menu
Partilhar

Urticária ao calor: sintomas, tratamento e remédios caseiros

 
Por Magce Bonilla, Química. 28 novembro 2023
Urticária ao calor: sintomas, tratamento e remédios caseiros

As lesões cutâneas não são causadas apenas por reações alérgicas, mas também pela exposição frequente da pele a altas temperaturas, resultando em urticária em todo o corpo, conhecida como urticária colinérgica.

Essas lesões cutâneas, desenvolvidas pela exposição da pele a altas temperaturas, causam coceira, queimação e vermelhidão, mas, quando tratadas adequadamente, desaparecem rapidamente. Com a aproximação do verão, é importante prevenir essa condição ou, se você já sofre dela, estabelecer o tratamento adequado para enfrentá-la sem complicações. Continue lendo este artigo do ONsalus, no qual explicamos tudo relacionado à urticária ao calor, seus sintomas e tratamento, bem como os remédios caseiros que podem ajudar a curá-la.

Também lhe pode interessar: Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros

O que é urticária ao calor

A urticária ao calor, também conhecida como urticária colinérgica, é uma reação alérgica da pele que ocorre com a exposição prolongada ao sol ou em ambientes quentes que induzem à transpiração contínua devido ao efeito das altas temperaturas. Nesse sentido, as glândulas sudoríparas reagem ao calor quando a temperatura do corpo aumenta, fazendo com que o sistema imunológico libere histaminas e gerando uma sensação de coceira e desconforto na pele.

Essa alergia pode ser sofrida por qualquer pessoa e pode afetar clinicamente qualquer parte do corpo. Ela é rapidamente distinguida por lesões cutâneas ou pápulas, que geralmente são leves e geralmente desaparecem rapidamente.

Sintomas da urticária por calor

É provável que durante o verão, quando a temperatura ambiente chega a cerca de 40°C, as pessoas que se expõem ao sol ao caminhar, se exercitar ou ir à praia, entre outras coisas, possam desenvolver urticária ou vergões em áreas como pescoço, axilas, braços, costas e pernas. Além disso, podem ocorrer exaustão, dor de cabeça e desidratação.

A urticária ao calor geralmente se manifesta como vergões vermelhos de tamanho variável, causando vermelhidão, coceira e queimação. Há também outras queixas mais graves que podem se manifestar, como:

  • Inchaço: às vezes, os vergões podem ficar inflamados e causar uma sensação de queimação.
  • Dor de cabeça: a cefaleia aparece em pessoas que são hipersensíveis ao calor e ao suor e, em algumas circunstâncias, pode até causar tontura.
  • Diarreia: cólicas ou problemas estomacais não são muito comuns nessa reação alérgica, mas algumas pessoas podem sofrer com isso como efeito colateral.
  • Dificuldade para respirar: a sensação de chiado ou falta de ar dificulta a respiração. Esse é um sintoma muito sério que pode ocorrer especialmente em pessoas com asma ou qualquer patologia preexistente.
Urticária ao calor: sintomas, tratamento e remédios caseiros - Sintomas da urticária por calor

Tratamento da urticária por calor

A urticária ao calor, geralmente, pode ser tratada de maneira simples, basicamente o tratamento se concentra em:

  • Usar roupas leves que permitam a circulação de ar e não absorvam intensamente os raios solares.
  • Procurar espaços frescos, que ajudam a minimizar a temperatura corporal.
  • Tomar um banho de água fria para aliviar a coceira.
  • Beba água fria para resfriar o corpo.
  • Evite atividades físicas ao ar livre até que a erupção desapareça.

Normalmente, esse tratamento básico alivia a reação alérgica rapidamente, em cerca de 24 a 48 horas.

No entanto, ocasionalmente, a urticária pode manifestar certos sintomas delicados, que necessariamente exigem o uso de medicamentos específicos para combatê-los, principalmente quando há inchaço, dificuldade para respirar, febre e as urticárias não desaparecem, mas surgem em outras partes do corpo. Nesse caso, o tratamento é mais complexo e deve ser indicado e supervisionado pelo médico, pois é prescrito um protocolo farmacológico:

  • Cremes para a pele com corticosteroides, como a betametasona, para aliviar a inflamação causada pelo calor intenso.
  • Limpador esfoliante para desobstruir os dutos de suor e evitar que a erupção reapareça quando houver exposição ao sol.
  • Cremes hidratantes, contendo especificamente aloe vera ou calamina, para reduzir o inchaço e aliviar a dor.
  • Anti-histamínicos, como cetirizina ou loratadina, previamente prescritos pelo médico, para aliviar efetivamente o inchaço e a coceira.

Remédios caseiros para urticária causada pelo calor

Os sintomas da urticária desaparecem geralmente por conta própria, mas, em algumas circunstâncias, eles permanecem e se desenvolvem ao longo dos dias, razão pela qual é necessária uma avaliação médica imediata para indicar o tratamento farmacológico adequado para curar essa condição.

Existem alguns remédios caseiros que podem aliviar muitos desconfortos desse processo alérgico, especialmente a coceira e a inflamação. Aqui estão alguns deles:

  • Chá de camomila: compressas frias de chá de camomila são benéficas para resfriar a área e aliviar a coceira; por isso, é recomendável colocá-las sobre os vergões várias vezes ao dia.
  • Cúrcuma: essa especiaria é bem conhecida e usada por suas propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Nesses casos, geralmente se recomenda a ingestão de uma infusão de cúrcuma em pó dissolvida em meia xícara de água morna, com um toque de pimenta-do-reino e uma colher de chá de mel, uma vez ao dia.
  • Farinha de aveia: esse sólido natural também tem propriedades anti-inflamatórias e pode aliviar a coceira causada pela urticária. Para isso, encha uma banheira com água fresca e dissolva aproximadamente 250 gramas de farinha de aveia e, em seguida, deixe o corpo inteiro de molho por 20 minutos.
  • Aloe vera: essa planta é bem conhecida e frequentemente usada, principalmente em lesões de pele, pois é benéfica para curar feridas e acalmar queimaduras. Seu uso é muito simples, basta aplicar o cristal extraído do caule da aloe vera nas rosetas, até secar, três vezes ao dia.
  • Vinagre de maçã: esse produto caseiro tem propriedades que podem ajudar a aliviar a coceira e a inflamação causadas por essa alergia. Geralmente é sugerido quando a urticária está localizada em uma pequena área da pele. Nesse caso, é apropriado aplicar compressas de vinagre previamente diluído com água fresca na área afetada, duas ou três vezes ao dia.
  • Hamamélis: sua casca e folhas têm o benefício de minimizar a inflamação e o desconforto geral. Ela é colocada sobre a área afetada por curtos intervalos de tempo.

Embora os remédios caseiros possam ajudar a tratar essa condição, é importante aplicá-los sob orientação médica, pois há o risco de a urticária se tornar mais grave.

Urticária ao calor: sintomas, tratamento e remédios caseiros - Remédios caseiros para urticária causada pelo calor

Quanto tempo dura a urticária ao calor?

A urticária ao calor aparece 15 minutos após o estímulo térmico, permanece na pele por cerca de uma hora e depois desaparece. Entretanto, em situações específicas, as lesões podem durar mais horas e, no pior dos casos, dias.

Na urticária por calor físico, as pápulas geralmente surgem e desaparecem levemente, em uma hora ou menos, e podem ser visivelmente minimizadas. Ocasionalmente, elas podem desaparecer e reaparecer novamente ou durar mais de dois dias. Nesses casos, provavelmente há fatores intrínsecos no paciente que exacerbam a alergia.

É essencial estar atento ao desenvolvimento alérgico desencadeado para identificar claramente os sintomas e aliviá-los o mais rápido possível, tentando evitar complicações maiores, como angioedema ou problemas respiratórios.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Urticária ao calor: sintomas, tratamento e remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Feltes, R. y col (2010) Urticaria de contacto localizada por calor. [Documento en Línea].Disponible:https://www.medigraphic.com/pdfs/cutanea/mc-2010/mc105e.pdf
  • Manual MSD (2022). Ronchas (Urticarias). Documento en Línea]. Disponible: https://www.msdmanuals.com/es/hogar/trastornos-de-la-piel/prurito-y-dermatitis/ronchas-urticaria
  • Maurer, M. (2012). Urticaria Física. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.academia.edu/35574049/Physical_Urticaria

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Urticária ao calor: sintomas, tratamento e remédios caseiros
1 de 3
Urticária ao calor: sintomas, tratamento e remédios caseiros

Voltar ao topo da página