirais e anti-inflamatórios para eliminar as bolhas das bolhas na área.
  • É importante manter a área afetada limpa com agentes antissépticos, pois é uma área, regularmente contaminada e podem ocorrer infecções secundárias.
  • Também é essencial tomar complexos vitamínicos ou imunomoduladores para fortalecer o sistema imunológico e acelerar a recuperação.
Herpes perianal - Sintomas, causas e tratamento - Como tratar a herpes perianal

Como prevenir s herpes perianal

A maneira segura de evitar contrair herpes perianal ou qualquer outra infecção sexualmente transmissível é evitar fazer sexo. Por outro lado, se você for sexualmente ativo, deve fazer isso com segurança, considerando o seguinte:

  • Antes de iniciar uma relação sexual, pergunte se o parceiro corre o risco de ter uma infecção sexualmente transmissível.
  • Faça o teste de doenças sexualmente transmissíveis em você e em seu parceiro, mesmo que nunca tenha tido um caso de vesícula no ânus ou em outras áreas dos órgãos genitais. Uma pessoa pode ser infectada sem saber.
  • Não faça sexo se tiver sintomas de qualquer doença sexualmente transmissível, nem com seu parceiro, especialmente se tiver aftas ou vesículas no ânus, no pênis ou na vagina.
  • Não tenha vários parceiros sexuais ao mesmo tempo, pois isso aumenta o risco de infecção.
  • Use preservativos durante toda a relação sexual para reduzir o risco de transmitir ou ser infectado por uma doença sexualmente transmissível. É essencial usar preservativos de látex ou poliuretano, pois são os mais seguros.
  • As mulheres grávidas devem ter um cuidado especial durante as relações sexuais, pois a infecção pode ser transmitida ao bebê durante o parto, causando sérios danos ao recém-nascido.
  • Discuta sua situação específica com seu médico e a possibilidade de tomar antivirais diariamente para limitar a transmissão viral.

Agora você já conhece os sintomas da herpes perianal, suas causas e tratamento, bem como algumas dicas de prevenção. Recomendamos também que você leia este outro artigo do ONsalus sobre os remédios caseiros para herpes genital.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Herpes perianal - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema imunitário.

Referências
  1. Parra, M. (2019). Ulceras genitales por virus herpes simplex. [Documento en Línea]. Disponible:https://www.elsevier.es/es-revista-enfermedades-infecciosas-microbiologia-clinica-28-articulo-ulceras-genitales-por-virus-herpes-S0213005X18303744
Bibliografia
  • Giménez, S. (2004). Herpes. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-herpes-13066081
  • Hernández, A. (2008). Infección por herpes simple genital. Revisión Global. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-519X2008000400019
  • Navarro, D. y col. (S/F). Actualización en el diagnóstico del Herpes Genital. Disponível em: https://seimc.org/contenidos/ccs/revisionestematicas/viromicromol/Herpesgen.pdf
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Herpes perianal - Sintomas, causas e tratamento