Por que tenho necessidade de respirar fundo toda hora?
A respiração é feita de forma inconsciente e por isso muitas pessoas sentem que se trata de uma atividade que pode ser feita sem esforço. Quando uma pessoa percebe que precisa respirar profundamente a cada momento, ela pode ficar preocupada e até mesmo sentir ansiedade. A primeira ação também é um indicativo de que existe uma dificuldade para respirar e este é um sintoma associado a diferentes condições, principalmente, cardíacas e pulmonares.
Continue lendo este artigo do ONsalus no qual te respondemos em detalhes a pergunta "Por que tenho necessidade de respirar fundo toda hora?".
O que é a dificuldade para respirar
A dificuldade para respirar ou falta de ar provoca uma sensação de incômodo, com a pessoa sentindo a necessidade de respirar fundo toda hora. Esta alteração também é conhecida como dispneia, sendo que algumas pessoas podem sentir-se dispneicas.
A dispneia pode surgir ao realizar uma atividade leve, como subir e descer escadas, sem que a pessoa necessariamente tenha alguma doença.
Por que tenho necessidade de respirar fundo toda hora?
As causas mais comuns que podem fazer com que você sinta a necessidade de respirar fundo toda hora, são:
Febre
No momento em que o corpo fica muito quente, o metabolismo fica mais exigente e precisa de mais oxigênio. As pessoas com febre podem sentir a necessidade de respirar fundo muitas vezes se estão fazendo uma atividade física exaustiva. Isto também pode acontecer se você está em um clima quente.
Desidratação
A desidratação pode causar mudanças na respiração. Quando o corpo não possui líquido suficiente, o corpo não pode fornecer energia às células. Por este motivo, você pode sentir a necessidade de respirar profundamente a cada momento enquanto está nesta situação.
Infecção
As infecções no sistema respiratório podem causar dificuldade para respirar, fazendo com que sinta a necessidade de respirar fundo vez ou outra. Entre elas, encontramos algumas condições leves como:
- Resfriado comum.
- Influenza (gripe).
- Desconforto pelo frio.
- Infecções nos seios paranasais.
Também infecções muito mais graves como:
- Bronquite.
- Pneumonia.
Podem vir acompanhadas de febre alta por alguns dias e causar dificuldade para respirar.
Problemas cardiovasculares
A saúde cardiovascular pode ser afetada e um de seus principais sintomas é a dificuldade para respirar. Ela surge quando o coração não pode bombear sangue suficiente com alto conteúdo de oxigênio aos músculos ou demais órgãos.
Quando isto acontece, o corpo pode reagir provocando uma respiração rápida, fazendo com que se sinta a necessidade de respirar fundo toda hora.
Uma das causas mais frequentes a nível cardiovascular capaz de gerar problemas ao inalar é a insuficiência cardíaca, a qual surge no momento que o coração não satisfaz a exigência de oxigênio do corpo.
A insuficiência cardíaca pode surgir com o aparecimento de certos fatores:
- Pressão arterial muito elevada.
- Infecção no coração.
- Presença de um coágulo de sangue nos pulmões.
- Anemia severa.
- Gravidez.
- Septicemia.
- Apneia obstrutiva do sono.
- Dano no coração pelo consumo de álcool e drogas.
- Choque por perda de líquido ou sangue.
Doenças pulmonares
Algumas alterações pulmonares podem provocar dificuldade para respirar e fazer com que você sinta a necessidade de respirar profundamente. Entre estas doenças, estão:
- Infecção pulmonar.
- Doença pulmonar obstrutiva crônica.
- Embolia pulmonar.
- Câncer do pulmão.
Asma
Ocorre pela inflamação dos brônquios. Durante uma crise de asma você pode sentir a necessidade de respirar fundo toda hora. Isto pode acontecer em qualquer idade pelo estresse, esforço, contaminação ambiental, exposição a odores fortes, etc.
Obstrução do sistema respiratório
Uma obstrução das vias respiratórias pode causar dificuldade para respirar. A obstrução pode ser gerada pela aspiração de um corpo estranho, o que provoca uma asfixia ou bloqueio parcial das vias aéreas. Além da dispneia, podem surgir outros sintomas como:
- Febre.
- Tontura.
- Sensação de ronco no peito e na garganta.
- Ardência na garganta.
Ansiedade
A ansiedade é uma das causas que pode fazer com que você sinta a necessidade de respirar profundamente. Você perceberá porque sentirá:
- Frequência cardíaca rápida.
- Tontura.
- Desmaios.
Em alguns casos, os sintomas que a ansiedade provoca podem ser confundidos com os de um transtorno cardiovascular.
Alergias
Especialmente, as alergias de origem respiratória ou a inalação de substâncias como o pólen e o pó podem causar:
- Respiração forte.
- Coceira na pele.
- Olhos lacrimejados.
- Ardência na garganta.
Atividade física
Durante a prática de atividades físicas, os músculos e os órgãos precisam de mais oxigênio dos glóbulos vermelhos. Para que isto possa ser feito, é preciso que o coração bombeie mais sangue e que os pulmões forneçam mais oxigênio, o que provocará um aumento da frequência cardíaca e você terá dificuldade para respirar.
Sentir a necessidade de respirar profundamente depois de um esforço físico é natural e apenas significa que há oxigênio suficiente circulando pelo corpo.
Quando ir ao médico por causa de dificuldade para respirar
Se você sente a necessidade de respirar fundo toda hora acompanhado dos seguintes sintomas, você deve consultar um médico:
- Palpitações.
- Dor torácica.
- Alteração da consciência.
- Estado de confusão ou de agitação.
- Dificuldade para respirar em repouso.
O especialista, após avaliar a gravidade dos sintomas, decidirá quais exames precisará para realizar o diagnóstico e indicar o tratamento a ser seguido, dependendo da causa que esteja provocando a necessidade de respirar fundo.
Também te recomendamos o seguinte artigo em que falamos sobre os motivos para ter dificuldade de respirar à noite.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho necessidade de respirar fundo toda hora?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.
- García-Huidobro, D. “ME FALTA EL AIRE”: DISNEA, ENFRENTAMIENTO EN APS.
- Salazar, J. (2002). Síndrome de dificultad respiratoria aguda. Revista de la Sociedad Boliviana de Pediatría, 41(1), 18-23.