Partilhar

Meu abdômen é torto: causas

 
Por Leonardo Simon. Atualizado: 9 novembro 2020
Meu abdômen é torto: causas

A musculatura do abdômen é formada pelo abdominal transverso, os oblíquos internos e externos, e o reto abdominal. Este último é o mais conhecido, pois é onde se definem os abdominais, sendo um músculo par, achatado, que se estende desde a linha média do púbis até a parte inferior da caixa torácica e que se divide em 3 ou 4 interseções[1].

Se você estiver praticando exercícios e começa a tonificar o corpo, é possível observar melhor a forma dos músculos. Neste momento, algumas pessoas podem se surpreender com o fato de seus abdominais estarem tortos. Esta condição pode lhes causar incômodo e pensam que estiveram fazendo a rotina de exercícios de forma errada ou que precisam mudá-la. No entanto, as vezes isto não está relacionado com uma atividade física inadequada e é uma situação mais comum do que parece. Por isso, se você está se perguntando "por que meu abdômen é torto?", pode ler este artigo do ONsalus para conhecer as causas.

Também lhe pode interessar: Cãibras nos pés: causas e tratamento

Abdômen assimétrico pelo músculo esquelético

O músculo que está na área do abdômen não apresenta as mesmas dimensões em todas as pessoas, em alguns casos podem ser mais grossos e, portanto, são vistos de forma mais pronunciada, inclusive sem muito esforço em comparação com aquelas pessoas que têm que seguir rotinas de treino mais rigorosas para que seus abdominais fiquem perceptíveis.

Da mesma forma, em outras pessoas o músculo abdominal pode ser delgado e se manifesta com um torso mais plano. Por outro lado, não é uma regra geral que estes músculos sejam simétricos e esta diferença no tamanho e forma dos músculos está relacionada com as características genéticas, sendo um dos motivos de se ter abdômen torto, por isso que não é possível mudar seu aspecto, mas também não significa que seja algo anormal.

Abdômen torto pelos tendões

Além do músculo, a região abdominal também conta com tendões, que são os encarregados de unir os músculos ao osso ou músculo ao músculo, para lhes dar suporte. Neste caso, os tendões são vistos externamente como as linhas que delimitam uma abdominal da outra, isto é, as abdominais são vistas mais pela presença das interseções de tendões.

Estas interseções são planas e curtas, geralmente dividindo o reto abdominal em 2 ou 3 seções e determinam o espaço entre cada abdominal, que nem sempre são do mesmo tamanho ou no mesmo, ou ambos, os lados do abdômen. Por isso, quando os abdominais são tortos ou irregulares, é possível que seja devido ao tamanho dos tendões, já que se são grandes podem estar mais separados e tendões menores fazem aparecer abdominais mais firmes. Assim, os abdominais de um lado podem ser vistos mais separados e os do outro lado mais uniformes, sendo ambos os casos totalmente naturais.

Meu abdômen é torto: causas - Abdômen torto pelos tendões

Abdômen torto pela gordura abdominal

Muitas pessoas buscam ter um abdômen perfeito, ou seja, aqueles abdominais bem definidos e totalmente simétricos em ambos os lados. Logo após começar a se exercitar, as pessoas podem ir notando como seu corpo vai sendo tonificado, podendo perceber que seus abdominais são irregulares. Contudo, embora isto possa ser verdade para as pessoas com predisposição genética a ter abdominais irregulares, na maioria dos casos, quando o abdômen começa a ser tonificado, esta assimetria costuma ocorrer devido a presença de gordura que ainda não foi queimada.

Portanto, conforme vai sendo reduzido o nível de gordura, será possível observar como o reto abdominal realmente é, sendo que inicialmente pode apresentar 2 pares de abdominais e, ao ficar mais tonificado, você pode descobrir que é composto por 3 pares ou até mesmo 4 pares em algumas pessoas. O tempo preciso para corrigir abdômen torto dependerá da:

  • Porcentagem de gordura que se tem.
  • Capacidade para aumentar a massa muscular.
  • Rotina de exercícios que é seguida.
  • Constância para conseguir um abdômen marcado.

Tipos de exercícios e atividades diárias que trincar o abdômen

Outra resposta para a dúvida "por que meu abdômen é torto?"é a realização de certos movimentos por um tempo prolongado e de forma frequente. Estas repetições podem alterar a forma e dimensão dos músculos no abdômen, não somente os do reto abdominal, lhe dando uma aparência assimétrica. Isto ocorre porque o corpo busca uma forma de fortalecer as partes do músculo que são necessárias para realizar as atividades da melhor forma, ou seja, se adapta ao estilo de vida.

Por exemplo, os exercícios constantes de rotação, como lançar uma bola de beisebol, podem definir o torso com uma leve inclinação, ou fazer com que os músculos pareçam um pouco na diagonal ou tortos porque são desenvolvidos mais de um lado do que do outro. Contudo, não acontece apenas ao se exercitar, é uma situação que também pode se apresentar em alguns trabalhos onde são realizados movimentos repetitivos e constantes, como nos trabalhadores da construção civil.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu abdômen é torto: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Referências
  1. Fucci, S. Benigni, M. Fornasari, V. Biomecánica del aparato locomotor aplicado al acondicionamiento muscular. Universidad de Granada. Disponível em: https://www.ugr.es/~dlcruz/musculos/musculos/recto%20del%20abdomen.htm

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Meu abdômen é torto: causas
1 de 2
Meu abdômen é torto: causas

Voltar ao topo da página