Doenças da vulva

Estou com uma espinha na área íntima e está doendo. O que pode ser?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 20 janeiro 2025
Estou com uma espinha na área íntima e está doendo. O que pode ser?

Uma espinha é um pequeno inchaço que aparece na superfície da pele e, embora pareça estramho, também pode aparecer em áreas íntimas, como a vulva e os lábios. Essas áreas são suscetíveis a diferentes tipos de lesões e problemas, especialmente devido ao contato físico, às relações sexuais e à possível exposição a vírus ou bactérias. Entre as causas mais comuns de espinhas nas partes íntimas estão as doenças sexualmente transmissíveis, foliculite, cistos ou verrugas. Dependendo da causa, essas lesões podem ser dolorosas e acompanhadas de outros sintomas.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto, convido-o a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará todas as informações sobre por que uma espinha pode aparecer em suas partes íntimas, por que dói e o que pode estar causando isso.

Índice
  1. Foliculite
  2. Quiste de Bartolino
  3. Molusco contagioso
  4. Hidradenite supurativa
  5. Verrugas genitais
  6. Herpes genital

Foliculite

A foliculite na área vulvar ocorre quando os folículos pilosos ficam inflamados ou infectados. Isso geralmente acontece quando as bactérias entram na pele por meio de pequenas feridas, como as que podem resultar de fricção ou irritação após a depilação dos pelos pubianos. Como resultado, uma ou mais espinhas podem aparecer na área íntima.

Outra causa de foliculite são os pelos encravados. Isso acontece quando o pelo, à medida que cresce, se enrola e penetra de volta na pele, causando o aparecimento de espinhas. Além disso, o uso de roupas íntimas apertadas ou a transpiração excessiva também podem aumentar o risco de desenvolver foliculite nos lábios.

Quiste de Bartolino

O cisto de Bartholin ocorre quando a glândula responsável pela lubrificação sexual fica bloqueada. O cisto de Bartholin é um pequeno saco cheio de líquido que pode aparecer dentro da abertura da vagina, pode ser sentido como um caroço macio que, quando infectado, cresce muito e se torna doloroso, gerando assim a presença de uma espinha dolorosa na área íntima.

Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma infecção viral transmitida pelo contato direto com a pele de uma pessoa infectada ou, em alguns casos, pelo toque em objetos contaminados. Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas pápulas elevadas que podem aparecer em diferentes partes do corpo, inclusive na região vulvar, isoladamente ou em grupos.

As lesões do molusco contagioso podem ser dolorosas ou causar coceira em alguns casos. Elas têm uma aparência lisa e firme e geralmente são rosadas, brancas ou semelhantes ao tom da pele. É importante ressaltar que essas lesões são mais comuns e persistentes em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Estou com uma espinha na área íntima e está doendo. O que pode ser? - Molusco contagioso

Hidradenite supurativa

Também conhecida como acne inversa, é uma doença de pele que afeta as glândulas sudoríparas da virilha. Consiste em feridas cheias de pus que são tratadas e reaparecem após o tratamento, deixando cicatrizes na região vulvar.

As alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual podem ser um gatilho para a hidradenite supurativa, pois os hormônios podem fazer com que as glândulas secretem mais óleo.

Verrugas genitais

As verrugas genitais são causadas pelo papilomavírus humano (HPV), uma doença sexualmente transmissível. Essas lesões podem variar muito na aparência, podendo ser elevadas como uma espinha ou planas, lisas ou semelhantes a uma couve-flor. Sua cor pode variar de cor de carne, a mais clara ou mais escura, marrom ou roxa.

Elas podem ocorrer isoladamente ou em grupos, perto do ânus e no colo do útero, bem como na vulva. Essas lesões podem causar coceira, sangramento e dor em alguns casos.

Herpes genital

O vírus do herpes simplex (HSV) é uma infecção que dura a vida toda, atualmente evitável com uma vacina, mas não há cura e afeta homens e mulheres. As mulheres podem desenvolver uma erupção cutânea na vulva, no interior da vagina ou no colo do útero, que pode causar dor, bem como pequenos inchaços vermelhos. Quando aparece pela primeira vez, pode se parecer com uma espinha.

Nas mulheres, as lesões começam como uma erupção cutânea, mas podem se transformar em espinhas ou pequenas feridas claras e cheias de líquido, cercadas por pele vermelha e irritada. A espinha pode exsudar uma secreção dolorosa verde ou amarela acompanhada de coceira.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estou com uma espinha na área íntima e está doendo. O que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Gaitan, E. S. (2019). Manejo de abscesos y quistes de Bartholino. Revista Médica Sinergia, 4(8), 1.
  • González Blanco, M. (2014). Verrugas genitales. Revista de Obstetricia y Ginecología de Venezuela, 74(3), 203-209.
  • Monteagudo, B., Cabanillas, M., Suárez-Amor, O., Vázquez-Blanco, M., & López-Mouriño, V. M. (2009). El molusco contagioso como infección de transmisión sexual. Cad Aten Primaria, 16, 176-9.
  • Sánchez-Crespo Bolaños, J. R., & González Hernando, C. (2010). Herpes genital. Revista Clínica de Medicina de Familia, 3(2), 124-126.
Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Estou com uma espinha na área íntima e está doendo. O que pode ser?