Partilhar

Líquido saindo da mama quando aperta: causas

Líquido saindo da mama quando aperta: causas

Qualquer alteração nas mamas pode representar uma preocupação superior a problemas localizados em outras zonas do corpo. No geral, encontrar um caroço no seio, dor na mama, mudanças na cor da pele dessa zona ou secreção de líquido através do mamilo são coisas que associamos ao câncer de mama e que nos deixam angustiadas antes de ter sequer um diagnóstico definitivo. No entanto, embora muitos desses sintomas estejam relacionados com o câncer, também são sinais de outro tipo de condições que não representam nada maligno nem uma ameaça para a sua saúde.

Quando se expulsa líquido dos seios, se considera que a pessoa apresenta secreção dos mamilos, condição que pode ser provocada por diversas condições e doenças. Para determinar a causa, devem ser feitos exames de diagnóstico e uma biópsia do líquido segregado. A maioria das pessoas que buscam as causas do líquido saindo da mama quando aperta recebem uma resposta inesperada: não é nada grave e tudo está bem. Confira as causas da secreção da mama nesse artigo do ONsalus!

Também lhe pode interessar: Dor no bico da mama, o que pode ser?

Porque sai líquido da mama?

As causas da secreção do mamilo são várias, entre as mais comuns encontramos:

Lactância materna

Quando a mulher está grávida ou esteve anteriormente, é muito comum que liberte líquido de uma ou de ambas as mamas. Este líquido é chamado de colostro, o primeiro alimento que o bebê recebe ao nascer e que mais tarde se converte em leite materno. Uma mulher que esteve grávida pode ter líquido saindo da mama quando aperta sem sequer estar amamentando e sem estar em um novo período de gestação.

Desequilíbrio hormonal

A hipófise é a glândula encarregue de segregar a maior quantidade de hormônios que o organismo necessita para funcionar corretamente. Entre os hormônios mais importantes que a hipófise produz, destacamos a prolactina, responsável por estimular a secreção do leite através da glândula mamária. Quando a hipófise não funciona corretamente e existe um tumor na dita glândula, é provável que segregue mais prolactina do que o normal e que essa hormona estimula a secreção do mamilo.

Mastite

Falamos de mastite quando existe algum tipo de infecção ou abcesso nos tecidos da mama devido a bactérias comuns que se encontram na pele e que entram através de uma fissura no mamilo. A mastite tem lugar no tecido graxo da mama e, por isso, também provoca inflamação e dor. As infecções mamárias são mais comuns em mulheres que amamentaram.

Ectasia ductal

Ectasia ductal é o nome dado ao bloqueio dos condutos da mama localizados mesmo detrás do mamilo. Esta condição é benigna, não é associada ao câncer e é mais comum em mulheres que estão próximas da menopausa. A ectasia ductal pode provocar inflamação e dor no mamilo. A dilatação dos canais mamários também pode ser uma causa de líquido saindo da mama quando aperta.

Mama fibrocísticas

A causa das mamas fibrocísticas é desconhecida. Se acredita que os hormônios produzidos pelos ovários podem provocar dor e inflamação nas mamas antes e durante o período menstrual. As mamas fibrocísticas têm, como o nome indica, tecido mamário fibroso e se podem sentir protuberâncias durante o toque. Esta condição é totalmente benigna, mas as pessoas com este tipo de mamas possuem um risco maior de segregar líquido da mama.

Lesão na mama

As mamas são uma das partes mais sensíveis de todo o corpo. Qualquer dano que estas sofram pode provocar alterações nos canais e no tecido mamário que provocam líquido saindo da mama quando aperta e até mesmo sangue.

Problemas de tireoide

A glândula tireoide é responsável pela produção de hormonas tiroideas, as quais intervêm no organismo em processos tão importantes como controlar o ritmo do batimento cardíaco até à temperatura corporal. Quando a atividade da tireoides é escassa, surge uma condição chamada de hipotiroidismo, o que pode provocar um aumento da prolactina que resulta na secreção do mamilo.

Doença de Paget do mamilo

É um tipo de câncer de mama, talvez um dos mais estranhos e pouco comuns, ao ponto de apenas afetar 1% das mulheres em todo o mundo. Este câncer tem início nos condutos mamários e se expande até ao mamilo e à auréola, razão pela qual um dos seus primeiros sintomas é a secreção de líquido do mamilo.

Carcinoma lobular invasivo

É outro tipo de câncer de mama que ataca as glândulas produtoras de leite, podendo se estender até ao tecido mamário. Pode provocar secreção do mamilo e é difícil de diagnosticar através de uma mamografia.

Tumor na mama

A presença de uma massa celular como tumores ou cistos mamários pode provocar alterações na mama como dilatação ou entupimento dos mesmos e, por isso, podem ser uma das causas do líquido saindo do mamilo quando aperta.

Outras causas

  • Menopausa.
  • Vírus do Papiloma humano (HPV).
  • Alguns medicamentos antidepressivos, antipsicóticos, hipo-tensores, protetores gástricos, anfetaminas.
  • Consumo de anticoncepcional e tratamentos com estrógeno.
  • Traumatismos no tórax.
  • Estimulação excessiva durante o ato sexual.
Líquido saindo da mama quando aperta: causas - Porque sai líquido da mama?

Sintomas de secreção de mamilo

Quando a secreção do mamilo não é normal, pode ser acompanhada dos seguintes sintomas:

  • O líquido sai apenas de um mamilo.
  • O líquido contém sangue.
  • A secreção é espontânea, sai sozinha, sem necessidade de tocar ou apertar o mamilo.

A secreção do mamilo é normal quando:

  • Se apresenta nos dois mamilos.
  • Apenas ocorre quando se aperta ou estimula o mamilo.
  • Embora a cor do líquido não indique se a secreção é normal ou não, ele pode ser amarelado, esverdado, branco, transparente ou marrom.

Diagnóstico do líquido saindo dos seios

Sempre que existe secreção do mamilo e não se está amamentando, é necessário consultar o médico de imediato. O especialista, que pode ser um ginecologista ou um mastologista, vai examinar e apertar os mamilos para analisar o líquido, além de examinar as mamas em busca de algum tipo de irregularidade. Para oferecer um diagnóstico definitivo, o especialista necessita fazer alguns exames que permitem confirmar a causa da secreção, estes exames podem ser:

  • Análise de prolactina no sangue.
  • Exame de tiroides no sangue.
  • Tomografia computorizada o ressonância magnética da cabeça.
  • Mamografia e eco mamária.
  • Biopsia do líquido que a mama segrega.
  • Ductografia: radiografia com contraste do canal galactóforo afetado.
  • Biópsia da pele.
Líquido saindo da mama quando aperta: causas - Diagnóstico do líquido saindo dos seios

Tratamento da secreção de mama

Quando sai líquido da mama, o tratamento consiste em tratar a condição ou doença que está provocando o sintoma. Em alguns casos, o tratamento consiste em:

  • Suspender o consumo de determinados medicamentos.
  • Extirpar as protuberâncias presentes na mama.
  • Extirpar todos ou alguns canais mamários.
  • Cremes para tratamento tópico de alterações na pele dos seios.

Se todos os exames realizados indicarem resultados normais, é provável que não seja necessário fazer nenhum tipo de tratamento. Contudo, se recomenda que você volte a examinar os seios dentro de um ano para verificar que tudo se mantém em bom estado e descartar o aparecimento de alterações.

Por último, se você notou que há um líquido saindo da mama quando aperta, tente ao máximo manter a calma e pedir consulta médica de imediato. Não esqueça que a maioria dos casos de problemas nas mamas não são câncer de mama mas sim complicações temporárias que se podem solucionar com tratamento e acompanhamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Líquido saindo da mama quando aperta: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Líquido saindo da mama quando aperta: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
daiany
liquido saindo da mama quando aperta pode ser gravidez?

Líquido saindo da mama quando aperta: causas
1 de 3
Líquido saindo da mama quando aperta: causas

Voltar ao topo da página