Partilhar

Dor no bico da mama, o que pode ser?

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 26 abril 2018
Dor no bico da mama, o que pode ser?

A dor no mamilo ou bico da mama pode afetar homens ou mulheres e, em algum momento da vida, é normal sentir dor nesta zona do corpo. Contudo, a verdade é que, anatomicamente, as mulheres são muitos mais propensas a sentir este tipo de dor. As causas da dor no bico da mama, seja o esquerdo, o direito ou ambos, podem ser muitas. É por isso que, nesse artigo do ONsalus, respondemos à questão: dor no bico da mama, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Bico do peito ardendo: causas e tratamento

Sensibilidade mamilar por mudanças hormonais

As mudanças hormonais são uma das principais causas da dor no bico da mama. O aumento ou descida de hormônios faz com que o corpo experiencie diferentes mudanças, tanto a nível psicológico como a nível fisiológico. Entre elas, está a dor no bico do peito, uma vez que a sensibilidade nessa zona aumenta. Em seguida, explicamos os diferentes momentos em que ocorrem mudanças hormonais que podem provocar dor no bico da mama:

Dor no mamilo durante a puberdade

A dor no bico da mama ocorre com maior intensidade durante a puberdade, já que essa é a fase em que existem as mudanças hormonais mais intensas e em que os órgãos sexuais se desenvolvem completamente. Nesta etapa, as mamas começa a crescer, um processo no qual a dor no bico do peito pode ser muito intensa. Esta condição é normal em homens e mulheres, contudo, se a dor perdura por muito tempo, é necessário consultar um médico para que ele avalie se existe algum problema.

Dor no bico da mama pode ser gravidez ou menstruação

Depois da puberdade, existem outras etapas vitais na vida da mulher que podem alterar a sensibilidade dos mamilos e provocar dor. Uma ocorre todos os meses, a outra poucas vezes na vida. Efetivamente, a menstruação é um momento em que a produção hormonal aumenta, tanto de progesterona como de estrógenos. Isso se traduz em bico da mama dolorido, sensível e tenso.

O mesmo acontece durante a gravidez, mas como saber se a dor no bico da mama é gravidez ou menstruação? Neste caso, é necessário notar os demais sintomas. Consulte o artigo sobre Os primeiros sintomas de gravidez para identificar o seu estado atual.

Contudo, esta dor não termina no parto. A verdade é que a lactância é um dos momentos em que os seios mais sofrem já que, além da sensibilidade, experienciam a irritação e incômodo nos mamilos derivados da sucção do bebê. Também é importante saber que, neste período, o aparecimento de mastite (o bloqueio das vias do leite) é habitual.

Dor no bico do peito durante a menopausa

A menopausa é outra das etapas da vida da mulher que inclui grandes alterações a nível hormonal e, como consequência, pode provocar dor no bico da mama. Em seguida explicamos algumas das causas da dor no bico do seio na menopausa:

  • A diminuição da produção de progesterona e estrógenos.
  • A retenção de líquidos que incha e deixa o peito mais sensível.
  • A irregularidade do hormônio prolactina.
  • Se você se submete a terapia de reposição hormonal, um excesso de estrógenos pode provocar dor na mama.

Dor no bico da mama por fricção

Como mencionado até agora, os câmbios hormonais costumam ser uma das principais causas das dores no bico da mama, mas não são a única. Frequentemente, com a paixão da relação sexual, fazemos determinadas estimulações que não incomodam no momento mas que podem provocar dor mais tarde, incluindo dias depois.

Uma estimulação excessiva dos mamilos, quer seja manual ou oral, pode provocar irritação na zona e produzir dor no bico da mama. Para evitar esta situação, o melhor é ter algum cuidado durante a relação e falar com o parceiro ou parceira sobre a força ou insistência usada para acariciar a zona. Outra boa opção é usar lubrificantes ou óleos que facilitam a massagem e previnem a irritação.

Dor no bico da mama, o que pode ser? - Dor no bico da mama por fricção

Dor no bico da mama no frio

Como em todas as zonas do corpo, os bicos da mama são sensíveis às mudanças no ambiente que nos rodeia. Um dos fatores que pode afetar severamente a pele e, em particular, o bico da mama é o frio. Quando as temperaturas baixam, os mamilos ficam duros e retraídos, provocando dor e incômodo. Além disso, o frio é um dos agentes externos que mais afetam a nossa pele, ressecando e desidratando a derme. Por esse motivo, recomendamos:

  • Usar sutiã com enchimento nos dias frios.
  • Usar roupas quentes que protejam o seu corpo das temperaturas baixas.
  • Hidratar a pele e os mamilos durante todo o ano.

Dor no bico do mamilo ao tocar a roupa

Nem todos temos o mesmo tipo de pele, sendo que algumas pessoas possuem uma derme mais sensível que outras. Por esse motivo, algo que não faz qualquer tipo de diferença para uma pessoa, pode representar um grande incômodo para outra. Para as pessoas que possuem pele sensível, o atrito com a roupa pode provocar muita dor no bico da mama. No geral, esta irritação é causada por tecidos sintéticos e o ideal é dar preferência aos tecidos naturais como o algodão.

A irritação dos mamilos é, neste caso, chamada de dermatite de contacto e provoca sintomas como vermelhidão e dor. Esta condição pode surgir como consequência do uso de tecidos irritantes, mas também do uso de cosméticos e produtos de higiene demasiado agressivos.

Dor no bico da mama, o que pode ser? - Dor no bico do mamilo ao tocar a roupa

Dor no bico da mama pode ser câncer?

É importante destacar que a dor no bico do seio isolada não é considerada um sintoma de câncer de mama. Contudo, pode sim ser um sinal de que é necessário fazer exames. É essencial consultar um ginecologista de forma regular, ainda mais na presença de dor. Ele fará uma avaliação do formato, tacto e aparência do peito. Além disso, você deve fazer auto-exames regulares para detectar possíveis alterações na mama.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no bico da mama, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Dor no bico da mama, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Rodolfo Constantino
Sou homem e estou com 72 anos. Ultimamente venho sentindo dor ao toque no mamilo esquerdo. É recorrente e às vezes dói a musculatura ao redor, numa [area de aproximadamente 4cm de diâmetro. Sou grato pela atenção.
Rogério
Como tratar de fungos escamosos no joelho e no tornozelo?
Marinacy dos Santos Oliveira da Costa
Olá eu tenho lúpus eritemaroso cutanio será que a dor é dele? Tenho ele a 25 anos só tenho lesão no rosto e é bem feio.
A sua avaliação:
Angela
Agora que li a matéria, faz sentido que eu sinta dor no bico da mama por fricção rs. Valeu!

Dor no bico da mama, o que pode ser?
1 de 3
Dor no bico da mama, o que pode ser?

Voltar ao topo da página