Partilhar

Pontinho branco no bico da mama: causas e tratamento

Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 8 julho 2019
Pontinho branco no bico da mama: causas e tratamento

Se você notou uma espécie de pontinho branco no bico da mama, é normal que deseje saber de que se trata, se é algo normal e como eliminá-lo. Não se preocupe, nem tudo o que aparece nos seios está relacionado com algo maligno, o grande medo de muitas mulheres.

Consultar um médico aclarará a dúvida, contudo, a causas mai comum desses pontinhos brancos estão relacionadas com a lactância materna e é conhecida como pérolas de leite. Outras causas menos frequentes são os tubérculos de Montgomery, alergias ou espinhas. Cada uma dessas condições possui características específicas e requer um tratamento individualizado. Para saber o que pode ser um pontinho branco no bico da mama e como tratá-lo, continue lendo esse artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Caroço no bico da mama, o que pode ser?

Pontinho branco no bico da mama

A causa mais comum do aparecimento de um pontinho branco no bico da mama ocorre justamente quando a mulher está amamentando o recém nascido. É uma espécie de espinha branca brilhante que se localiza em qualquer parte do mamilo e costuma ser bastante dolorosa.

A pérola de leite pode surgir por duas razões principais:

  1. Traumatismo: produzido pelo próprio bebê que rasga, puxa ou lastima o mamilo durante a lactância. Como consequência, surge uma obstrução do ducto galactóforo ou ducto de leite, e o aparecimento de um pontinho branco que não é mais do que leite numa camada fininha da pele.
  2. Infecções: além de o bebê poder provocar esse pontinho branco no bico da mama, também pode ocorrer pela presença e acumulação de bactérias nos ductos galactóforos, levando à sua obstrução. Nesse caso, a infeção costuma ter origem no interior dos próprios condutos de leite.

Tubérculos de Montgomery

Por outro lado, existem outras causas menos frequentes relacionadas com a presença de um pontinho branco no bico da mama que devem ser conhecidas e tratadas adequadamente.

Os tubérculos de Montgomery são glândulas sebáceas localizadas no mamilo que tendem a ser mais notórias durante a gravidez e a lactância materna graças aos estímulos hormonais que ocorrem nessa etapa da mulher.

Existem entre 12 e 20 glândulas em cada bico da mama, mas nem todas são visíveis depois das modificações hormonais, é possível observar entre 5 e 15 tubérculos de Montgomery.

Eles cumprem uma função particular: se encarregam de lubrificar a pele do mamilo e a auréola. Podem infetar ou obstruir-se, provocando dor e evidenciando uma espécie de ponto branco no mamilo.

Ponto branco no bico da mama: outras causas

  • Alergia ou dermatite no bico da mama: se, de repente, surgiram cravos, pontos ou espinhas brancas no mamilo, é possível que você esteja sofrendo uma reação alérgica. Além disso, podem surgir também sintomas como vermelhidão e coceira intensa. Nesse caso, o médico indicará a medida terapêutica necessária para tratá-lo de acordo com a causa desencadeante, quer seja o sutiã, o uso de um creme, uma peça de roupa ou até a administração de alguns medicamentos.
  • Espinhas no bico da mama: é possível que no mamilo também se note uma espinha esbranquiçada como as que se apresentam em outras partes do corpo. Estas espinhas provocam desconforto, dor e podem até encher de pus. Caso isso aconteça, as causas pelas quais surgem no resto do corpo são as mesmas, especialmente se você tem pele oleosa ou tendência a acne.

Outras causas menos frequentes da aparição de um ponto branco no bico da mama pode ser:

  • Estresse.
  • Menstruação.
  • Obstrução dos folículos pilosos.
  • Infecções por levaduras ou fungos.
  • Uso de roupas inapropriadas.
  • Uso de roupa interior inapropriada.
  • Falta de higiene.

Pontinho branco no bico da mama: tratamento

A forma adequada de tratar o pontinho branco no bico da mama depende da causa e da avaliação médica pertinente. O tratamento pode incluir:

Pérola de leite

Se o ponto branco no bico da mama se deve a uma pérola de leite, a recomendação médica principal é amamentar o bebê numa postura cômoda para o ducto galactóforo se desobstrua. Feito isso, a pérola de leite costuma desaparecer após 5-7 dias.

Em alguns casos, se a dor é intensa, o médico pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios por via oral. Aplicar calor local permite dilatar os conductos de leite e facilitar que se esvaziem.

É importante que, nesse caso, você considere os sinais de alarme para ir ao médico com urgência, como na presença de febre ou inflamação severa.

Evite apertar a pérola de leite excepto se o médico determinar a causa do seu aparecimento e indicar o contrário.

Tubérculos de Montgomery

Podem desaparecer sozinhos após alguns dias, sem dúvida que o melhor neste caso é evitar tocá-los para manter o mamilo protegido. Você também pode trocar de sutiã quando os tubérculos se tiverem tornado muito evidentes, o que permitirá evitar irritações.

Além disso, é importante higienizar a área com sabão neutro para evitar que as glândulas mamárias ou os tubérculos sejam afetados pela transpiração excessiva e o crescimento bacteriano.

Alergia ou dermatite

Caso a presença de pontinhos ou espinhas brancas no mamilo esteja relacionada com alguma reação alérgica, é imprescindível recorrer ao médico para determinar a causa relacionada. Uma vez eliminado o agente desencadeante, a reação alérgica desaparecerá. O médico pode indicar testes de alergias para determinar um diagnóstico.

Espinhas

Nesse vaso, a recomendação principal é não apertar as espinhas nem tocá-las até terem secado totalmente e desaparecido por elas mesmas. Recordemos que essa é uma área sensível que não deve ser maltratada com os dedos ou unhas.

O melhor para tratar efetivamente a presença de pontinhos brancos no bico da mama é seguir as indicações médicas em cada caso. Tenha sempre em conta que a recomendação essencial é não tocar as espinhas até que o especialista defina e especifique a causa das mesmas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontinho branco no bico da mama: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Pontinho branco no bico da mama: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Leonor
espinha branca no bico da mama é a mesma coisa?

Pontinho branco no bico da mama: causas e tratamento
Pontinho branco no bico da mama: causas e tratamento

Voltar ao topo da página