menu
Partilhar

Por que aparecem crostas no bico da mama?

 
Por Redação ONSalus. Atualizado: 24 fevereiro 2022
Por que aparecem crostas no bico da mama?

Os mamilos são áreas muito sensíveis e delicadas, portanto, é compreensível que se algo fora do normal acontecer, você fique preocupada.

As crostas ou descamações no mamilo podem surgir diante de irritações, infecções, ressecamento da pele, acúmulo de secreções e, inclusive, diante de problemas mais graves, como a psoríase ou a chamada doença de Paget, mas pode ficar tranquila, pois estas não costumam ser muito frequentes.

A seguir, neste artigo do ONsalus, você encontrará tudo o que precisa para sanar a dúvida por que aparecem crostas no bico da mama?".

Ressecamento da pele

O ressecamento da pele é algo bastante comum, pode causar, inclusive, rachaduras e crostas no bico da mama se for muito sério.

Este problema não ocorre apenas por tomar pouca água, mas a muitos outros hábitos que vão secando pouco a pouco nosso corpo, como: comer coisas muito secas ou que ressequem, tomar álcool, ingerir alimentos poucos saudáveis, não descansar apropriadamente, o uso excesso de telas, se preocupar demais, a ansiedade, o excesso de atividades físicas, o álcool, o tabaco, o café e, inclusive, infusões aparentemente inócuas, tais como chá ou mate.

O que fazer?

Além de manter a pele das mamas e do resto do corpo bem hidratada com óleos naturais, é importante que reveja todos seus hábitos do dia a dia.

Outro ponto essencial é adicionar gorduras saudáveis à sua dieta. Uma que te recomendamos porque te ajudará na digestão e a resolver diversos problemas de saúde é: o ghee. Trata-se de um processo muito simples ao qual a manteiga bovina é submetida e que será útil neste caso e na maioria dos problemas que causem crostas no mamilo.

No artigo a seguir, explicamos com mais detalhes as causas para um mamilo invertido ou afundado.

Hiperqueratose

É um grau bastante avançado de ressecamento. Cientificamente, a origem deste engrossamento da pele não é conhecida, mas sabe-se que o mamilo pode ficar mais escuro e engrossar, vindo também a aparecer as crostas no bico da mama.

O que fazer?

As crostas no bico da mama por hiperqueratose podem melhorar consideravelmente ao melhorar o ressecamento corporal. É por isso que pode ser muito benéfico prestar atenção às medidas que sugerimos no parágrafo anterior:

  • Hidratação da pele com óleos naturais (o de sésamo e o de coco são os mais indicados).
  • Tomar água quando estiver com sede.
  • Alimentação saudável.
  • Adicionar gorduras saudáveis em sua dieta.
  • Melhorar aqueles hábitos que favorecem o ressecamento corporal.

Eczema do mamilo

Se você sofre de alergia em outras áreas da pele, é possível que a irritação dos mamilos e as crostas no bico da mama que você vê possam ser um eczema.

Às vezes, uma sustância ou peça de roupa irritante podem ser suficientes para provocar este tipo de reação, que costuma vir acompanhada de coceira e, às vezes, ardência.

O que fazer?

É importante suspender o uso daquilo que estiver provocando a irritação. Se você usou uma nova peça de roupa, especialmente, se é de um tecido sintético ou ainda se usou um produto (loção, creme, etc.) nesta área tão sensível, é muito importante que suspenda seu uso.

Lavar a região com sabonetes neutros também pode ajudar, bem como aplicar óleo de coco para manter a área hidratada e, se o eczema for grave, um(a) médico(a) pode te indicar algum creme com corticoides.

Secreções mamárias secas

Se você está grávida ou em período de amamentação, as mamas secretam uma substância similar ao leite chamada colostro ou também leite.

Quando o bebê não está amamentando, essa secreção pode vazar em uma pequena quantidade e secar sobre os mamilos, sendo que neste caso pode parecer que está com crostas no bico da mama.

O que fazer?

Simplesmente, tente manter a área limpa, mas sem exagerar, pois as secreções mamárias e as produzidas pelas glândulas mamárias são necessárias para manter esta área de pele tão sensível protegida e hidratada.

Por que aparecem crostas no bico da mama? - Secreções mamárias secas

Infecção

Uma infecção causada por bactérias ou por fungos pode fazer com que a pele descame e, inclusive, sejam formadas crostas no bico da mama. Estas crostas podem ser amareladas e supurar uma secreção por baixo delas. Além disso, a pele pode aparentar estar inflamada, avermelhada e dolorida. Podem surgir lesões similares a espinhas, as quais é importante não espremer para que não sejam formadas mais crostas.

No caso da infecção pelo vírus da catapora, podem aparecer pequenas bolinhas que coçam e, ao se romperem, liberam uma substância clara e, depois, no lugar é formada uma crosta. Isto não aparece apenas nas mamas, mas em toda a pele.

O que fazer?

Se suspeitar que sofre uma infecção, é importante consultar um médico. Esta lesões podem piorar e se tornar realmente dolorosas ou complicadas. Em especial, você deveria se consultar com um(a) profissional caso sofra de alguma outra doença, já que isto pode significar que sua imunidade está baixa.

Quem te consultar perguntará como começou, o que você sente, te avaliará e oferecerá um tratamento para melhorar a infecção como, por exemplo, antibióticos e anti-inflamatórios.

É essencial que você mantenha uma dieta leve e descanse de forma adequada para que seu corpo se recupere de forma rápida e eficaz e, assim, as crostas no bico da mama desaparecerão.

Traumatismo na pele do mamilo

Uma ferida superficial que pode passar quase despercebida, como por exemplo, a que ocorre pelo atrito da roupa íntima ao correr, pode provocar uma crosta no mamilo.

A pele pode ficar um pouco avermelhada, arder e, quando cicatriza e aparece uma crosta, pode coçar.

O que fazer?

Você deve evitar fricções e atritos na região do mamilo para que não continue te machucando. Na área machucada pode aplicar um creme cicatrizante.

Você também pode utilizar remédios caseiros para ajudar a acelerar a cicatrização, como o ghe (ou manteiga clarificada), a calêndula e o aloe vera.

Psoríase

Em um caso de psoríase, a pele fica avermelhada e descamada, o que pode dar a impressão de que a área afetada está coberta de crostas esbranquiçadas. Outra característica é que costuma coçar e aparece um tempo, depois os incômodos diminuem e podem aparecer novamente mais para frente.

Raramente afeta apenas os mamilos, já que esta doença inflamatória costuma aparecer em vários locais do corpo de uma só vez. Uma região frequentemente afetada, por exemplo, são os cotovelos.

O que fazer?

Se você acredita que este possa ser o seu caso é importante que consultar um(a) médico(a) para garantir.

A psoríase surge na forma de surtos e está relacionada com o estresse ou conflitos emocionais. É por isso que é essencial identificar o que está acontecendo em seu interior, além de cuidar da sua pele externamente.

Entre os cuidados que você pode oferecer diariamente é o de aplicar óleos naturais para hidratar a pele. O óleo de coco é bastante suave, fornece nutrição e ajuda a aliviar os sintomas.

Também podem te indicar medicamentos para reduzir a inflamação ou controlar a resposta imunológica do seu corpo.

Doença de Paget do mamilo

Não é uma doença comum, mas é preciso conhecê-la, pois se trata de um problema que pode se tornar grave se não for dada a atenção adequada, o que vai muito além da crosta no bico da mama.

A doença de Paget do seio ou do mamilo é um tumor que afeta especificamente o mamilo e também a aréola. Costuma surgir com supuração ou secreção através do mamilo, descamação, achatamento do mamilo e sintomas como formigamento ou coceira na região.

Em alguns casos, pode estar associada à presença de um tumor no interior da mama.

O que fazer?

Realmente, não é muito frequente, mas se estiver suspeitando que este pode ser seu caso, te aconselhamos que consulte uma clínica médica para receber atendimento.

Provavelmente te farão algumas perguntas, uma avaliação médica, solicitarão exames como, por exemplo, uma mamografia ou ultrassonografia das mamas e pegarão uma amostra da área afetada (biopsia).

Se o diagnóstico for confirmado, os especialistas sugerem fazer uma cirurgia e, em seguida, radioterapia, mas cada caso deve ser avaliado com atenção.

Além disso, é importante que você adote hábitos saudáveis para permitir que seu corpo se recupere do seu desequilíbrio da melhor forma.

Por que aparecem crostas no bico da mama? - Doença de Paget do mamilo

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que aparecem crostas no bico da mama?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Cinotti E, Galluccio D, Tognetti L, Habougit C, Manganoni AM, Venturini M, Perrot JL, Rubegni P. Nipple and areola lesions: review of dermoscopy and reflectance confocal microscopy features. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2019 Oct;33(10):1837-1846. doi: 10.1111/jdv.15727. Epub 2019 Jul 16. PMID: 31166040.
  • Sandoval-Leon AC, Drews-Elger K, Gomez-Fernandez CR, Yepes MM, Lippman ME. Paget's disease of the nipple. Breast Cancer Res Treat. 2013 Aug;141(1):1-12. doi: 10.1007/s10549-013-2661-4. Epub 2013 Aug 9. PMID: 23929251.
  • Nakamura M, Asaka Y, Ogawara T, Yorozu Y. Nipple Skin Trauma in Breastfeeding Women During Postpartum Week One. Breastfeed Med. 2018 Sep;13(7):479-484. doi: 10.1089/bfm.2017.0217. Epub 2018 Aug 3. PMID: 30074830.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que aparecem crostas no bico da mama?
1 de 3
Por que aparecem crostas no bico da mama?

Voltar ao topo da página